Álex Palou tem uma mão e quatro dedos na Astor Cup, enquanto Pato O'Ward precisa remar muito para conquistar o título em Long Beach. O que o mexicano precisa fazer para ser campeão? confira aqui!

A foto ficou um bocadinho mal cortada, o que fez com que Palou tivesse as orelhas do Spock.

E chegamos a última etapa da temporada 2021 da Fórmula Indy. Esse campeonato tem virtualmente três postulantes ao título: o líder Álex Palou, o vice-líder Pato O'Ward e o terceiro colocado Josef Newgarden. Como as chances de Newgarden são minúsculas, a grande probabilidade de termos um bocado de primeiras vezes, vamos a elas um pouco antes de falar das chances dos postulantes ao título:

  • Se Álex Palou ganhar, será a primeira vez que um piloto espanhol será campeão da Fórmula Indy. Ele já foi o primeiro espanhol a vencer uma prova na categoria desde Oriol Servià em 2005.
  • Álex Palou já terá a melhor posição de um espanhol no campeonato da Fórmula Indy, batendo o quarto lugar de Servià na temporada 2011 da Fórmula Indy.
  • Se Pato O'Ward for o campeão, também será a primeira vez que um mexicano será campeão da Fórmula Indy. O'Ward está perto de pelo meno igualar o segundo lugar do campeonato conquistado por Ádrian Fernandez na temporada 2000 da CART.
  • Pato O'Ward também está perto de ter a melhor posição de campeonato de um piloto na equipe de Sam Schmidt desde Simon Pagenaud que foi terceiro colocado na temporada de 2013.
Mas nem só de Palou e Pato vive a disputa pelo título. Com uma chance minúscula e correndo tão por fora que se a disputa do campeonato fosse um oval ele estaria correndo na arquibancada de tão por fora ele estaria, é Josef Newgarden.

Mas ele tem chances de título. Ínfimas, mas tem. Newgarden está a 48 pontos do líder Palou e a 13 pontos de O'Ward, e 48 pontos é a distância exata que se pode tirar em uma etapa do campeonato.

Ou seja, Newgarden para ser campeão precisaria:
  1. Vencer (50 pontos), liderar o maior número de voltas (2 pontos) e fazer a pole (1 ponto).
  2. Palou chegar abaixo do 25º lugar (5 pontos) sem conseguir nenhuma bonificação.
  3. Pato O'Ward chegar de terceiro para baixo.
Fazendo isso, Newgarden ficaria empatado com Palou em pontos (ambos com 522), e também ficaria empatado em vitórias, tendo três cada um. Newgarden então venceria no número de segundos lugares, sendo que o piloto da Penske teria três (um em St. Pete, um em Texas 2 e um em Detroit 2) enquanto Palou teria apenas dois (um na Indy 500 e uma em Laguna Seca).

Bem simples. Só que não.

Palou x O'Ward


Entre Palou e O'Ward as coisas estão um pouco mais acirradas. O espanhol está a 35 pontos do mexicano e tendo uma vitória a mais (3 a 2) e um segundo lugar a mais também (2 a 1). Assim sendo, O'Ward necessariamente precisa fazer no mínimo 36 pontos a mais que Palou, já que ele perde nos critérios de desempate.

Vamos lembrar rapidinho o macete para entender a pontuação da Indy, que parece complicada mas não é porque segue um padrão: o vencedor ganha 50 pontos, o segundo 40, o terceiro 35, o quarto 32; daí, a pontuação desce de 2 em 2 até o décimo, que marca 20 pontos, e depois desce de 1 em 1 até o 25º, que ganha 5 pontos. Daí pra baixo, todos ganham 5 pontos (não precisa nem largar, basta estar qualificado para a prova que você ganha os pontos).

Assim sendo, se:
  • Pato vencer e conseguir as bonificações todas (duas por liderar mais voltas e uma da pole), Palou deve chegar em 13º ou abaixo disso. Se Pato vencer sem bonificações Palou deve chegar do 16º lugar pra baixo.
  • Pato chegar em segundo com todas as bonificações, Palou deve chegar do 22º lugar para baixo. 
  • Se Pato terminar a prova abaixo do segundo lugar ou até mesmo em segundo mas não conseguir no mínimo dois pontos de bonificação, o campeão será Palou.
A situação de Pato é realmente difícil, onde ele tem que contar com o espanhol indo muito mal e ele indo muito bem. 

No entanto, essa situação não é impossível, e já quase aconteceu duas vezes na temporada. Na segundo corrida no Indianápolis misto, Palou teve problemas no seu carro e acabou abandonando, ficando em 27º e ganhando apenas cinco pontos; mas naquela ocasião Pato não venceu ou chegou em segundo, mas sim chegou no quinto lugar da prova. Na prova de Gateway, Palou se envolveu num acidente com Scott Dixon e Rinus Veekay, o que o deixou fora da prova terminando com o 20º lugar; Pato precisaria vencer com palou nessa posição, mas o mexicano ficou em segundo, a meio segundo de Josef Newgarden.

Ou seja, a situação de pato e até a de Newgarden são difícieis, mas já quase aconteceram em provas durante essa temporada. E é bom lembrar que a corrida final esse ano acontece em Long Beach. Um circuito de rua onde qualquer erro o piloto recebe o muro como recompensa e as ultrapassagens precisam sempre de algum esforço e os enroscos acabam acontecendo.

Palou pode estar com uma mão e quatro dedos na taça, mas o campeonato ainda não acabou e a tensão para quem será o campeão pela primeira vez na Astor Cup.

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