A primeira corrida do fim de semana da Indy no Texas viu mais uma vitória incontestável de Scott Dixon. O piloto da Ganassi segurou Scott McLaughlin nos giros finais, puxando uma curiosa dobradinha da Nova Zelândia no circuito oval localizado em Fort Worth. De fato, a atuação de McLaughlin foi surpreendente, visto que foi a sua primeira corrida em oval.
Dixon venceu no Texas pela quinta vez. (Foto: INDYCAR) |
Vale destacar que essa foi a quinta vitória de Dixon no oval texano, o que se traduz como um dos melhores retrospectos de qualquer piloto da categirua em qualquer uma das pistas.
Os brasileiros tiveram momentos altos e baixos ao longo da corrida. Tony Kanaan chegou em 11º e Pietro Fittipaldi cruzou a linha de chegada em 15º.
A largada
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O início da corrida da viu um Dixon com um ritmo avassalador. O piloto neozelandês fez a ultrapassagem sobre Álex Palou, seu companheiro de equipe, e tomou a dianteira já na volta 3, com Will Power, Colton Herta, Jack Harvey e Simon Pagenaud atrás. No que se refere aos brasileiros, Pietro Fittipaldi não saiu muito bem e caiu de 14º para 17º, enquanto que Tony Kanaan foi de 23º para 19º.
A partir daí, a corrida entrou em uma fase de melancolia total. Basicamente, nada de muito interessante acontecia na pista e nem sequer os retardatários eram superados com tranquilidade pelos líderes.
A primeira bandeira amarela
Bourdais had some help from Josef Newgarden.
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Na volta 57, mais da metade dos pilotos já havia parado e estavam uma volta atrás de Dixon, o líder. Foi então que a corrida veio a tomar um rumo mais relevante com a primeira bandeira amarela, que bagunçou consideravelmente o pelotão. Na ocasião, Sébastien Bourdais tirou o pé ao notar a desaceleração Herta, que vinha na frente, e acabou tomando um toque de Josef Newgarden, estampando o muro.
Essa bandeira amarela foi ótima para os pilotos do pelotão da frente, que abrangia os 11 primeiros. Porém, de James Hinchcliffe para trás, incluindo Power e Pagenaud, todo mundo virava retardatário por puro azar e, embora recuperassem uma volta, ainda iriam ficar na parte de trás.
Pancada de Hinchcliffe
James Hinchcliffe walked away after this vicious crash into the Turn 2 wall at @TXMotorSpeedway.
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Na volta 161, a bandeira amarela deu as caras novamente. Hinchcliffe, que estava tomando volta de Rosenqvist, escapou para o lado sujo do traçado, rodando e batendo forte no muro. Então, todo mundo aproveitou para fazer a última parada.
Quem não teve sorte durante a parada foi Marcus Ericsson, que até então vinha fazendo uma prova interessante. O piloto sueco da Ganassi, que foi liberado sem um pneu pela equipe, atravessou nos boxes e por ali ficou parado, caindo para o pelotão de trás virando retardatário e perdendo qualquer chance de obter um bom resultado.
Consagração de Dixon
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A relargada veio com 39 voltas para o fim, com Dixon ainda conseguindo manter McLaughlin, O’Ward e Palou atrás, Newgarden fez uma ótima relargada, imprimindo duas grandes ultrapassagens em cima de Rossi e de Harvey.
Os giros finais no Texas Motor Speedway viram McLaughlin tentando emplacar um ritmo mais forte para pressionar seu compatriota, mas Dixon não deu espaço e venceu mais uma na categoria. Pato O’Ward completou o pódio.
A segunda corrida da rodada dupla da Indy no Texas está marcada para às 18h00 (horário de Brasília) deste domingo (2).
Confira a classificação final da corrida 1 da rodada dupla da Indy no Texas:
1 | S DIXON | Ganassi | Honda | 1:45:51.342 |
---|---|---|---|---|
2 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +0.265 |
3 | P O'WARD | McLaren | Chevrolet | +1.781 |
4 | A PALOU | Ganassi | Honda | +2.856 |
5 | G RAHAL | RLL | Honda | +6.604 |
6 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +7.903 |
7 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +8.505 |
8 | A ROSSI | Andretti | Honda | +9.590 |
9 | T SATO | RLL | Honda | +10.066 |
10 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +10.427 |
11 | T KANAAN | Ganassi | Honda | +12.019 |
12 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +12.579 |
13 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +12.948 |
14 | W POWER | Penske | Chevrolet | +14.355 |
15 | P FITTIPALDI | Dale Coyne | Honda | +15.051 |
16 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +17.494 |
17 | E CARPENTER | Carpenter | Chevrolet | +19.894 |
18 | D KELLET | Foyt | Chevrolet | +23.957 |
19 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +1 volta |
20 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +1 volta |
21 | C DALY | Carlin | Chevrolet | +1 volta |
22 | C HERTA | Andretti | Honda | NC |
23 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | NC |
24 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | NC |
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