Depois de 49 corridas e 1133 dias de jejum, Alexander Rossi finalmente voltou a vencer na Fórmula Indy. Rossi, que vai trocar a Andretti pela McLaren na próxima temporada, se valeu de um problema mecânico de Colton Herta para assumir a liderança do GP de Indianápolis 2, disputado na tarde deste sábado (30).
O dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, subiu ao pódio na Indy pela primeira vez na carreira com o segundo lugar conquistado no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway. Will Power, da Penske, fechou o pódio, um resultado que o levou a assumir a liderança do campeonato.
Único brasileiro no grid, Helio Castroneves cruzou a linha de chegada apenas na 19ª posição.
A largada
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A largada para o GP de Indianápolis 2 viu Felix Rosenqvist conseguindo largar bem, mantendo a primeira posição. Entretanto, quem iniciou a prova de uma forma ainda melhor foi Josef Newgarden, que logo pulou de quinto para terceiro.
As corridas realizadas no circuito misto do IMS sempre trazem consigo algum tipo de confusão, e a prova realizada neste sábado não foi exceção à regra. Na ocasião, Pato O’Ward se complicou ao rodar depois de ser tocado por Will Power, que também perdeu posições no pelotão.
Logo no quarto giro surgiu a primeira bandeira amarela da corrida, quando Dalton Kellett rodou em disputa com Jimmie Johnson e deixou o carro morrer. Alguns pilotos aproveitaram para os primeiros pit-stops, como O’Ward e Power, que já estavam no fundo do pelotão por conta do incidente na largada.
Pagenaud abandona
The yellow flag is out at @IMS.@simonpagenaud ran out of fuel.
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Apesar de boas disputas na pista, a corrida seguiu sem paralisações até a janela das 30 voltas. Foi então que o carro de Simon Pagenaud apresentou problemas, obrigando o francês da Meyer Shank a abandonar a prova.
A bandeira verde para a relargada foi acionada na volta 40. Herta partiu bem e conseguiu se manter tranquilo em primeiro, e a maior parte das posições foram mantidas, com destaque para Scott Dixon, que ultrapassou Álex Palou para assumir o 13º lugar.
Herta dá adeus à prova
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Quando a corrida chegava à metade de sua duração, Colton Herta se deparou com um problema no motor e ficou lento na pista. A equipe pediu para Colton retornar aos boxes, e o jovem piloto o fez lentamente, mas acabou parando pouco tempo depois de entrar no pit-lane. A direção de prova não acionou a bandeira amarela, e os mecânicos do carro #26 empurraram Herta de volta.
Com o abandono de Herta, Rossi assumiu a liderança, seguido por Lundgaard. Power era terceiro, seguido por McLaughlin, Newgarden, VeeKay, Rahal, Dixon, Johnson e Palou.
Vitória de Rossi e fim do jejum
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Com o fim da prova se aproximando, Rossi aumentou ainda mais a vantagem para Lundgaard. A coisa parecia que poderia mudar de rumo quando o piloto da Andretti perdeu bastante tempo ao colocar uma volta em Dalton Kellett, deixando o dinamarquês se aproximar. No entanto, isso não foi suficiente para impedir a vitória do piloto que está de malas prontas para trabalhar com a McLaren em 2023.
A IndyCar retorna com suas atividades já no próximo fim de semana, com o GP de Nashville. A prova será realizada pela segunda vez no circuito temporário montado nas ruas da principal cidade do Tennessee. Até lá!
Fórmula Indy, GP de Indianápolis 2, Resultado Final:
1 | A ROSSI | Andretti | Honda | 01:48:39.182 |
---|---|---|---|---|
2 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | +3.544 |
3 | W POWER | Penske | Chevrolet | +14.848 |
4 | S MCLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +15.969 |
5 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +18.425 |
6 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +22.962 |
7 | G RAHAL | RLL | Honda | +23.354 |
8 | S DIXON | Ganassi | Honda | +23.613 |
9 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +24.465 |
10 | A PALOU | Ganassi | Honda | +27.640 |
11 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +35.077 |
12 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +43.064 |
13 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | +50.186 |
14 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | +51.920 |
15 | T SATO | Dale Coyne | Honda | +57.106 |
16 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | +59.052 |
17 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +1:00.131 |
18 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | +1:01.788 |
19 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +1:03.468 |
20 | J HARVEY | RLL | Honda | +1:04.599 |
21 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
22 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +1 volta |
23 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
24 | C HERTA | Andretti | Honda | NC |
25 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | NC |
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