O piloto da Andretti Autosport dominou o fim de semana em Belle Isle e com isso chegou perto da dupla da HMD Motorsport na briga pelo título.


Após a última prova no circuito misto de Indianápolis e não correr no oval de Indianápolis, a Freedom 100, a Indy Lights correu no circuito de rua de Belle Isle, onde ela não corria desde 2012. Será uma rodada dupla com as qualificações na sexta a tarde e no sábado de manhã e as corridas no sábado e no domingo pouco antes da Indy.


A Andretti Autosport começou o fim de semana muito bem e, no treino livre, tanto Kyle Kirkwood quanto Danial Frost, ambos da Andretti, foram os mais rápidos.


Para Kirkwood essa vantagem se converteu em pole no primeiro treino classificatório mas, no decorrer do fim de semana, os postulantes ao título foram melhorando. O líder do campeonato Linus Lundqvist (Global with HMD) conseguiu o segundo melhor tempo e largou na primeira fila. No finalzinho do treino, Toby Sowery (Juncos) e Alex Peroni (Carlin) melhoraram seus tempos e formaram a segunda fila, com David Malukas (HMD) e Frost relegados a terceira fila.


No segundo treino classificatório foi um pouco tumultuado devido a duas bandeiras vermelhas causadas por Delvin de Francesco e Antonio Serravale e, com isso, quase todos os melhores tempos foram realizados nos últimos três minutos de treino. Nesse curto tempo os líderes do campeonato se destacaram, com Lundqvist conquistando a pole,  Malukas em segundo e Kirkwood em terceiro.



A transmissão oficial da prova, realizada pelo canal The Race no youtube, teve uma série de problemas e conseguiram transmitir apenas o terço final da prova, com a transmissão começando na volta 17. 

 

No entanto não perdemos muita coisa com essa falta de transmissão. Até a volta 17, os seis primeiros eram exatamente os mesmo da largada e as únicas ultrapassagens registradas foram a de Robert Megennis sobre Bejamin Pedersen pelo sétimo lugar e de Delvin de Francesco sobre Nikita Lastochkin pelo décimo lugar. Kirkwood tinha uma diferença de um segundo e meio para Lundqvist, que tinha dois segundos de vantagem para Sowery.


Pedersen disputava com Megennis pelo sétimo lugar até tocar o muro na curva seis e ter problemas com sua asa traseira. Ele continuou na prova, mas virava cerca de seis segundos mais lento que todo mundo e terminou a prova em 11º. 


Mas Megennis não teve alívio, pois atrás dele estavam bem próximos Sting Ray Robb e Delvin de Francesco. Na penúltima volta, Robb tenta um movimento mais arriscado na curva cinco, onde ele e Megennis se tocam e Robb tem a asa dianteira avariada, ficando mais lento. De Francesco se aproveitou, colou em Megennis e colocou por dentro na curva sete, fazendo a ultrapassagem e pulando para o sétimo lugar.


Mais nada aconteceu na corrida. Kirkwwod vence! Lundqvist terminou em segundo e Sowery completo o pódio em terceiro!

Resultados e pódio

Dessa vez com transmissão completa, a largada aconteceu sem incidentes. Lundqvist largou muito bem e com isso a fila ímpar se desempenhou melhor na largada. Kirkwood acompanhou Lundqvist e passou Malukas pelo segundo lugar, enquanto Megennis ficava encaixotado atrás de Malukas e acabou perdendo posições para Frost e Sowery pelo quarto e quinto lugares, respectivamente.


Na volta seguinte, Lundqvist erra na curva seis e, com isso, Kirkwood se aproveitou colocando de lado na reta oposta e fazendo a ultrapassagem na curva sete, assumido a liderança da prova. Mais atrás na mesma volta, Sowery colocou por dentro de Frost na curva três e fez a ultrapassagem, assumindo o quarto lugar.


Quem também estava rápido era de Francesco. Ele passou Pedersen na largada, Peroni na curva três da volta três (de trinta totais) e passou Megennis na curva sete da volta quatro. Megennis ainda tinha que se preocupar com Peroni e Pedersen, que vinham logo atrás, e a disputa entre Megennis e Peroni gerou a primeira bandeira amarela, quando Peroni colocou por fora na curva três mas acabou embarrigando a curva e parou na barreira de pneus.


A relargada veio na volta onze, onde os primeiros mantiveram suas posições mas, na volta seguinte, Robb conseguiu passar Pedersen na curva sete da volta doze, assumindo o oitavo lugar. Ele manteve o bom momento e passou Megennis exatamente no mesmo lugar, pulando para sétimo posto. Megennis não vinha tão bem, e Pedersen também conseguiu ultrapassá-lo na volta 17, passando a ser pressionado por Christian Bogle, onde foi ultrapassado na curva sete da volta 21.


Não acontecia muita coisa na prova até a volta 26, quando Danial Frost errou sozinho na curva onze e trouxe a bandeira amarela.


A relargada veio na última volta da prova. Pedersen e Robb estiveram lado a lado na curva um, quando o americano perdeu um pouco de momento e foi caindo até na entrada da curva três, onde ficou em décimo lugar. Kirkwood relargou bem e venceu a segunda prova no fim de semana! Lundqvist terminou em segundo e Malukas passou a linha de chegada em terceiro.

Resultados e pódio
 

Apesar das corridas desanimadas, o fim de semana foi bastante interessante no ponto de vista do campeonato. Antes das duas provas, Malukas era o líder, com Lundqvist em segundo e Kirkwood em terceiro. Após as duas provas, Lundqvist passou Malukas por um ponto, com o sueco tendo 191 pontos e Malukas 190 e, com as duas vitórias, Kirkwood chegou de vez na briga com 187 pontos, em terceiro.

 

A próxima prova é já nessa semana, com uma rodada dupla no circuito em Road America. Até lá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário