Não há dúvidas que a Indy 500 é um evento altamente imprevisível, e a 106ª edição das 500 Milhas realizada neste domingo (29) corroborou isso. O sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, surpreendeu a muitos ao vencer a corrida com méritos, sobrevivendo até mesmo a uma relargada tensa depois do acionamento da bandeira vermelha nas voltas finais.
Ericsson comemorando sua vitória. O último triunfo de um sueco na Indy 500 havia sido a de Kenny Bräck em 1999. (Foto: IndyCar) |
Pole-position da prova, Scott Dixon teve um domingo traumático. Mesmo sendo o piloto que mais liderou voltas, ele finalizou apenas em 21º depois de ser punido a pagar um drive-through por exceder o limite de velocidade no pitlane.
Quanto aos brasileiros, Tony Kanaan ficou na terceira posição e chegou a estar na disputa pela vitória nas voltas finais. Já Hélio Castroneves fez uma grande corrida de recuperação e recebeu a bandeira quadriculada em 7º depois de ter iniciado a prova do 27º posto.
A largada
RETWEET if you’re watching the #Indy500!@IndyCar's biggest race of the year is underway.
— #Indy500 on NBC (@IndyCaronNBC) May 29, 2022
📺: NBC and @peacockTV
💻: https://t.co/lj9SLaFEFK pic.twitter.com/da01y82KyO
A bandeira verde para as 500 Milhas de Indianápolis viu Dixon partindo bem e tentando se defender de Palou. Entretanto, o piloto neozelandês acabou perdendo a liderança ainda na primeira volta na reta oposta.
Por se tratar de uma corrida de 200 voltas, os pilotos não ousaram se arriscar nas primeiras voltas e a prova se manteve num ritmo morno até o 30º giro de corrida, quando foi aberta a rodada de pit-stop dos líderes.
VeeKay causa a primeira bandeira amarela
Front row starter @RinusVeekay is out of the #Indy500 following a collision with the wall in turn 2.
— #Indy500 on NBC (@IndyCaronNBC) May 29, 2022
(via @IndyCar)
📺 @nbc and @peacockTV pic.twitter.com/EDPWiQausT
Foi na volta 39 que a primeira bandeira amarela surgiu após forte pancada de Rinus VeeKay, da Carpenter. O holandês era o segundo colocado da corrida e dava indícios de que poderia brigar seriamente pela vitória, mas traseirou na saída da curva 2 e atingiu o muro com força.
Por conta da bandeira amarela para a limpeza da pista, Christian Lundgaard, Kyle Kirkwood, Will Power, Dalton Kellett e Stefan Wilson optaram por parar de novo durante o intervalo.
Ilott vai para o muro
Callum Ilott's first #Indy500 came to an early end following this incident.
— #Indy500 on NBC (@IndyCaronNBC) May 29, 2022
📺: NBC and @peacockTV pic.twitter.com/1CcDoaZPVr
Então líder da prova, Dixon abriu a segunda rodada de pit-stop dos líderes na volta 69. Nesse momento, a bandeira amarela surgiu de novo, agora na conta de Callum Ilott. O inglês da Juncos rodou sozinho, tal como VeeKay, e bateu forte no muro.
Curiosamente, Palou precisou sair dos boxes sem parar por conta da entrada do pace-car, mas retornou na volta seguinte com a iminência de pane seca, sofrendo uma punição e precisando relargar de último.
O batismo de Grosjean
Romain Grosjean's #Indy500 comes to an end as the rear end steps out on him exiting turn 2.
— #Indy500 on NBC (@IndyCaronNBC) May 29, 2022
He has been seen and cleared from the Emergency Medical Center.
📺: NBC and @peacockTV pic.twitter.com/RoWUj6W4pa
No início de mais um ciclo de pit-stops, Romain Grosjean bateu pela primeira vez no muro do Indianapolis Motor Speedway, causando a amarela na volta 107. Vale mencionar que o francês da Andretti atingiu o muro na curva 2, no mesmo trecho de VeeKay e Ilott.
Os boxes foram abertos para o restante do pelotão. A nova ordem dos carros tinha Daly na liderança, seguido por Dixon, O’Ward, Ferrucci, Rosenqvist, Carpenter, Kanaan, Ericsson, Sato e Pagenaud.
Dixon é punido
Scott Dixon locks up on his way into the pits and gets a pit lane speeding violation. #indy500
— #Indy500 on NBC (@IndyCaronNBC) May 29, 2022
📺: NBC and @peacockTV pic.twitter.com/gBpP6XiG1Y
Com pouco mais de 25 voltas para o fim da corrida, Dixon dava sinais de que era possivelmente o grande favorito para a vitória. Porém, como os fãs da Indy já sabem, o neozelandês da Ganassi não costuma ter muita sorte “na hora do vamos ver” nas 500 Milhas, e a prova deste fim de semana não foi exceção.
Dixon levou uma punição por excesso de velocidade nos boxes, cumprindo um drive-through e praticamente dando adeus a qualquer chance de triunfo na Indy 500 de 2022.
Bandeira vermelha e drama no fim
RED FLAG after the @JimmieJohnson crash. It will be a 4 lap shootout for the #Indy500 @IMS @840WHAS @FoxSports1260 @790KRD @q95 pic.twitter.com/1G3WIzDnYv
— Will Clark (@WClark840WHAS) May 29, 2022
Após uma sequência de ótimos trabalhos da Ganassi nos pits, Ericsson surgiu nas voltas finais como o grande favorito à vitória, pois tinha forte vantagem sobre O’Ward, o então segundo colocado.
Tudo parecia encaminhado para Ericsson, até que Jimmie Johnson, que vinha em 23º, bateu na volta 194 e gerou uma nova bandeira amarela. Quando os carros entraram no 197º giro, a corrida acabou sendo interrompida por bandeira vermelha pela direção de prova, colocando em dúvidas o triunfo de Ericsson no IMS.
Vitória de Ericsson
RETWEET to congratulate @Ericsson_Marcus on winning the #indy500! pic.twitter.com/6eJt9Dk3VT
— #Indy500 on NBC (@IndyCaronNBC) May 29, 2022
A relargada aconteceu com duas voltas para o fim, com Ericsson segurou a ponta através de uma sequência de ziguezagues na pista. Pato tentou a ultrapassagem na curva 1 na última volta, mas sem sucesso. Foi então que uma última batida, agora com Sage Karam, deflagrou mais uma amarela e consagrou de uma vez por todas a vitória de Marcus Ericsson.
A Fórmula Indy agora retorna com suas atividades já no próximo fim de semana com o GP de Detroit. Até lá!
Fórmula Indy, 106ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, Resultado Final:
1 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | 02:51:00.643 |
---|---|---|---|---|
2 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +1.792 |
3 | T KANAAN | Ganassi | Honda | +3.517 |
4 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +4.126 |
5 | A ROSSI | Andretti | Honda | +4.980 |
6 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +5.079 |
7 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +6.561 |
8 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | +7.093 |
9 | A PALOU | Ganassi | Honda | +8.244 |
10 | S FERRUCCI | DRR | Chevrolet | +9.832 |
11 | JP MONTOYA | McLaren | Chevrolet | +10.764 |
12 | JR HILDEBRAND | Foyt | Chevrolet | +11.655 |
13 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +11.827 |
14 | G RAHAL | RLL | Honda | +12.425 |
15 | W POWER | Penske | Chevrolet | +13.303 |
16 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | +13.628 |
17 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | +14.586 |
18 | E CARPENTER | Carpenter | Chevrolet | +15.560 |
19 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | +15.821 |
20 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | +16.330 |
21 | S DIXON | Ganassi | Honda | +18.123 |
22 | M ANDRETTI | Andretti | Honda | +25.200 |
23 | S KARAM | DRR | Chevrolet | NC |
24 | J HARVEY | RLL | Honda | +1 volta |
25 | T SATO | Dale Coyne | Honda | +1 volta |
26 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +2 voltas |
27 | S WILSON | DragonSpeed | Chevrolet | +2 voltas |
28 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | NC |
29 | S MCLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | NC |
30 | C HERTA | Andretti | Honda | NC |
31 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | NC |
32 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | NC |
33 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | NC |
A corrida foi demais.
ResponderExcluir