Parecia que a surpresa do dia ficaria por conta de uma vitória de Romain Grosjean, mas quem realmente surpreendeu e acabou vencendo o GP de Indianápolis no circuito misto do IMS foi o jovem piloto holandês Rines VeeKay. Esta foi a primeira vitória de VeeKay na categoria e a primeira vez da Ed Carpenter Racing no topo do pódio desde 2016, quando Josef Newgarden conquistou o GP de Iowa.
VeeKay vibrou muito com seu primeiro triunfo na Indy. (Foto: INDYCAR) |
Ainda assim, Grosjean tem muito o que celebrar. O piloto francês da Dale Coyne liderou boa parte da corrida e conquistou primeiro pódio na Indy, interrompendo um jejum de quase seis anos sem um troféu na sua carreira de automobilista.
Álex Palou, que voltou a apresentar um bom ritmo, fechou o pódio. Newgarden e Graham Rahal (que fez uma excelente prova de recuperação) completaram o top-5. Já o atual campeão da categoria, Scott Dixon, cruzou a linha de chegada na 9ª posição, o que pode ser considerado um resultado muito bom se levarmos em conta todos os contratempos que o neozelandês teve que lidar ao longo deste fim de semana.
Largada conturbada para Conor Daly
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A largada do GP de Indianápolis viu um Romain Grosjean reagindo muito bem e abrindo espaço para Josef Newgarden, que não demorou muito para ser superado por Jack Harvey, que já apresentava um ritmo bom logo de cara.
Por outro lado, Conor Daly não teve muita sorte. Iniciando a prova em sexto, o americano foi tocado por Simon Pagenaud e ficou preso na grama, trazendo a primeira e única bandeira amarela da corrida. Graham Rahal, Scott Dixon e Pato O’Ward foram os outros pilotos que escaparam por pouco de todo o enrosco, mas todos perderam posição.
A partir da relargada, formou-se praticamente três estratégias de paradas distintas. Na frente do pelotão, Grosjean imprimia um ótimo ritmo, seguido por Newgarden e Harvey. Nesse período, o piloto da Meyer Shank rendia mais que o do americano da Penske, de modo que Jack logo tomou a posição de Josef. Oficialmente, tratava-se do oitavo lugar, mas a briga visava virtualmente a segunda posição, já que o pessoal da frente não havia parado.
Problemas para Jack Harvey
A promising day for Jack Harvey has gone downhill.
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A corrida seguia de tal forma que parecia que Harvey iria marchar rumo ao pódio, podendo até mesmo brigar pela vitória, mas isso não se concretizou. Logo após um pit stop conturbado na volta 39, o carro do piloto britânico teve um pneu furado. Por conta disso, Harvey foi se arrastando pela pista até perder uma volta ao ter que fazer uma nova parada.
O fim da primeira metade da prova trouxe algumas mudanças interessantes na briga pela vitória. Após uma disputa com Takuma Sato, que tentava evitar ficar uma volta atrás do líder, Grosjean acabou virando presa fácil de VeeKay e finalmente perdia a liderança real da corrida.
VeeKay conquista sua primeira vitória na categoria
"YES! YES!"
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Após a última parada, Grosjean voltou cerca de 4 segundos atrás de VeeKay, uma diferença considerável para ser superada, já que o piloto holandês não perdia ritmo, mesmo com pneus um pouco mais desgastados.
Os giros finais viram VeeKay se distanciar ainda mais Grosjean, o que culminou na sua primeira vitória na Fórmula Indy e o fim de uma espera de cinco anos sem vitórias da Ed Carpenter Racing.
Agora, os pilotos voltam suas atenções para as 500 Milhas de Indianápolis. As atividades começam já na terça-feira (18), com treinos livres. No próximo fim de semana, será realizada a definição dos 33 participantes da prova. e suas respectivas posições no grid de largada.
Confira a classificação final do GP de Indianápolis da Fórmula Indy:
1 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | 1:47:08.577 |
---|---|---|---|---|
2 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | +4.951 |
3 | A PALOU | Ganassi | Honda | +15.073 |
4 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +18.447 |
5 | G RAHAL | RLL | Honda | +26.981 |
6 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +27.870 |
7 | A ROSSI | Andretti | Honda | +33.270 |
8 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +36.186 |
9 | S DIXON | Ganassi | Honda | +36.836 |
10 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +37.197 |
11 | W POWER | Penske | Chevrolet | +39.802 |
12 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +40.389 |
13 | C HERTA | Andretti | Honda | +43.115 |
14 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +43.811 |
15 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +44.545 |
16 | T SATO | RLL | Honda | +44.997 |
17 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +45.421 |
18 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +1:05.199 |
19 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
20 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
21 | J MONTOYA | McLaren | Chevrolet | +1 volta |
22 | C KIMBALL | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
23 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +1 volta |
24 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +1 volta |
25 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | NC |
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