Em mais uma parceria do programa de diversidade da Indy, onde a equipe Force Indy terá parceria com a Team Penske para essa temporada.


Foi anunciado na semana passada (27 de janeiro) o 11º piloto da Indy Lights. Ele vem em uma nova equipe, a Force Indy, e será o ameriacano Ernie Francis Jr.


Ernie é um piloto afro-americano de 24 anos, fez todo os passos de sua carreira até agora em categorias de Endurance, principalmente na Trans-AM, onde foi campeão várias vezes na categoria TA correndo desde 2014. 


Mas, a partir do ano passado começou a dar novos rumos a sua carreira. Correu a temporada completa na F-Regional Americas (a antiga F-3 USA) e também nas seis corrias da temporada inaugural da SRX. Na F-Regional ele foi muito bem conseguindo o terceiro lugar no campeonato pela minúscula Future Star Racing, com direito a três vitórias, quatro pódios e muitos Top 5. Na SRX foi vice-campeão, inclusive vencendo a etapa de Lucas Oil e terminando o campeonato a frente de vários medalhões, como Paul Tracy, Marco Andretti e Hélio Castroneves.


Esses dois bons resultados são muito interessantes para o mundo da Indy, onde um piloto que vai bem em um campeonato só com mistos e em outro campeonato só com ovais se torna bem atrativo para um campeonato que reúne os dois tipos de pistas.


No entanto, Ernie Francis Jr. não tem aporte financeiro razoável por enquanto para entrar na categoria (talvez nem para entrar na Indy Lights) então, para conseguir correr essa temporada ele tem o apoio do programa Racing for Equality & Change (algo como "Correndo por igualdade e muança" em tradução porca minha). 


Esse é um programa especial da INDYCAR, organização que gerencia e sanciona a Indy e a Indy Lights desde o fim do ano passado. O programa foi criado em 2020 e já apoiou tanto a entrada de Myles Rowe na USF2000 e da Paretta Autosport nas 500 milhas de Indianápolis com a Simona de Silvestro. O apoio consiste principalmente no âmbito técnico também e no fornecimento dos equipamentos e de custos livres de taxas. O apoio técnico vem por meio da Team Penske, com ajuda com engenheiros e técnicos para a Force Indy, além dos custeios mencionados acima.


A Force Indy é uma equipe criada por Rod Reid e tem como grande foco criar oportuniades para jovens afro-americanos no automobilismo, indo desde pilotos até a engenheiros e mecânicos. Comentamos dela bastante aqui nesse post. Assim, o segundo passo da equipe após entrar na USF2000 com Myles Rowe é a entrada na Indy Lights com Ernie Francis Jr.


E, para finalizar o texto com minhas impressões, elas são as melhores possíveis. Ernie mostrou bons resultados tanto correndo em fórmulas na F-Regional quanto em ovais na SRX, além de ter experiência de anos na Trans-AM. A maior questão talvez seja a adaptação da Force Indy na Indy Lights, pois ela ainda é uma equipe consideravelmente pequena e mesmo com o apoio técnico da Penske o desenvolvimento pode ser complicado para a equipe.


Mas, caso se passe por esses problemas, Ernie tem tudo para ir bem e brigar mais a frente no grid da Lights e, quem sabe, entrar na Indy no ano que vem.


Pilotos confirmados para esse ano na Indy Lights:


Abel Motorsports:

Jacob Abel


Andretti Autosport:

Christian Rasmussen

Hunter McElrea

Sting Ray Robb

Matthew Brabham


Force Indy

Ernie Francis Jr.


HMD Motorsports

Benjamin Pedersen (GRG w/ HMD)

Christian Bogle

Danial Frost


TJ Speed Motorsports

James Roe Jr

Kyffin Simpson

Nenhum comentário:

Postar um comentário