O GP do Alabama, corrida de abertura da temporada 2021 da Fórmula Indy, foi palco de grandes emoções para Álex Palou. O piloto espanhol conseguiu sua primeira vitória na categoria, que veio com um gostinho ainda mais especial por se tratar da sua estreia na equipe de Chip Ganassi.
Palou vibrou bastante com sua primeira vitória na Indy. (Foto: INDYCAR) |
Nos giros finais, Palou conseguiu segurar Will Power, da Penske, que parecia ter chances de fisgar a vitória. Scott Dixon, companheiro de Palou na Ganassi, fechou o pódio.
Largada acidentada
A big crash on the opening lap of the 2021 @IndyCar Series season.
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O início da corrida em Barber viu uma baita confusão provocada por Josef Newgarden. Considerado um dos grandes favoritos ao título, o americano da Penske rodou logo após a bandeira verde ser agitada e provocou um acidente ao melhor estilo “big-one”, algo bastante incomum em circuitos mistos. Na ocasião, seis carros foram diretamente envolvidos, incluindo os de Ryan Hunter-Reay, Colton Herta e Felix Rosenqvist.
A relargada só veio a acontecer na volta 8. Inicialmente, O’Ward disparou tranquilo na frente. Rossi e Palou saíram atrás, mas logo alcançaram o ritmo do piloto mexicano, que passou a espalhar nas curvas e perdeu bastante ritmo.
Aprendizado difícil para Jimmie Johnson
.@JimmieJohnson's first spin in an @IndyCar race.
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Embora animado com sua nova investida, a aventura de Jimmie Johnson na Indy não começou da melhor forma. Durante a volta 10, o heptacampeão da NASCAR foi ultrapassado por VeeKay, perdeu o controle e rodou absolutamente sozinho, chamando a segunda bandeira amarela do dia.
Após a relargada, Palou já dava sinais claros de que tinha condições de vencer a prova. O piloto espanhol veio a fazer sua primeira parada na volta 31, adotando a estratégia de fazer somente dois pit stops. Na ocasião, Palou trocou os pneus macios pelos duros e voltou bastante na frente de O’Ward e Rossi, que já tinham parado antes ao seguirem a tática de três paradas.
Vitória espanhola
"NO WAY!!!"
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No fim das contas, a estratégia de duas paradas provou ser a mais vantajosa, especialmente para Palou, Power e Dixon. Nos giros finais, Palou enfrentou algumas dificuldades para negociar com os retardatários, o que fez Power (que também tinha mais tempo de push-to-pass) se aproximar do jovem piloto da Ganassi. Dixon vinha logo atrás e puxava junto O’Ward, que era, de longe, o piloto mais rápido da corrida nas últimas voltas, mas que ainda assim não conseguia alcançar o pelotão.
Mesmo com a aproximação de Power, o triunfo não escapou de Palou, que soube se defender dos ataques do australiano, que também cometeu erros durante suas tentativas de aproximação. Dixon, frio e calculista como sempre, segurou o ímpeto de O’ward e salvou o pódio. Curiosamente, essa foi a primeira vitória da Espanha na Indy em 16 anos, desde o triunfo de Oriol Servià, em Montreal, na temporada 2005 da Champ Car.
Outros destaques da corrida ficaram por conta de Bourdais, que levou seu bólido da Foyt a um ótimo 5º lugar, e Romain Grosjean, que mesmo sendo prejudicado nos boxes pelo trabalho de sua equipe, terminou na 10ª posição em sua estreia na IndyCar.
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Não se esqueça de anotar na sua agenda que a próxima etapa do campeonato acontece no fim de semana que vem, nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. Todos os detalhes da prova você poderá conferir aqui no Indy Center Brasil. Até lá!
Confira a classificação final do GP do Alabama da Indy:
1 | A PALOU | Ganassi | Honda | 1:52:53.036 |
---|---|---|---|---|
2 | W POWER | Penske | Chevrolet | +0.402 |
3 | S DIXON | Ganassi | Honda | +2.988 |
4 | P O'WARD | McLaren | Chevrolet | +3.974 |
5 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +10.697 |
6 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +13.875 |
7 | G RAHAL | RLL | Honda | +18.739 |
8 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +20.070 |
9 | A ROSSI | Andretti | Honda | +20.560 |
10 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | +45.081 |
11 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +50.079 |
12 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +59.052 |
13 | T SATO | RLL | Honda | +1:05.589 |
14 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +1:06.056 |
15 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +1:08.409 |
16 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +1:09.108 |
17 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +1 volta |
18 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
19 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +3 voltas |
20 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | +4 voltas |
21 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | NC |
22 | C HERTA | Andretti | Honda | NC |
23 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | NC |
24 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | NC |
Ótima corrida. Competitiva do começo ao fim. Torci muito pelo Pato e pela McLaren. Mas foi quase. E a transmissão foi de primeira. Os narradores sabiam o que falavam e não ficaram perdidos. Que bom que temos pessoas que querem bem a categoria.
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