Embora não faça mais parte do calendário, o Japão compartilha uma história com a Fórmula Indy. Os carros da categoria correram no oval de Motegi de 1998 a 2010, e quando o terremoto de Tohoku causou danos estruturais na pista, o evento foi remanejado para o circuito misto do mesmo autódromo em 2011. No entanto, essa foi a última vez que a categoria correu em solo japonês, apesar da Honda ser um dos pilares da IndyCar nos últimos 25 anos.
Oval de Motegi é o único de seu tipo usado para corridas no Japão. (Foto: Phillip Abbott / LAT Photographic) |
Ao site Motorsport, o presidente da Penske Entertainment Corp., Mark Miles, chegou a dizer que durante muito tempo a ausência de discussões voltadas para corridas no Japão esteve ligada a fatores como as condições estruturais da pista de Motegi e o foco estratégico da Indy para eventos apenas na América do Norte.
Por outro lado, Álex Palou, que chegou a terminar em terceiro no campeonato da Super Fórmula do Japão, disse que adoraria que as corridas da Indy se aventurassem no Japão mais uma vez.
“Tive uma ótima experiência no Japão e algumas vezes sinto falta da atmosfera dos fãs de lá. Tive meus melhores momentos aqui e sempre quis morar nos Estados Unidos, então não trocaria um pelo outro. Mas tive muitas experiências legais no Japão, e algum dia gostaria que a Indy retornasse para lá, pois aí teria o melhor dos dois mundos, certo?”, disse o piloto da Ganassi ao Motorsport.
De acordo com Palou, é interessante analisar que uma volta da Indy ao Japão faria bastante sentido por conta da Honda, montadora que tem sido um dos pilares da categoria e que é, de fato, a dona do circuito de Motegi. Além disso, Takuma Sato, piloto da Dale Coyne que é bicampeão da Indy 500, também poderia atrair muitos fãs japoneses para o evento.
“Seria incrível, e acho que faria sentido. Já fizemos isso antes, temos um fabricante japonês e também temos o Takuma por aqui, que é duas vezes vencedor da Indy 500. Precisamos tirar proveito de coisas assim, o mesmo vale para ir para o México, com o Pato que está forte e em uma boa equipe. Acho que isso seria incrivelmente divertido também”, completou o atual campeão da Indy.
Apesar do desejo de Palou (e de muitos fãs da Indy), um retorno da categoria ao país asiático ainda é um sonho distante. Nos últimos anos, a Indy tem adotado uma estratégia de focar no mercado norte-americano, o que aparentemente não parece que vai mudar tão cedo.
Ao longo de todas as 14 provas disputadas no circuito de Motegi, Adrian Fernández, Dan Wheldon, Hélio Castroneves e Scott Dixon se consagraram como os maiores vencedores, com duas vitórias para cada. Um outro fato interessante é que Danica Patrick conquistou sua única vitória na categoria neste circuito, mais especificamente na corrida realizada em 2008.
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