Marcus Ericsson finalmente conquistou a sua primeira vitória na Fórmula Indy. Na primeira corrida do fim de semana em Detroit, marcada por duas bandeiras vermelhas e muita confusão, o piloto sueco aproveitou uma pane bizarra no carro de Will Power para ocupar o lugar mais alto do pódio.
Marcus Ericsson celebra sua primeira vitória na categoria. (Foto: INDYCAR) |
De fato, é incrível analisarmos o azar gigantesco de Power. O piloto da Penske viu o seu carro morrer antes da relargada final, quando seriam mais apenas três voltas em bandeira verde. Ericsson, que vinha em segundo, subiu para a primeira posição e marchou sem problemas rumo à vitória, com Rinus VeeKay e Pato O’Ward fechando o pódio.
A largada
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O início da corrida 1 em Detroit viu Pato O’Ward largar muito bem e deixar Alexander Rossi para trás. Romain Grosjean manteve a terceira colocação, com o companheiro Ed Jones pressionando logo atrás. A surpresa ficou pelo fato de que já na volta 3 grande parte do grid para os boxes para colocar os pneus duros, já que o forte calor local castigava os pneus macios de forma absurda.
Eventualmente, a corrida se tornou uma grande bagunça, com um pelotão mesclando pneus duros velhos, um contando com pneus duros novos e alguns poucos obstinados que ainda tentavam seguir de macios.
Acidente forte de Rosenqvist
Scary incident for Felix Rosenqvist, which brings out the yellow. #IndyCar
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A primeira bandeira vermelha da corrida surgiu antes mesmo da volta 30, quando Felix Rosenqvist travou o acelerador e bateu violentamente contra a barreira de pneus da curva 6, que se desfez. O impacto foi tão forte que chegou a destruir uma parte do muro de concreto, atrás dos pneus.
O Dr. Geoffrey Billows, médico da Indy, confirmou minutos depois que Rosenqvist seria levado ao hospital acordado e consciente. O sueco não registrou perda de sentidos por conta da pancada e foi levado ao hospital para realizar exames.
Cerca de uma hora e meia depois, bandeira amarela foi acionada e os carros puderam voltar à pista, com os boxes ficando muito movimentados. Depois da largada, ficava cada vez mais claro que Will Power tinha carro para vencer a corrida, mas quis o destino que o desfecho de tudo isso fosse muito diferente.
Pesadelo para Power
OH NO.
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Na fase final da prova, surgiu uma nova bandeira amarela que logo virou vermelha. Agora o responsável era Grosjean, que havia estampado o seu carro no muro da curva 9. Restavam cinco voltas e a prova estava parada de novo.
Quando a pista foi finalmente liberada, algo pra lá de bizarro aconteceu: o carro de Power simplesmente não ligou e o australiano foi melancolicamente ultrapassado por todo o resto do grid ainda dentro dos boxes.
A primeira vitória de Ericsson na categoria
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Com a maré de azar de Power, Ericsson virava líder com três voltas pela frente. Sua principal preocupação parecia ser Takuma Sato, que vinha imprimindo um ritmo forte antes da bandeira vermelha e contava com uma maior quantidade de segundos de push-to-pass. No entanto, o japonês da RLL não largou bem e logo se viu ultrapassado por Veekay e O’Ward.
No fim das contas, nem o holandês e nem o mexicano provaram ser ameaças reais a Ericsson, que conduziu o seu carro #8 rumo à linha de chegada sem grandes preocupações.
A segunda corrida da Indy está marcada para às 13h45 deste domingo (13). Você pode conferir as outras atividades do dia clicando aqui.
Confira a classificação final da corrida 1 da Indy em Detroit:
1 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | 1:45:33.112 |
---|---|---|---|---|
2 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +1.729 |
3 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +1.911 |
4 | T SATO | RLL | Honda | +8.169 |
5 | G RAHAL | RLL | Honda | +9.465 |
6 | S FERRUCCI | RLL | Honda | +9.567 |
7 | A ROSSI | Andretti | Honda | +10.341 |
8 | S DIXON | Ganassi | Honda | +10.896 |
9 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +11.943 |
10 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +12.506 |
11 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +13.579 |
12 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +13.827 |
13 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +14.793 |
14 | C HERTA | Andretti | Honda | +16.089 |
15 | A PALOU | Ganassi | Honda | +17.253 |
16 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +18.290 |
17 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +19.011 |
18 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
19 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +3 voltas |
20 | W POWER | Penske | Chevrolet | +3 voltas |
21 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +5 voltas |
22 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | +5 voltas |
23 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | NC |
24 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | NC |
25 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | NC |
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