Neste domingo (26), a temporada 2021 da Fórmula Indy chegou ao seu fim com o GP de Long Beach. A corrida foi vencida por Colton Herta mas os holofotes focaram em Álex Palou. Com mais uma atuação extremamente consistente, o espanhol chegou em quarto na prova, uma posição mais que suficiente para fazê-lo levantar o caneco da Indy.
Álex Palou ficou com o caneco. (Foto: INDYCAR) |
Curiosamente, a briga pelo título foi diferente do esperado. Logo na segunda volta, Pato O’Ward foi acertado por Ed Jones, rodou e teve danos no carro que não foram solucionados. Com isso, Palou precisou apenas correr com tranquilidade absoluta para conquistar o primeiro título da carreira.
Scott Dixon, que viveu um 2021 bem mais discreto do que o normal, fechou o ano no pódio, chegando justamente na frente do companheiro campeão. Simon Pagenaud, de saída da Penske e de malas prontas para a Meyer Shank, fechou o top-5.
Único piloto brasileiro na prova, Helio Castroneves fez uma prova muito boa, mas a estratégia escolhida pela sua equipe não deu certo, o que o fez cruzar a linha de chegada apenas na 20ª posição.
Jones estraga os planos de Pato logo no início
TROUBLE for championship contender Patricio O'Ward!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 26, 2021
Ed Jones tries to pass James Hinchcliffe but gets into the back of the @ArrowMcLarenSP driver. #INDYCAR
TV: NBCSN pic.twitter.com/EltjCiodhq
Logo na volta 2, a briga pelo título foi afetada. Ed Jones, de forma inconsequente, acertou o carro de Pato O’Ward no trecho mais lento e complicado da pista, estragando completamente as chances de título do vice-líder do campeonato e provocando a primeira bandeira amarela.
Na ocasião,o mexicano rodou, despencou para último e o efeito dominó ainda quase pegou o líder Álex Palou, que foi tocado por Ryan Hunter-Reay no engavetamento. Jones tomou drive-through, Pato foi para 25º e teve de mudar a estratégia de pit-stops.
Problemas de Pato trazem a segunda bandeira amarela do dia
It's OVER for Patricio O'Ward!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 26, 2021
He stops on the track with a broken driveshaft as the caution comes out.#INDYCAR x NBCSN pic.twitter.com/4Gq2mt3MxR
Antes do 20º giro, o carro de Pato O’Ward apresentou problemas por conta do toque com Ed Jones. O piloto mexicano ficou cada vez mais lento até estacionar com o carro quebrado.
A direção de prova decidiu não interferir na briga pelo título e segurou a bandeira amarela para ser acionada só quando Newgarden e Palou tivessem entrado nos boxes.
Ericsson acerta a barreira de pneus
Marcus Ericsson hits the wall.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 26, 2021
No contact between he and Alexander Rossi. #INDYCAR x NBCSN pic.twitter.com/RUkzzT2Ltc
A relargada veio na volta 25, mas logo voltou a bandeira amarela. Na ocasião Marcus Ericsson, tentando segurar Rossi por fora, perdeu a aderência e deu na barreira de pneus, abandonando na hora.
A última bandeira amarela tornaria a voltar com 25 voltas para o final. Daly e Askew se encontraram, de modo que o piloto da Carpenter escapou e o da RLL foi direto na barreira de pneus.
Palou celebra o título
Hoist that trophy high, @AlexPalou!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 26, 2021
You're an @IndyCar Series CHAMPION! pic.twitter.com/hDlWr4UImj
As voltas finais viram um Palou ficando o mais longe possível de qualquer tipo de problema, ao mesmo tempo em que Herta seguia rumo a mais uma vitória, se defendendo muito bem dos ataques de Newgarden.
Com a conquista do campeonato, Palou espanta de vez a “maldição” do carro #10 da Ganassi, que desde a aposentadoria de Dario Franchitti não vinha obtendo resultados muito satisfatórios com outros pilotos.
A Fórmula Indy agora entra de férias e volta somente em fevereiro de 2022 nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. Você poderá acompanhar todas as notícias da Silly Season aqui no Indy Center Brasil.
Fórmula Indy, GP de Long Beach, Classificação Final:
1 | C HERTA | Andretti | Honda | 1:49:10.376 |
---|---|---|---|---|
2 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +0.588 |
3 | S DIXON | Ganassi | Honda | +1.075 |
4 | A PALOU | Ganassi | Honda | +2.412 |
5 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +3.124 |
6 | A ROSSI | Andretti | Honda | +4.674 |
7 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +6.347 |
8 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +8.028 |
9 | T SATO | RLL | Honda | +10.594 |
10 | W POWER | Penske | Chevrolet | +11.430 |
11 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +12.333 |
12 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +26.966 |
13 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +27.417 |
14 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +27.973 |
15 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | +30.036 |
16 | G RAHAL | RLL | Honda | +30.348 |
17 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +31.160 |
18 | C KIMBALL | Foyt | Chevrolet | +32.155 |
19 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +32.159 |
20 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +32.621 |
21 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +1 volta |
22 | O ASKEW | RLL | Honda | +2 voltas |
23 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +2 voltas |
24 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | NC |
25 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | NC |
26 | C ILOTT | Juncos Hollinger | Chevrolet | NC |
27 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | NC |
28 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | NC |
Grande temporada da Indy.
ResponderExcluir