O piloto da Andretti Autosport conseguiu o título após sua décima vitória na temporada, na primeira corrida da etapa fina em Mid-Ohio.


A temporada 2021 da Indy Lights termina esse fim de semana com uma rodada dupla no Mid-Ohio Sports Car Course, sendo esta a décima rodada dupla do ano. 


E essa etapa veio para coroar uma grande disputa pelo título entre David Malukas (HMD Motorsport) e Kyle Kirkwood (Andretti Autosport). Os dois em conjunto venceram 17 das 19 corridas disputadas sendo que, agora, 10 provas vencidas por Kirkwood e 7 por Malukas. 


No começo do campeonato Malukas vinha melhor com Lundqvist em segundo e Kirkwood em terceiro mas, nas três rodadas após Indianápolis, Kirkwood conseguiu cinco vitórias em seis provas e passou a liderança do campeonato. 


Os dois imprimiram um ritmo muito forte, onde Malukas venceu as três etapas seguintes e chegou bem próximo do piloto da Andretti, mas depois da etapa de Portland (onde a HMD era melhor e mesmo assim Malukas e Kirkwood apenas empataram em pontos na rodada) e de duas vitórias em Long Beach, Kirkwood abria 15 pontos de vantagem para Malukas.


PArece pouca coisa, mas na Indy Lights é bastante diferença. O vencedor de uma prova da Lights pode leva até 33 pontos e o segundo marca 25 pontos, mas num grid diminuto da categoria com apenas 12 carros, o último marca 9 pontos. Assim, tirar 15 pontos seria preciso David Malukas ter um fim de semana perfeito enquanto Kirkwood poderia chegar até no segundo lugar duas vezes que seria campeão.


No entanto, o que era pro Malukas fazer em Mid-Ohio que fez foi Kirkwood. Numa reprise do que aconteceu na própria Mid-Ohio em julho, o piloto da Andretti foi o mais rápido no treino livre, fez a pole no primeiro treino classificatório com três décimos mais rápidos que o Malukas, o segundo colocado. 


Na corrida não aconteceu tanta coisa. Kirkwood tinha bom desempenho e conseguia abrir de dois a quatro décimos por volta de Malukas, que não conseguia fazer mais do que se manter a frente dos companheiros de equipe de Kirkwood, os pilotos da Andretti Robert Megennis e Danial Frost que vinham em terceiro e quarto. 


No fim, Kirkwood fez barba cabelo e bigode com a pole, liderando todas as voltas e vencendo a prova, enquanto Malukas se confirmou em segundo. Com isso, Kirkwood abriu 22 pontos de vantagem para Malukas.


No domingo veio o treino classificatório da segunda prova e veio também a chuva, que agitou muito as coisas. Houveram duas bandeiras vermelhas numa sessão de meia hora, o que fez com que pouquíssima gente fosse pra pista quando ela estava mais seca, e quem estava na pista nesse momento foi David Malukas, que conseguiu a pole da prova 2, com seus companheiros de equipe Lundqvist em segundo e Benjamin Pedersen em terceiro. Kirkwood conseguiu ir pra pista apenas no finzinho do treino, que o deixou apenas no quinto lugar quando apista já estava ruim.


A diferença diminuiu para 21 pontos mas a missão ainda era bem complicada: Malukas precisaria vencer e torcer para Kirkwood chegar em 12º (e último, pois só havia 12 carros no grid) para que ele fosse campeão por um ponto. 


As esperanças acabaram logo na volta cinco (de 35 previstas, que viraram 29 devido ao limite de tempo) Antonio Serravale (Pserra Racing) saiu da pista na curva quatro e teve de recolher seu carro, dando o título a Kirkwood!


Na corrida não aconteceu tanta coisa. Lundqvist e Malukas tinham o acerto da HMD que era um acerto bem melhor pra pista molhada como na corrida 2 e os dois disputavam a liderança da prova abrindo de três a quatro segundos por volta do resto. Mas, na volta 6, Malukas errou sozinho e caiu para o oitavo lugar enquanto Lundqvist assumiu a ponta da prova. 


Malukas conseguiu pouco a pouco recuperar as posições. Na volta 11 ele já estava em terceiro, partindo para cima de seu companheiro de equipe Benjamin Pedersen, que ele alcançou na volta 20 e ultrapassou na volta 22. Mas aí ele já estava a mais de dez segundos atrás de Lundqvist, ele não couseguiu tirar a diferença e Lundqvist vence! Dez segundos atrás veio Malukas em segundo e Pedersen em terceiro!


Um minuto atrás dos líderes, Kyle Kirkwood largou e terminou em quinto, pois já estava campeão mesmo e tal.


Malukas ficou no segundo lugar do campeonato, tendo 75 pontos de vantagem para Linus Lundqvist (Global with HMD). O sueco também já estava garantido no terceiro lugar e terminou o campeonato com 92 pontos de diferença para Benjamin Pedersen (Global with HMD). 


KIrkwood além do campeonato e do trofeu, levou 1,25 milhão de dólares para custear sua subida à Fórmula Indy. Ele é cogitado em algumas vagas da categoria, sendo a principal delas no lugar de James Hinchcliffe no #29 da própria Andretti. 


David Malukas recentemente confirmou que tem negociações com algumas equipes da Indy e que estas já estão de 85 a 90 por cento confirmadas. Especula-se Rahal Letterman Lanigan Racing, Dale Coyne e AJ Foyt Racing para o americano.


Isso irá se confirmar? Veremos! Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário