O mexicano irá para sua segunda temporada na Indy Pro 2000 pela antigamente toda-podera Juncos Racing e será um dos postulantes ao título junto com Enzo Fittipaldi.
Imagem roubada do twitter do @IndyPro2000. |
Foi anunciado ontem (11 de março) o terceiro piloto da Juncos Racing para a temporada 2021 da Indy Pro 2000, e o escolhido foi Manuel Sulaimán.
O mexicano de 20 anos seguirá para sua segunda temporada na Indy Pro 2000 e terceira temporada no Road to Indy. Antes, Sulaimán trilhava os caminhos do automobilismo europeu de monopostos, onde fez dois anos de F-4 Britânica e, em 2018, não conseguiu progredir mais migrando para o automobilismo americano.
Primeiro ele correu na F-4 NaCAm, onde foi campeão da temporada 2018-19, a partir daí foi para a USF2000 americana no ano retrasado pela equipe mexicana DEForce Racing. Ele ficou em sexto lugar no campeonato, conquistando dois pódios na temporada (um na abertura do campeonato em St. Pete 1 e outro em Indianápolis Misto 1) o que é ótimo para uma equipe de meio de grid como a DEForce.
Com isso, subiu para a Indy Pro 2000 pela própria DEForce e novamente surpreendeu. Sulaimán conquistou duas vitórias, três poles e ficou entre os cinco primeiros em mais da metade das provas, o que novamente é um ótimo desempenho. Ele terminou o campeonato na sexta posição novamente, a frente inclusive de seu companheiro de equipe, o experiente Parker Thompson.
Manuel Sulaimán e Ricardo Juncos. |
Agora, após dois anos em uma equipe mediana, ele entrará numa das equipes que é franca favorita ao título, a Juncos Racing, que conquistou o título da categoria cinco vezes na última década. Além disso, o mexicano tem melhor retrospecto e desempenho que seus dois companheiros de equipe, Reece Gold (que está subindo para a Indy Pro após duas temporadas não muito animadoras na USF2000) e Kyffin Simpson (que está estreando no ]road to Indy após resultados pouco expressivos na F-Regiona Americas).
Isso faz com que Sulaimán seja apontado como um dos favoritos na briga pelo título contra Enzo Fittipaldi e, correndo mais por fora, Hunter Yeany, Braden Eves e Artem Petrov. Fizemos uma grande análise do grid comentando sobre isso em uma postagem em separado, que você pode conferir aqui.
No entanto, Sulaimán ainda tem um problema que é a regularidade. O mexicano, apesar de ser bem rápido e sempre mostrar bom desempenho, muitas vezes se envolve em toques e faz com que seus resultados finais do campeonato não sejam tão bons assim (ainda mais em um campeonato com pontuação bem grande como o caso das categoria da Indy). Essa característica talvez esteja ligada com o fato de ele correr quase sempre em equipes medianas e estar constantemente correndo no "tudo ou nada" e, agora que está numa equipe mais estruturada, isso não aconteça. Ou talvez ele só seja meio arrojado demais, o que pode atrapalhar muito sua disputa pelo título.
Mas, só conseguiremos ter certeza disso quando a temporada começar, em Barber no fim de semana de 18 de abril. Até lá!
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