Pato O’Ward se consagrou neste domingo (13) como o primeiro piloto a vencer duas vezes na temporada 2021 da Fórmula Indy. Na ocasião, o mexicano de Monterrey estragou a festa de Josef Newgarden, passando o rival nas voltas finais e ainda assumindo a liderança do campeonato.
Pato O'Ward celebra sua segunda vitória na temporada. (Foto: Arrow McLaren SP) |
Vale destacar que o segundo lugar de Newgarden foi um tanto quanto heroico, já que o piloto da Penske estava com pneus macios bastante gastos. Álex Palou, Colton Herta e Graham Rahal fecharam o top-5.
Acidente já na largada
WHAT A WILD START. #INDYCAR
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) June 13, 2021
The @IndyCar @DetroitGP is underway!
TV: CNBC, switching to NBC after French Open.
Stream: https://t.co/prpQDY6FDG pic.twitter.com/PavSoUrwH4
O início da corrida 2 em Detroit viu Josef Newgarden largando muito bem, deixando Colton Herta e Rinus VeeKay brigando pelo segundo posto logo atrás. Mais atrás, Alexander Rossi e Scott Dixon fizeram um sanduíche de Romain Grosjean, mas surpreendentemente nenhum dos três foi ao muro em meio à confusão.
No entanto, os carros ficaram lentos e deram origem a um efeito sanfona, que culminou com Sébastien Bourdais montando na zebra, James Hinchcliffe tirando o pé para não bater e levando uma paulada de Max Chilton. O piloto da Carlin levou a pior nisso tudo, perdendo o bico, parando na barreira de pneus e provocando a primeira bandeira amarela da prova.
Jimmie Johnson roda na pista
'@JimmieJohnson spins and skids to a stop with less than 20 laps remaining. #INDYCAR
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) June 13, 2021
Watch the @IndyCar @DetroitGP on NBC: https://t.co/prpQDY6FDG pic.twitter.com/4d5XvghyBA
Ao longo da corrida, Newgarden conseguiu manter um bom ritmo ao liderar a prova, embora Herta começasse a ameaçar acabar com a sua festa. Foi então que Jimmie Johnson resolveu aprontar faltando 20 voltas para o fim da corrida, rodando sozinho e trazendo mais uma bandeira amarela.
A partir daí, surgiu um imenso drama para Newgarden, que não iria mais sofrer somente com o avanço de Herta, mas também de Palou, Rahal, Dixon, O’Ward e outros que entravam no bolo.
Grosjean sai novamente de um carro em chamas
WOW. Romain Grosjean - the man who walked out of fire last year - just ran back to his car on fire this time to try and put it out.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) June 13, 2021
Remarkable stuff from @RGrosjean. #INDYCAR pic.twitter.com/A7eWwFfbTs
A relargada veio a 12 voltas do fim, com Newgarden saindo muito bem novamente e deixando o problema para Herta, que foi bater roda com Palou. Então, mais uma amarela surgiu, desta vez causada por Romain Grosjean.
Na ocasião, o piloto franco-suíço saía do carro em chamas, mais uma vez. Felizmente, nada nem perto do que aconteceu no Bahrein, no fim do ano passado. Ainda assim, Grosjean abandonava de novo, deixando a disputa pela vitória para menos de oito voltas em bandeira verde.
A ultrapassagem que definiu a vitória do Pato
'@PatricioOWard TO THE LEAD!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) June 13, 2021
WHAT A MOVE on Josef Newgarden! #IndyCar pic.twitter.com/xvzFgZC2UG
A relargada aconteceu com sete voltas para o fim. Newgarden saiu muito bem de novo, mas logo se viu ameaçado por Pato O’Ward, que voava na pista, atropelando Rahal e Palou e colando imediatamente em Herta.
Agressivo, o mexicano apertou, incomodou e viu Newgarden, sem pneus, abrir margem para erros. Foi então que o americano da Pense derrapou e Pato fez a ultrapassagem com direito a um toque entre os dois. Pato disparou e conquistou o seu segundo triunfo em 2021, tornando-se o novo líder da Indy.
A próxima corrida da Indy será realizada já no próximo domingo, no circuito de Road America, em Elkhart Lake, Wisconsin. Até lá!
Confira a classificação final da corrida 2 da Indy em Detroit:
1 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | 1:41:30.881 |
---|---|---|---|---|
2 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +6.760 |
3 | A PALOU | Ganassi | Honda | +6.939 |
4 | C HERTA | Andretti | Honda | +7.056 |
5 | G RAHAL | RLL | Honda | +7.695 |
6 | W POWER | Penske | Chevrolet | +8.442 |
7 | S DIXON | Ganassi | Honda | +8.832 |
8 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +9.064 |
9 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +9.525 |
10 | S FERRUCCI | RLL | Honda | +10.686 |
11 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +10.985 |
12 | T SATO | RLL | Honda | +11.576 |
13 | A ROSSI | Andretti | Honda | +14.210 |
14 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +14.997 |
15 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +15.153 |
16 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +15.273 |
17 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +16.118 |
18 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +18.855 |
19 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +1 volta |
20 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +1 volta |
21 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +1 volta |
22 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | +2 voltas |
23 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +9 voltas |
24 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | NC |
25 | O ASKEW | McLaren | Chevrolet | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário