Josef Newgarden venceu o GP de Long Beach da Indy, disputado neste domingo (10). O americano da Penske segurou a pressão do francês Romain Grosjean, da Andretti, nas voltas finais e saiu com a sua segunda vitória consecutiva na temporada 2022, assumindo a liderança do campeonato.


Newgarden celebra sua segunda vitória consecutiva na temporada. (Foto: Team Penske)


Newgarden fez bom proveito do excelente trabalho da Penske nas paradas nos boxes para dar dois pulos sobre os adversários, um sobre Colton Herta e outro sobre Álex Palou. 


Grosjean, que largou na sexta colocação, chegou a se colocar como um forte candidato à vitória na reta final depois de alcançar o segundo lugar, mas não conseguiu transformar a pressão em resultado. Palou, com a Ganassi, fechou o pódio.


Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, finalizou a prova no top-10 pela primeira vez em 2022 ao cruzar a linha de chegada na nona posição após largar em 14º.


A largada



Assim que a bandeira verde foi acionada em Long Beach, Herta largou muito bem e manteve a primeira posição sem problemas. Newgarden sofreu ataques de Palou, mas conseguiu manter o segundo lugar.


Mais atrás, Marcus Ericsson aplicou manobra em Grosjean e subiu para sexto, enquanto Castroneves deixou Rahal para trás e subiu para 13º.


Kellett provoca a primeira bandeira amarela



A primeira bandeira amarela da corrida surgiu apenas alguns minutos depois da largada. Na ocasião, a Foyt de Dalton Kellett passou reto na curva 1 e bateu forte na barreira de pneus. Visando uma estratégia alternativa, pilotos do fundo do grid, como Jimmie Johnson, Devlin DeFrancesco e Tatiana Calderón aproveitaram para os primeiros pit-stops do dia.


Depois do reinício na volta 10, a prova seguiu em banho-maria, com exceção de alguns pilotos que se atrapalhavam no harpin da última curva do circuito. Com isso, as estratégias nos boxes passaram a ser ainda mais importantes na briga por posições. Na volta 30, Colton Herta, o então líder da prova Herta, se complicou com o trabalho lento dos mecânicos da Andretti e saiu atrás de Palou e de Newgarden, que parou na 31.


McLaughlin se enrosca no harpin



Líder do campeonato até então, Scott McLaughlin tocou na parte interna do muro do harpin quando ocupava o sexto lugar e rodou sozinho, perdendo bastante terreno. No mesmo trecho, Devlin DeFrancesco bateu sozinho e recolheu aos boxes.


Com metade da prova em Long Beach, o top-3 era formado por Palou, Newgarden e Herta, o que era uma péssima notícia para McLaughlin, que via sua liderança ruir rapidamente.


Herta abandona



A corrida tomou um rumo inesperado quando Herta, que vinha em segundo, perdeu o controle do seu carro ao travar as rodas, estampando o muro da curva 9 na volta 57. Por conseguir recolher e tirar o carro da pista, a bandeira amarela não veio, mas o americano acabou abandonando.


Newgarden aproveitou a confusão e realizou o pit-stop, voltando ao primeiro lugar, mas com Palou muito próximo. O espanhol, com pneus mais aquecidos, tentou atacar, mas viu excelente defesa do bicampeão da Penske.


Pagenaud decide admirar o jardim da fonte



Na volta 60, veio a segunda amarela do dia, desta vez bem mais “inusitada” que a primeira. Simon Pagenaud, então em 15º, tentou movimento ousado sobre Takuma Sato na curva da fonte e acabou rodando após toque, tirando o carro da frente de Rinus VeeKay e Scott McLaughlin, que vinham logo atrás.


Com 10 voltas para o fim, surgiu mais uma amarela, agora causada por Jimmie Johnson, que rodou na curva 8 e parou na barreira de pneus. Em meio à confusão, David Malukas, da Dale Coyne, foi pego de surpresa e também acabou batendo.


Newgarden consegue se livrar das investidas de Grosjean e sacramenta a vitória



A relargada veio com 4 voltas para o fim da corrida, com Grosjean saindo colado em Newgarden e tentando a ultrapassagem por fora, mas sem sucesso. O final da prova ainda forneceu tempo para Takuma Sato sofrer um acidente na penúltima volta e gerar uma última bandeira amarela, que confirmou a vitória de Josef.


Agora, a Indy faz uma pausa de três semanas e retoma as atividades no dia 1º de maio para a corrida no sinuoso circuito do Barber Motorsports Park, no Alabama. Até lá!


Fórmula Indy, GP de Long Beach, Resultado Final:


1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 01:46:48.010
2 R GROSJEAN Andretti Honda +1.286
3 A PALOU Ganassi Honda +1.759
4 W POWER Penske Chevrolet +2.965
5 P O’WARD McLaren Chevrolet +3.712
6 S DIXON Ganassi Honda +5.060
7 G RAHAL RLL Honda +5.393
8 A ROSSI Andretti Honda +7.308
9 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda +8.952
10 K KIRKWOOD Foyt Chevrolet +12.863
11 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet +14.293
12 C DALY Carpenter Chevrolet +15.217
13 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +16.246
14 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +17.929
15 J HARVEY RLL Honda +18.780
16 T CALDERÓN Foyt Chevrolet +1 volta
17 T SATO Dale Coyne Honda NC
18 C LUNDGAARD RLL Honda +2 voltas
19 S PAGENAUD Meyer Shank Honda +4 voltas
20 J JOHNSON Ganassi Honda NC
21 D MALUKAS Dale Coyne Honda NC
22 M ERICSSON Ganassi Honda NC
23 C HERTA Andretti Honda NC
24 C ILOTT Juncos Chevrolet NC
25 D DEFRANCESCO Andretti Honda NC
26 D KELLETT Foyt Chevrolet NC


Nenhum comentário:

Postar um comentário