Helio Castroneves inscreveu definitivamente o seu nome na história do Indianapolis Motor Speedway neste domingo (30). O piloto brasileiro venceu pela quarta vez a Indy 500, o maior espetáculo do automobilismo, igualando o recorde de mais vitórias no evento de AJ Foyt, Al Unser Sr. e Rick Mears.
Helinho celebra seu quarto triunfo na Indy 500. (Foto: INDYCAR) |
As circunstâncias envolvidas na prova aumentaram ainda mais o brilho do seu triunfo. Em pilotagem impecável, Helinho, veterano de 46 anos, levou a melhor em cima de Alex Palou logo em sua corrida de estreia pela Meyer Shank. De fato, esta foi a primeira vitória da equipe de Jim Meyer e Michael Shank em sua trajetória na Indy.
Simon Pagenaud, que passou Pato O’Ward no finalzinho, foi terceiro, com Ed Carpenter completando em quinto. Santino Ferrucci, Sage Karam, Rinus VeeKay, Juan Pablo Montoya e Tony Kanaan ficaram no grupo dos dez primeiros.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, da Dale Coyne, tentou brigar pela vitória no fim com uma estratégia ousada de economia de combustível. No entanto, a estratégia não deu frutos e o piloto acabou terminando em 25º.
A largada
RETWEET IF YOU'RE WATCHING THE #INDY500 ON @NBC!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 30, 2021
Fans are back at @IMS, and there's no better feeling! Stream here: https://t.co/5zfe5cDg3B pic.twitter.com/zJb9V7NPXV
Nas voltas de formação antes da largada, o carro de Will Power apresentou um problema de potência e precisou passar pelo pit-lane para religar o carro apropriadamente. O australiano, por sorte, conseguiu alinhar em sua 32ª colocação antes da largada.
Após a bandeira verde para o início da prova, Scott Dixon adotou uma estratégia defensiva, segurando os ataques de Colton Herta nas primeiras curvas. Ainda assim, Colton assumiu a dianteira logo de cara, deixando Dixon para trás e ainda puxando Rinus VeeKay.
Por falar em Veekay, não demoraria para o jovem holandês assumir a primeira posição da prova e permanecer por lá durante a parte inicial da corrida.
Stefan Wilson provoca a primeira bandeira amarela
Stefan Wilson crashes entering pit road!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 30, 2021
His hopes of becoming an #Indy500 winner are gone. Tune in now to @NBC: https://t.co/5zfe5cDg3B pic.twitter.com/30YTzeex6I
Durante a primeira janela de pit-stops na volta 35, Stefan Wilson perdeu o controle do seu carro e deu no muro dentro do pit-lane, em um acidente que, por sorte, não pegou mecânicos.
Com isso, a corrida tomou rumos totalmente inesperados. Dixon, tido até então como o grande favorito, ficou sem combustível e foi aos boxes, que estavam fechados. Só que o carro não ligou depois, ainda com o efeito da pane seca. O neozelandês perdeu a volta, bem como Alexander Rossi, que sofreu exatamente do mesmo problema.
Depois do reposicionamento dos carros na pista, a corrida tinha Herta na frente, seguido de VeeKay, Conor Daly, Hunter-Reay e Castroneves no top-5.
Rahal fica sem uma roda
Graham Rahal loses a wheel and hits the wall in the #Indy500.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 30, 2021
The wheel then hits Conor Daly's aeroscreen, but Daly is able to continue. TV: @NBC. pic.twitter.com/dIeS5zg5qt
Apesar das trocas de posições decorrentes das diferentes estratégias, a corrida seguiu relativamente calma até o fim da sua primeira metade, quando veio a segunda bandeira amarela do dia, encerrando o sonho da primeira vitória para Rahal.
Na ocasião, a RLL fez um péssimo pit-stop, soltando o americano de volta para a pista com o pneu traseiro esquerdo solto. Graham nem teve o que fazer, ficou em três pneus e deu no muro. O pneu solto ainda acertou o bico de Daly, mas sem grandes danos.
Após a relargada, a ordem de classificação apontava Palou e Castroneves nas primeiras posições, e realmente seriam esses os dois pilotos que protagonizaram um excelente fim de prova em Indianápolis.
A consagração definitiva de Helio Castroneves
RETWEET TO CONGRATULATE @H3LIO CASTRONEVES ON HIS FOURTH #INDY500 WIN!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 30, 2021
Relive the final two laps at @IMS. pic.twitter.com/0aYT4grWPe
Nos giros finais da prova, começava uma batalha espetacular entre Helio Castroneves e Álex Palou. O piloto espanhol retomou a dianteira com quatro voltas para a chegada e parecia ter tudo para levar a primeira Indy 500 para a casa, mas Castroneves não deixou barato. Faltando duas voltas para o fim, o brasileiro deu o bote e reassumiu a liderança para de lá não sair mais.
Com isso, Helinho igualou os maiores vencedores de todos os tempos no oval do IMS. A emoção tomou conta da pista e muita gente passou a perseguir Helinho para cumprimentá-lo, ao mesmo tempo em que ele escalou o alambrado do circuito mais uma vez.
Confira a classificação final da 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis:
1 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | 2:37:19.385 |
---|---|---|---|---|
2 | A PALOU | Ganassi | Honda | +0.493 |
3 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +0.563 |
4 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +0.941 |
5 | E CARPENTER | Carpenter | Chevrolet | +1.242 |
6 | S FERRUCCI | RLL | Honda | +9.088 |
7 | S KARAM | DRR | Chevrolet | +13.436 |
8 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +14.242 |
9 | J MONTOYA | McLaren | Chevrolet | +14.881 |
10 | T KANAAN | Ganassi | Honda | +15.443 |
11 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +16.517 |
12 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +22.305 |
13 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +22.692 |
14 | T SATO | RLL | Honda | +23.296 |
15 | JR HILDEBRAND | Foyt | Chevrolet | +23.528 |
16 | C HERTA | Andretti | Honda | +28.803 |
17 | S DIXON | Ganassi | Honda | +38.641 |
18 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +40.157 |
19 | M ANDRETTI | Andretti | Honda | +40.359 |
20 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +40.834 |
21 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +40.846 |
22 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +41.576 |
23 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
24 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | +1 volta |
25 | P FITTIPALDI | Dale Coyne | Honda | +1 volta |
26 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
27 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +1 volta |
28 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +1 volta |
29 | A ROSSI | Andretti | Honda | +2 voltas |
30 | W POWER | Penske | Chevrolet | +3 voltas |
31 | S DE SILVESTRO | Paretta | Chevrolet | NC |
32 | G RAHAL | RLL | Honda | NC |
33 | S WILSON | Andretti | Honda | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário