A segunda corrida da rodada dupla da Fórmula Indy no Texas foi indiscutivelmente mais movimentada que a primeira, o que ficou evidente desde o big-one no início da prova. Quem não teve nada a ver com o acidente e guiou muito foi Pato O’ward, que conquistou sua primeira vitória na categoria. O mexicano quebrou um jejum de quase 17 anos sem triunfos do México na Indy.
Pato celebra sua primeira vitória a categoria. (Foto: INDYCAR) |
Newgarden chegou em segundo e somou pontos importantíssimos para a disputa do campeonato. O pódio ainda contou com um inspirado Graham Rahal, que chegou a vislumbrar com a vitória no oval texano.
Quanto aos brasileiros, Pietro Fittipaldi abandonou logo na bandeira verde ao se envolver no acidente que eliminou imediatamente outros cinco carros. Já Tony Kanaan cruzou a linha de chegada em 15º após perder três voltas por conta do mesmo acidente na largada.
Big-one logo no início
Multiple cars involved in this crash at the beginning of the @IndyCar race at @TXMotorSpeedway.@ConorDaly22 flips, but all drivers are ok.
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A corrida 2 do fim de semana da Indy no Texas começou com um grande acidente que culminou em uma capotagem assustadora de Conor Daly. Tudo começou com o início lento de Dixon puxando o pelotão, o que levou Fittipaldi a tocar a traseira de Sébastien Bourdais antes da largada, fazendo o francês rodar e acertar Alexander Rossi. O efeito dominó acabou envolvendo Ed Jones, Tony Kanaan, Daly e Dalton Kellett na confusão.
Tony acabou ficando três voltas atrasado em relação ao restante do pelotão, o que comprometeu sua prova logo de cara. Hinch era outro com problema na suspensão traseira e, durante a amarela, o canadense ficou um bom tempo parado nos boxes.
Carro de Jack Harvey provoca outra bandeira amarela
Ssssssmokin'
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Jack Harvey's day sours at @TXMotorSpeedway. We're halfway through the #XPEL375 on NBCSN: https://t.co/THKlb49aWT pic.twitter.com/56npLBGpFS
Apesar do início conturbado, a corrida continuou fluindo normalmente por um bom tempo, mas as diferentes estratégias de paradas deixavam a corrida interessante em certos momentos. Foi então que o carro de Jack Harvey, da Meyer Shank, quebrou na volta 115, trazendo muita fumaça e a segunda bandeira amarela da corrida.
A relargada veio na 127ª volta, trazendo consigo um momento muito disputado da prova. O’Ward saiu voando por fora e passou, em uma tacada só, Newgarden e Rahal. No entanto, Rahal não demorou muito para impor um ritmo espetacular até tomar a liderança de Dixon por algumas voltas.
Rosenqvist sem uma roda
🎶 You picked a fine time to leave me, loose wheel. 🎶
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Felix Rosenqvist loses a wheel, bringing out the caution in the late stages at @TXMotorSpeedway. TV: NBCSN pic.twitter.com/EAhHPN1Yxn
Na volta 190, Rosenqvist ficou somente com três pneus e provocou uma amarela bastante inesperada. A prova virou de cabeça para baixo, com Sato, Hunter-Reay e Ericsson liderando o pelotão porque tinham feito suas paradas anteriormente. No entanto, todos os três precisariam fazer outra parada posteriormente e, portanto, eram cartas fora do baralho na disputa pela vitória.
Após a relargada, o destaque ficou por conta de O’Ward, que imprimiu um ritmo fortíssimo que eventualmente culminou na tomada do primeiro posto, após ultrapassar Newgarden com 23 voltas para o fim da corrida.
A primeira vitória de Pato O’Ward na Indy
'@PatricioOWard TO THE LEAD!
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Nas voltas finais, o mexicano abriu ainda mais vantagem para Newgarden e não deu outra: o piloto da Arrow McLaren SP conseguiu conduzir seu bólida sem maiores sustos para concretizar a primeira vitória na Indy.
A próxima corrida da Fórmula Indy será realizada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway no dia 15 de maio. Até lá!
Confira a classificação final da corrida 2 da rodada dupla da Indy no Texas:
1 | P O'WARD | McLaren | Chevrolet | 2:06:31.116 |
---|---|---|---|---|
2 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +1.244 |
3 | G RAHAL | RLL | Honda | +5.645 |
4 | S DIXON | Ganassi | Honda | +6.039 |
5 | C HERTA | Andretti | Honda | +6.378 |
6 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +7.009 |
7 | A PALOU | Ganassi | Honda | +8.369 |
8 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +11.893 |
9 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +12.721 |
10 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +14.593 |
11 | E CARPENTER | Carpenter | Chevrolet | +15.318 |
12 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +16.074 |
13 | W POWER | Penske | Chevrolet | +17.814 |
14 | T SATO | RLL | Honda | +1 volta |
15 | T KANAAN | Ganassi | Honda | +2 voltas |
16 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +2 voltas |
17 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | NC |
18 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | NC |
19 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | NC |
20 | A ROSSI | Andretti | Honda | NC |
21 | P FITTIPALDI | Dale Coyne | Honda | NC |
22 | E JONES | Dale Coyne | Honda | NC |
23 | D KELLET | Foyt | Chevrolet | NC |
24 | C DALY | Carlin | Chevrolet | NC |
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