Álex Palou tem uma mão e quatro dedos na Astor Cup, enquanto Pato O'Ward precisa remar muito para conquistar o título em Long Beach. O que o mexicano precisa fazer para ser campeão? confira aqui!
A foto ficou um bocadinho mal cortada, o que fez com que Palou tivesse as orelhas do Spock. |
E chegamos a última etapa da temporada 2021 da Fórmula Indy. Esse campeonato tem virtualmente três postulantes ao título: o líder Álex Palou, o vice-líder Pato O'Ward e o terceiro colocado Josef Newgarden. Como as chances de Newgarden são minúsculas, a grande probabilidade de termos um bocado de primeiras vezes, vamos a elas um pouco antes de falar das chances dos postulantes ao título:
- Se Álex Palou ganhar, será a primeira vez que um piloto espanhol será campeão da Fórmula Indy. Ele já foi o primeiro espanhol a vencer uma prova na categoria desde Oriol Servià em 2005.
- Álex Palou já terá a melhor posição de um espanhol no campeonato da Fórmula Indy, batendo o quarto lugar de Servià na temporada 2011 da Fórmula Indy.
- Se Pato O'Ward for o campeão, também será a primeira vez que um mexicano será campeão da Fórmula Indy. O'Ward está perto de pelo meno igualar o segundo lugar do campeonato conquistado por Ádrian Fernandez na temporada 2000 da CART.
- Pato O'Ward também está perto de ter a melhor posição de campeonato de um piloto na equipe de Sam Schmidt desde Simon Pagenaud que foi terceiro colocado na temporada de 2013.
Mas nem só de Palou e Pato vive a disputa pelo título. Com uma chance minúscula e correndo tão por fora que se a disputa do campeonato fosse um oval ele estaria correndo na arquibancada de tão por fora ele estaria, é Josef Newgarden.
Mas ele tem chances de título. Ínfimas, mas tem. Newgarden está a 48 pontos do líder Palou e a 13 pontos de O'Ward, e 48 pontos é a distância exata que se pode tirar em uma etapa do campeonato.
Ou seja, Newgarden para ser campeão precisaria:
- Vencer (50 pontos), liderar o maior número de voltas (2 pontos) e fazer a pole (1 ponto).
- Palou chegar abaixo do 25º lugar (5 pontos) sem conseguir nenhuma bonificação.
- Pato O'Ward chegar de terceiro para baixo.
Fazendo isso, Newgarden ficaria empatado com Palou em pontos (ambos com 522), e também ficaria empatado em vitórias, tendo três cada um. Newgarden então venceria no número de segundos lugares, sendo que o piloto da Penske teria três (um em St. Pete, um em Texas 2 e um em Detroit 2) enquanto Palou teria apenas dois (um na Indy 500 e uma em Laguna Seca).
Bem simples. Só que não.
Palou x O'Ward
Entre Palou e O'Ward as coisas estão um pouco mais acirradas. O espanhol está a 35 pontos do mexicano e tendo uma vitória a mais (3 a 2) e um segundo lugar a mais também (2 a 1). Assim sendo, O'Ward necessariamente precisa fazer no mínimo 36 pontos a mais que Palou, já que ele perde nos critérios de desempate.
Vamos lembrar rapidinho o macete para entender a pontuação da Indy, que parece complicada mas não é porque segue um padrão: o vencedor ganha 50 pontos, o segundo 40, o terceiro 35, o quarto 32; daí, a pontuação desce de 2 em 2 até o décimo, que marca 20 pontos, e depois desce de 1 em 1 até o 25º, que ganha 5 pontos. Daí pra baixo, todos ganham 5 pontos (não precisa nem largar, basta estar qualificado para a prova que você ganha os pontos).
Assim sendo, se:
- Pato vencer e conseguir as bonificações todas (duas por liderar mais voltas e uma da pole), Palou deve chegar em 13º ou abaixo disso. Se Pato vencer sem bonificações Palou deve chegar do 16º lugar pra baixo.
- Pato chegar em segundo com todas as bonificações, Palou deve chegar do 22º lugar para baixo.
- Se Pato terminar a prova abaixo do segundo lugar ou até mesmo em segundo mas não conseguir no mínimo dois pontos de bonificação, o campeão será Palou.
A situação de Pato é realmente difícil, onde ele tem que contar com o espanhol indo muito mal e ele indo muito bem.
No entanto, essa situação não é impossível, e já quase aconteceu duas vezes na temporada. Na segundo corrida no Indianápolis misto, Palou teve problemas no seu carro e acabou abandonando, ficando em 27º e ganhando apenas cinco pontos; mas naquela ocasião Pato não venceu ou chegou em segundo, mas sim chegou no quinto lugar da prova. Na prova de Gateway, Palou se envolveu num acidente com Scott Dixon e Rinus Veekay, o que o deixou fora da prova terminando com o 20º lugar; Pato precisaria vencer com palou nessa posição, mas o mexicano ficou em segundo, a meio segundo de Josef Newgarden.
Ou seja, a situação de pato e até a de Newgarden são difícieis, mas já quase aconteceram em provas durante essa temporada. E é bom lembrar que a corrida final esse ano acontece em Long Beach. Um circuito de rua onde qualquer erro o piloto recebe o muro como recompensa e as ultrapassagens precisam sempre de algum esforço e os enroscos acabam acontecendo.
Palou pode estar com uma mão e quatro dedos na taça, mas o campeonato ainda não acabou e a tensão para quem será o campeão pela primeira vez na Astor Cup.
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