O pernambucano entra na fase final da temporada 2021 da USF2000 na liderança mas ele vai enfrentar uma grande pedreira nas duas últimas etapas do ano.
A temporada 2021 da USF2000 se encaminha para seu final, tendo apenas mais uma etapa em New Jersey esse fim de semana e a final em mid-ohio nos dias 3 e 4 de outubro. E, nesse período já fica claro que os dois grandes favoritos ao título são o brasileiro Kiko Porto (DEForce Racing) e o americano Michael D'Orlando (Cape Motorsports). Os horários da etapa desse fim de semana em New Jersey estão aqui.
No início da temporada não tínhamos um favorito certo, mas sim alguns pilotos que saberíamos que conseguiriam algum destaque no campeonato. A Cape Motorsports, que venceu nove dos últimos dez campeonatos, vinha com um veterano, o americano Michael DOrlando, e três novatos, nos quais o que mais se destacava era Spike Kohlbecker. Na Pabst Racing, a segunda melhor equipe da USF2000, o veteraníssimo Yuven Sundaramoorthy e o semi-novato Josh Pierson eram os favoritos. Entre as equippes médias se destacavam os veteranos Kiko Porto, Prescott Campbell e Christian Brooks, que correm nas medianas DEForce Racing e Exclusive Autosport.
No começo do campeonato vimos Prescott Campbell começar muito bem em Barber e também Yuven Sundaramoorthy e Kiko Porto na segunda etapa em Barber. Mas todos eles estavam atrás de Christian Brooks que venceu as duas provas em St. Pete e era o líder do campeonato.
Na próxima etapa, no entanto, Brooks não foi tão bem e conseguiu apenas um pódio, sendo desclassificado da última prova e caindo na classificação. Par piorar a situação, Pierson, Sundaramoorthy, D'Orlando e Kiko Porto foram muito bem e agora disputavam pela liderança do campeonato. No Lucas Oil, a única etapa em oval do ano, D'Orlando conseguiu sua primeira vitória e se aproximou de Sundaramoorthy e Kiko na briga do título.
Nas etapas de Road America e Mid-Ohio foi a vez de Sundaramoorthy perder o fôlego e sair da briga pelo título. enquanto ele conseguiu apenas um pódio em cinco provas, Porto venceu em Road America 1 e Mid-Ohio 2 e D'Orlando venceu em Mid-Ohio 1 e 3, fazendo com que os dois disparassem na briga pelo título.
Porto é de longe o piloto mais regular dessa temporada. Em treze provas, terminou todas as provas entre os dez primeiros e onze dessas provas entre os cinco primeiros. Além disso, tem três vitórias e mais três pódios na temporada, o que sempre o consolidou na briga pelo título. Primeiro contra Brooks, depois contra Sundaramoorthy, assumindo a liderança do campeonato em Road America e agora brigando contra D'Orlando.
No entanto, Michael D'Orlando tem uma grande vantagem, que é correr pela Cape Motorsports. Isso faz com que todas as provas em que ele nãto tem problrmas ele vá muito bem. Tirando as provas de Barber 2, St. \pete 1 e Road America 2, ele completou as provas entre os quatro primeiros, sendo que ele terminou cinco das últimas seis provas em primeiro ou segundo.
Esse é o grande problema de se enfrentar um piloto da Cape Motorsports: ele quase sempre tem o ajuste perfeito para cada pista e começa com boa vantagem. Para passar um piloto da Cape ou é necessário ou ter um desempenho de pista melhor que ela (o que é difícil vindo de uma equipe média com a DEForce Racing) ou jogar na estratégia e não perder D'Orlando de vista.
Porto foi muito bem e construiu uma vantagem de 21 pontos para D'Orlando. Essa diferença é suficiente para que Kiko Porto praticamente não precise vencer mais, basta chegar no mínimo sempre uma posição atrás de D'Orlando e ser campeão. Assim sendo, não necessariamente ele precisa ser o top sempre, basta não descolar do piloto da Cape para dar bom esse ano, o que não é nada fácil.
Ou seja, o Brasile está perto de ter o seu segundo segundo campeão da USF2000, onde as terras tupiniquins não tem um campeão da categoria desde Zak Morioka em 1997. No entanto a tarefa é complicada porque o adversário é alguém difícil de bater. Vai dar tudo certo, acompanharemos!
A etapa de agora é uma rodada tripla realizada no New Jersey Motor Speedway. Os horários estão todos aqui. Até lá!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário