Josef Newgarden venceu o GP de Long Beach da Indy, disputado neste domingo (10). O americano da Penske segurou a pressão do francês Romain Grosjean, da Andretti, nas voltas finais e saiu com a sua segunda vitória consecutiva na temporada 2022, assumindo a liderança do campeonato.
Newgarden celebra sua segunda vitória consecutiva na temporada. (Foto: Team Penske) |
Newgarden fez bom proveito do excelente trabalho da Penske nas paradas nos boxes para dar dois pulos sobre os adversários, um sobre Colton Herta e outro sobre Álex Palou.
Grosjean, que largou na sexta colocação, chegou a se colocar como um forte candidato à vitória na reta final depois de alcançar o segundo lugar, mas não conseguiu transformar a pressão em resultado. Palou, com a Ganassi, fechou o pódio.
Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, finalizou a prova no top-10 pela primeira vez em 2022 ao cruzar a linha de chegada na nona posição após largar em 14º.
A largada
RETWEET if you're watching @IndyCar at the @GPLongBeach circuit!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 10, 2022
📺 : @nbc and @peacockTV
💻 : https://t.co/Ye0amodotG pic.twitter.com/Wx3gQ7wani
Assim que a bandeira verde foi acionada em Long Beach, Herta largou muito bem e manteve a primeira posição sem problemas. Newgarden sofreu ataques de Palou, mas conseguiu manter o segundo lugar.
Mais atrás, Marcus Ericsson aplicou manobra em Grosjean e subiu para sexto, enquanto Castroneves deixou Rahal para trás e subiu para 13º.
Kellett provoca a primeira bandeira amarela
Dalton Kellett's day ended within the first 10 laps.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 10, 2022
His crash brought out the first full-course yellow of the afternoon.#INDYCAR // #GPLongBeach
📺 : @nbc and @peacockTV pic.twitter.com/LXvoTFkgud
A primeira bandeira amarela da corrida surgiu apenas alguns minutos depois da largada. Na ocasião, a Foyt de Dalton Kellett passou reto na curva 1 e bateu forte na barreira de pneus. Visando uma estratégia alternativa, pilotos do fundo do grid, como Jimmie Johnson, Devlin DeFrancesco e Tatiana Calderón aproveitaram para os primeiros pit-stops do dia.
Depois do reinício na volta 10, a prova seguiu em banho-maria, com exceção de alguns pilotos que se atrapalhavam no harpin da última curva do circuito. Com isso, as estratégias nos boxes passaram a ser ainda mais importantes na briga por posições. Na volta 30, Colton Herta, o então líder da prova Herta, se complicou com o trabalho lento dos mecânicos da Andretti e saiu atrás de Palou e de Newgarden, que parou na 31.
McLaughlin se enrosca no harpin
Trouble for the championship leader.@smclaughlin93 loses several positions after this contact in the hairpin.#INDYCAR // #AGPLB
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) April 10, 2022
WATCH LIVE:
📺: NBC
🦚: @PeacockTV - https://t.co/eI23rgv5zD
📱: INDYCAR APP - https://t.co/vyuISIyifv pic.twitter.com/abvvszk2F6
Líder do campeonato até então, Scott McLaughlin tocou na parte interna do muro do harpin quando ocupava o sexto lugar e rodou sozinho, perdendo bastante terreno. No mesmo trecho, Devlin DeFrancesco bateu sozinho e recolheu aos boxes.
Com metade da prova em Long Beach, o top-3 era formado por Palou, Newgarden e Herta, o que era uma péssima notícia para McLaughlin, que via sua liderança ruir rapidamente.
Herta abandona
Déjà vu all over again.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 10, 2022
Before the FCY, Colton Herta crashed trying to get back toward the front.#INDYCAR // #GPLongBeach
📺 : @nbc and @peacockTV pic.twitter.com/5cSQ8UGYtS
A corrida tomou um rumo inesperado quando Herta, que vinha em segundo, perdeu o controle do seu carro ao travar as rodas, estampando o muro da curva 9 na volta 57. Por conseguir recolher e tirar o carro da pista, a bandeira amarela não veio, mas o americano acabou abandonando.
Newgarden aproveitou a confusão e realizou o pit-stop, voltando ao primeiro lugar, mas com Palou muito próximo. O espanhol, com pneus mais aquecidos, tentou atacar, mas viu excelente defesa do bicampeão da Penske.
Pagenaud decide admirar o jardim da fonte
You can't park there, Sir.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 10, 2022
Simon Pagenaud brings out the full-course yellow at Long Beach by the Dolphin Fountain. #INDYCAR // #GPLongBeach
📺 : @nbc and @peacockTV pic.twitter.com/y16IEiMRF6
Na volta 60, veio a segunda amarela do dia, desta vez bem mais “inusitada” que a primeira. Simon Pagenaud, então em 15º, tentou movimento ousado sobre Takuma Sato na curva da fonte e acabou rodando após toque, tirando o carro da frente de Rinus VeeKay e Scott McLaughlin, que vinham logo atrás.
Com 10 voltas para o fim, surgiu mais uma amarela, agora causada por Jimmie Johnson, que rodou na curva 8 e parou na barreira de pneus. Em meio à confusão, David Malukas, da Dale Coyne, foi pego de surpresa e também acabou batendo.
Newgarden consegue se livrar das investidas de Grosjean e sacramenta a vitória
RETWEET to congratulate @josefnewgarden!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 10, 2022
He is a @GPLongBeach WINNER! #INDYCAR pic.twitter.com/vpSpv1H5rG
A relargada veio com 4 voltas para o fim da corrida, com Grosjean saindo colado em Newgarden e tentando a ultrapassagem por fora, mas sem sucesso. O final da prova ainda forneceu tempo para Takuma Sato sofrer um acidente na penúltima volta e gerar uma última bandeira amarela, que confirmou a vitória de Josef.
Agora, a Indy faz uma pausa de três semanas e retoma as atividades no dia 1º de maio para a corrida no sinuoso circuito do Barber Motorsports Park, no Alabama. Até lá!
Fórmula Indy, GP de Long Beach, Resultado Final:
1 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | 01:46:48.010 |
---|---|---|---|---|
2 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | +1.286 |
3 | A PALOU | Ganassi | Honda | +1.759 |
4 | W POWER | Penske | Chevrolet | +2.965 |
5 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +3.712 |
6 | S DIXON | Ganassi | Honda | +5.060 |
7 | G RAHAL | RLL | Honda | +5.393 |
8 | A ROSSI | Andretti | Honda | +7.308 |
9 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +8.952 |
10 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | +12.863 |
11 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +14.293 |
12 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +15.217 |
13 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +16.246 |
14 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +17.929 |
15 | J HARVEY | RLL | Honda | +18.780 |
16 | T CALDERÓN | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
17 | T SATO | Dale Coyne | Honda | NC |
18 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | +2 voltas |
19 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | +4 voltas |
20 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | NC |
21 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | NC |
22 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | NC |
23 | C HERTA | Andretti | Honda | NC |
24 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | NC |
25 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | NC |
26 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário