Após uma corrida completamente imprevisível por conta da chuva, Colton Herta conseguiu sobreviver em meio às adversidades e faturar o GP de Indianápolis da Indy, disputado no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway neste sábado (14). O piloto da Andretti largou da 14ª colocação, mas soube acertar o momento de ir aos boxes quando a chuva apertou na reta final.
Hertinha conseguiu sobreviver ao caos desse sábado. (Foto: INDYCAR) |
Um outro piloto que mereceu destaque foi Simon Pagenaud, que largou da 20ª posição e cruzou a linha de chegada em 2º. Will Power, que largou na pole, ainda conseguiu salvar um pódio ao finalizar em terceiro com a Penske, o que o fez assumir a liderança do campeonato.
Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, recebeu a bandeira quadriculada na 14ª posição. Através das estratégias, Helinho chegou a fazer uma boa corrida de recuperação e alcançou o top-10 nas voltas finais, mas não conseguiu manter o ritmo.
A largada
RETWEET if you're watching @INDYCAR!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 14, 2022
They're racing in the rain at @IMS!
📺 : @NBC and @PeacockTV
💻 : https://t.co/SnuLkNcXKc pic.twitter.com/AkySfs72lD
A bandeira verde para o GP de Indianápolis ocorreu com um atraso de 40 minutos por conta do mau tempo acompanhado de raios na região. Power, Palou e Newgarden mantiveram as respectivas posições após largarem com bastante cautela, mas o espanhol assumiu a ponta. Na penúltima curva, O’Ward passou Palou para assumir a liderança ainda no primeiro giro de corrida
Três voltas depois, boa parte do pelotão foi aos boxes para colocar pneus de pista seca, já que todos tinham iniciado a prova com pneus de chuva por questões de segurança. Em melhor ritmo com pneus de pista seca, Herta logo veio a conseguir assumir a ponta.
Newgarden é tocado e roda na pista
Josef Newgarden's day ends early at @IMS.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 14, 2022
Contact with Alexander Rossi and Jack Harvey sends the two-time winner this year for a spin. #INDYCAR
📺 : @NBC and @PeacockTV pic.twitter.com/Ag8ZWFjgZD
Desde o início, a prova dava sinais de que veríamos muitas confusões na pista, e isso realmente se concretizou. Tentando evitar perder mais posições depois de ser ultrapassado por Takuma Sato, Newgarden sofreu um toque de Jack Harvey e rodou. Com pneu furado, não conseguiu nem sequer levar o carro de volta aos boxes por sentir mais danos.
Antes disso, na volta 6, a primeira amarela da corrida já havia sido acionada após Álex Palou escapar e rodar. Depois, foi a vez de Devlin Defrancesco acertar Rinus Veekay, que havia rodado após dar um passeio na grama durante uma disputa com Callum Ilot.
Pilotos da McLaren se envolvem em confusão
Slick tires and rain do not mix!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 14, 2022
Patricio O'Ward goes around and collects his teammate Felix Rosenqvist! #INDYCAR
📺 : @NBC and @PeacockTV pic.twitter.com/hxIluYfv5D
Em meio ao vai e vem da chuva no IMS, a bandeira amarela apareceu novamente. Ea foi acionada na volta 36 por conta de Dalton Kellett, que perdeu o controle sozinho da Foyt e parou na grama. No entanto, algo ainda mais curioso estava por vir logo a seguir.
Durante a relargada na volta 42, Marcus Ericsson comandou o pelotão na liderança com bastante cautela, pois no paddock pairava a possibilidade da corrida ser encerrada nas voltas seguintes, caso a chuva piorasse. Foi então que O’Ward tentou um mergulho na curva 1 para ultrapassar o companheiro de equipe Rosenqvist, mas acabou rodando para evitar toque com Herta e foi atingido pelo sueco, causando nova entrada do pace-car. Ao mesmo tempo, Sato rodou sozinho com seus pneus de pista seca.
Grosjean também dá os seus giros na pista
Romain Grosjean SPINS!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 14, 2022
"What an idiot!" - Grosjean
He's not happy with Jack Harvey. #INDYCAR pic.twitter.com/6uR3Z9q1iN
Na volta 51, enquanto disputava o terceiro lugar, Grosjean ousou demais e acabou tocado por Harvey e rodou. Quem se sobressaiu na confusão foi Pagenaud, pulando para o posto de pódio.
Na marca de 63 voltas, o cronômetro já apontava 20 minutos restantes para as duas horas de corrida, que resultariam em bandeira quadriculada. Ou seja, a corrida já havia tido tantas paralisações que teria de ser encerrada a base do tempo.
Mclaughlin roda ainda sob bandeira amarela
Scott McLaughlin SPINS under caution!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 14, 2022
That'll give Patricio O'Ward the lead! #INDYCAR
📺 : @NBC and @PeacockTV pic.twitter.com/h5YtVDQDwK
Faltando pouco mais de 17 minutos para o fim da corrida, quando a prova se preparava para o reinício depois de mais uma paralização, o então líder Scott McLaughlin rodou sozinho, o que era um tanto previsível, visto que ele era um dos três pilotos do grid que ainda ousavam usar pneus slicks.
O pace-car seguiu na pista e O’Ward também perdeu posições ao rodar com os pneus de pista seca. A relargada aconteceu com menos de 7 minutos para o fim, com Herta disparando na frente.
Vitória de Herta no misto do IMS
RETWEET to congratulate @ColtonHerta on his WIN at @IMS! #INDYCAR // #INDYGP pic.twitter.com/CkVRmLbKDU
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 14, 2022
Nos giros finais, Herta abriu uma grande vantagem sobre Pagenaud e qualquer chance de tirar a vitória das mãos do americano foi encerrada após uma pancada de Juan Pablo Montoya, que abandonou e trouxe o safety car para a pista mais uma vez, agora até a bandeira quadriculada.
A IndyCar agora retorna suas atenções para a semana de treinos livres e classificação das 500 Milhas de Indianápolis. Você vai poder acompanhar os resultados das sessões aqui no Indy Center Brasil. Até breve!
Fórmula Indy, GP de Indianápolis, Resultado Final:
1 | C HERTA | Andretti | Honda | 02:01:56.327 |
---|---|---|---|---|
2 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | +3.098 |
3 | W POWER | Penske | Chevrolet | +7.153 |
4 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +7.819 |
5 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +9.653 |
6 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +11.094 |
7 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | +11.481 |
8 | T SATO | Dale Coyne | Honda | +11.510 |
9 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | +11.804 |
10 | S DIXON | Ganassi | Honda | +13.991 |
11 | A ROSSI | Andretti | Honda | +16.730 |
12 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | +17.981 |
13 | J HARVEY | RLL | Honda | +19.574 |
14 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +24.488 |
15 | T CALDERÓN | Foyt | Chevrolet | +31.925 |
16 | G RAHAL | RLL | Honda | +41.803 |
17 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +45.958 |
18 | S MCLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +53.198 |
19 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | +1 volta |
20 | A PALOU | Ganassi | Honda | +1 volta |
21 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | +2 voltas |
22 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +2 voltas |
23 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +2 voltas |
24 | JP MONTOYA | McLaren | Chevrolet | NC |
25 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +15 voltas |
26 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | NC |
27 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário