O GP do Texas da Indy, realizado na tarde deste domingo (20), trouxe consigo um final eletrizante envolvendo Josef Newgarden e Scott McLaughlin, ambos pilotos da Penske. Embora tenha liderado o maior número de voltas, McLaughlin foi ultrapassado por Newgarden na última curva, o que promoveu um fim de prova espetacular.
Newgarden levou a corrida nos metros finais. (Foto: INDYCAR) |
O top-3 foi completado pelo sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, que impediu um pódio completo da Penske ao completar a prova à frente do australiano Will Power. Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, não completou a prova, pois acabou sendo envolvido num acidente que também envolveu Graham Rahal e Devlin DeFrancesco.
Talvez a maior surpresa da prova tenha sido a ótima condução de Jimmie Johnson. Em sua estreia nos ovais da IndyCar, o heptacampeão da Nascar cruzou a linha de chegada em sexto, o melhor resultado de sua carreira na Indy até aqui.
A largada
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O início do GP do Texas viu uma disputa interessante no pelotão da frente, com Rosenqvist e McLaughlin batalhando já nos primeiros metros. Um pouco atrás, Castroneves conseguiu pular ao quarto lugar, mas sofreu com a pressão de Takuma Sato e logo perdeu o posto não apenas para o japonês, mas também para Colton Herta.
Na 12ª volta, Alexander Rossi, da Andretti, sofreu com problemas mecânicos e causou a primeira bandeira amarela da corrida. No entanto, apenas pilotos na parte de trás do grid como Kyle Kirkwood, Dalton Kellett, Ed Carpenter, Callum Ilott e Graham Rahal aproveitaram a bandeira para ir aos pits.
Sato e DeFrancesco provocam a segunda bandeira amarela
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Na volta 99, Takuma Sato, foi tocado por Devlin DeFrancesco e acabou acertando de leve o muro da curva 2, o suficiente para fazer a direção de prova acionar a segunda bandeira amarela do dia. Com as tentativas de reparo da Dale Coyne, o japonês perdeu muitas voltas nos pits.
Boa parte do grid aproveitou a bandeira amarela para reabastecer e trocar pneus. Romain Grosjean, com problemas no motor, acabou ficando parado nos boxes. Já O’Ward e Rosenqvist erraram na entrada do pit-box e perderam muitas posições.
Kirkwood vai para o muro
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Na volta 114, a bandeira amarela voltou a ser acionada novamente. Dessa vez, ela surgiu por conta de uma pancada de Kyle Kirkwood na entrada da curva 4 após perder a traseira.
Por conta do forte impacto, o muro teve que receber alguns reparos, o que fez o período do safety car durar 15 voltas, com a relargada acontecendo somente na volta 129.
Helinho é envolvido em acidente e abandona
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Helio Castroneves não teve um dia de sorte no Texas. Tanto Devlin DeFrancesco quanto Graham Rahal perderam a traseira de seus carros sozinhos e acabaram provocando um acidente que levou o brasileiro junto na entrada da curva 4.
A partir daí, veio mais um longo período de pace-car. Callum Ilott, da Juncos, utilizou o período para mais um pit-stop, enquanto Felix Rosenqvist acabou recolhendo com um problema na suspensão traseira e acabou abandonando a corrida.
Final eletrizante e vitória de Newgarden
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Surpreendendo a muitos, a parte final da prova viu pilotos como Ericsson e Veekay assumirem a liderança por algumas voltas. No entanto, foi McLaughlin quem seguiu liderando até a última volta.
Os problemas surgiram para o neozelandês da Penske através dos vários retardatários à sua frente. Foi então que McLaughlin viu o companheiro de equipe Newgarden aplicar uma ultrapassagem pelo lado de fora na última curva da corrida, conquistando seu segundo triunfo no oval de Fort Worth.
Agora, a Indy faz uma pausa de três semanas e retoma as atividades no dia 10 de abril para a tradicional corrida nas charmosas ruas de Long Beach. Até lá!
Fórmula Indy, GP do Texas, Resultado Final:
1 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | 02:09:29.727 |
---|---|---|---|---|
2 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +0.066 |
3 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +1.353 |
4 | W POWER | Penske | Chevrolet | +15.223 |
5 | S DIXON | Ganassi | Honda | +15.673 |
6 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +18.093 |
7 | A PALOU | Ganassi | Honda | +19.193 |
8 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | +22.464 |
9 | S FERRUCCI | RLL | Honda | +24.414 |
10 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +25.484 |
11 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | +26.050 |
12 | C HERTA | Andretti | Honda | +1 volta |
13 | E CARPENTER | Carpenter | Chevrolet | +1 volta |
14 | J HILDEBRAND | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
15 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +1 volta |
16 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | +1 volta |
17 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +2 voltas |
18 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +3 voltas |
19 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | NC |
20 | T SATO | Dale Coyne | Honda | NC |
21 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | NC |
22 | G RAHAL | RLL | Honda | NC |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | NC |
24 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | NC |
25 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | NC |
26 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | NC |
27 | A ROSSI | Andretti | Honda | NC |
A prova foi melhor do que eu esperava. Houve disputas no meio da prova e esse final eletrizante.
ResponderExcluirMas isso não muda o fato que as provas no TMS ainda são sem graça. Esse maltito PJ1 atrapalhou a prova. Eu não sei o motivo de não darem um jeito nisso. Outro problema é a configuração dos carros que a Indycar para esses ovais. Não dá, força uma corrida sem emoções.