A Indy Pro 2000 seguirá para sua terceira temporada após grandes mudanças e vem com um dos grids mais fortes dos últimos anos.


Depois de ser a principal categoria de acesso à Fórmula Indy no ano passado, já que a Indy Lights não correu, a Indy Pro 2000 vem para 2021 com um grid realmente forte. Vamos ver tudo tin tin por tin tin dos já confirmados para correr na categoria esse ano:

 

Andretti Autosport / RP Motorsports USA: Enzo Fittipaldi

 

Numa joint venture entre a equipe Andretti Autosport e a RP Motorsports USA, o brasileiro Enzo Fittipaldi estreará no automobilismo de monopostos americano. Já comentei bastante dos detalhes do acerto dele aqui e também os objetivos que ele comentou em uma live aqui, então vou comentar brevemente do que aconteceu pouco depois.


Enzo participou de dois testes, um no traçado misto de Homstead onde, segundo o próprio, chegou a ser o mais rápido, e pouco depois outro teste no traçado norte de Sebring. Nesse teste em Sebring, o carro dele teve problemas graves de motor e seu dia de testes teve de terminar mais cedo. Também nas lives de Enzo em Sebring era possível ver um segundo monoposto também preparado pela RP, não foi possível saber quem é ou se o carro também envolve a Andretti, mas ainda há anúncios a serem feitos pela equipe.


No fim, isso confirma que Enzo deve ser um dos favoritos na disputa pelo título. Tanto a Andretti como a RP são boas equipes e costumam brigar por vitórias na categoria, e esperamos novamente um brasileiro brigando pelo título desde que Victor Franzoni foi campeão da Pro Mazda em 2017.


Juncos Racing: Reece Gold e Kyffin Simpson

 

Kyffin Simpson estreando pela Juncos na Indy Pro 2000

A equipe do atual campeão da categoria, Sting Ray Robb, vem com dois novos pilotos para tentar novamente o título dessa temporada.


Logo no final de outubro, um dos primeiros confirmados no grid da Indy Pro 2000 foi o americano Reece Gold. O piloto de 16 anos fez duas temporadas na USF2000, categoria logo abaixo da Indy Pro 2000, pela Cape Motorsports, que é uma das principais equipes lá. 

 

E o primeiro ano de Gold na categoria não foi tão bom assim, com ele ficando em 10º lugar no campeonato (de quinze pilotos que fizeram a temporada completa) e tendo como melhor resultado quatro oitavos lugares em St. Pete 2, Lucas Oil, Road America 1 e Laguna Seca 2. Mas o ano seguinte foi muito melhor, onde Gold permaneceu na Cape Motorsports e conseguiu duas vitórias, terminando o campeonato na terceira posição. 


Isso causa impressões conflitantes no que pensar sobre Gold. No primeiro ano ele era bem jovem  mas teve resultados bem ruins para um piloto da Cape Motorsports e, apesar de ir muito melhor no segundo ano, Gold muitas vezes parecia se contentar com segundos ou terceiros lugares pensando no campeonato.


E, no começo de fevereiro, a equipe anunciou que quem pilotará seu segundo carro será Kyffin Simpson. O piloto oriundo de Barbados tem 16 anos e seguirá para seu segundo ano nos monopostos, após estar no ano passado na F-4 USA pela Velocity Racing Development. 

 

Ele participou de três etapas e nove corridas, onde conseguiu dois top 10 (resultados que não são ruins para um grid com mais de 25 carros) e, no meio da temporada, migrou para a F-Regional Americas (ex F-3 Americas) pela HMD Motorsports onde conseguiu como melhores resultados três sétimos lugares: um na sua corrida de estreia em Sebring e dois no circuito misto de Homstead (agora em um grid com dez a onze pilotos).


Agora o herdeiro da Simpson Group parte para o Road to Indy pulando a USF2000 e indo direto para a Indy Pro 2000 ao mesmo tempo que correrá a F-Regional novamente. E, com essa carreira quase meteórica típica de pilotos que possuem grande aporte de dinheiro, não é possível fazer uma grande base sobre o que esperar de Simpson.


No fim, apesar da Juncos Racing ser sempre uma das favoritas ao título na Indy Pro 2000, tanto Reece Gold quanto Kyffin Simpson são meio que incógnitas no que se refere ao seu potencial. Gold mostrou grande melhora mas não se sabe se essa melhora será o suficiente para uma briga pelo título, enquanto Simpson é quase uma página em branco na Indy Pro 2000, o que poderia ser fatal para sua carreira mas ele possui o aporte financeiro da família de quase meio bilhão de dólares.


Exclusive Autosport: Braden Eves e Artem Petrov

Artem Petrov se mudando da Juncos para a Exclusive
 

A Exclusive Autosport segue quase o oposto da Juncos: a equipe canadense não é tão vista brigando por vitórias e títulos mas esse ano tem dois pilotos já conhecidos no grid em seu plantel.


Braden Eves foi contratado pela Exclusive no fim de outubro. Ele foi o campeão da USF2000 no ano retrasado e, como o prêmio do campeonato é ganhar patrocínio na Indy Pro 2000, o americano subiu para a categoria no ano passado pela própria Exclusive e vinha com grandes expectativas para brigar pelo título. 

 

No entanto ele participou apenas de oito provas pois, na primeira corrida no circuito misto de Indianápolis, ele acabou sofrendo um acidente fortíssimo na curva onze, tendo fraturas no braço e no ombro e teve de ficar de fora do resto da temporada.


O piloto de 21 anos passou apuros não só pela fratura, mas também por não conseguir correr e, como ele não possui um grande aporte financeiro, sua carreira poderia estagnar por falta de patrocínio. No entanto, houve a renovação de seu contrato, onde não ficou explícito se é para a temporada completa ou não.


E ontem foi confirmado a contratação de Artem Petrov no segundo carro da Exclusive. O russo de 21 anos vinha seguindo uma carreira no automobilismo europeu até metade de 2019, quando migrou para a Indy Pro 2000 pela RP Motorsports. 

 

Depois de cinco corridas e dois Top 5, ele continuou na Indy Pro 2000 mas entrou na Juncos Racing que sempre briga pelo título da categoria. Apesar dele ir bem tendo duas vitórias e sete pódios, ele teve uma temporada bastante irregular, onde se envolvia em acidentes e chegou a não completa quatro provas no ano, além de estar algumas vezes passar toda a prova no pelotão intermediário.


São dois pilotos que se tem um bocado de expectativa pois já mostraram algum potencial mas ainda tem um bocado a provar para serem considerados favoritos. Isso, em conjunto com a estrutura da Exclusive, que é um bocado menor do que a da Andretti e da Juncos, faz com que a Exclusive brigue de vez em quando pela vitória, mas acaba não tendo fôlego o suficiente para disputar o título da categoria.


Pabst Racing: Hunter McElrea

 


A Pabst Racing parte para a sua segunda temporada na Indy Pro 2000 e, no final de fevereiro, confirmou seu primeiro piloto para a temporada desse ano, e é o australiano Hunter McElrea.


McElrea foi o vice-campeão da USF2000 do ano retrasado teve um bom ano de estreia na Indy Pro 2000 onde ele conseguiu uma vitória na etapa final de Laguna Seca 2 e mais outros quatro pódios. Ele também mostrou uma grande regularidade tendo apenas três resultados fora do Top 10.


Isso é importante para a solidez da Pabst na Indy Pro 2000. A equipe de Augie Pabst III já possui um considerável sucesso na USF2000 mas, por não ser uma equipe de estrutura muito grande, geralmente demora a pegar tração e engatar ótimos resultados seguidos na Indy Pro 2000. Um segundo ano com um bom piloto como o Hunter McElrea pode ajudar muito na consolidação da equipe na categoria.


Turn 3 Motorsports: James Roe

A equipe que foi formada recentemente por Peter Dempsey também vai para sua segunda temporada na Indy Pro 2000 e, após uma temporada quase sempre no meio do grid, a equipe contratou para essa temporada o irlandês James Roe Jr.


Roe tem 22 anos e já é bastante experiente no automobilismo. Correu na Fórmula 2000 da SCCA em 2017 e 2018 e nas duas últimas temporadas esteve na F-3 Americas (que se tornou F-Regional Americas no ano passado) pela Global Racing Group, conseguindo uma vitória em 2019.


Não são lá grandes resultados e Roe já é consideravelmente mais velho, mas é bem condizente com as pretensões da equipe, que não possui grandes estruturas nem grandes expectativas para esse ano da Indy Pro 2000. Fica mais pelo piloto irlandês correndo pela equipe em que o dono também é irlandês.


Velocity Racing Development: Hunter Yeany

 

Velocity e Hunter Yeany ganhando o título da F-4 USA
 

Equipe e pilotos estreantes. No final de janeiro foi anunciado tanto a presença da Velocity Racing Development quanto o seu primeiro piloto, o americano Hunter Yeany.


A Velocity é uma equipe que corre tipicamente na SCCA, correndo principalmente na F-4 USA e na F-Regional Americas. Yeany estreou nos monopostos na F-4 USA justamente com a Velocity, onde foi o campeão mais jovem da categoria, tendo apenas 15 anos.


Nesse ano, ambos correrão tanto na Indy Pro 2000 quanto na F-Regional, o que nos faz nutrir uma certa expectativa em um piloto que conquistou um campeonato bem concorrido tão jovem, ainda mais em uma equipe estreante.


Abel Motorsports: Jacob Abel

Jacob Abel seguirá para sua terceira temporada na Indy Pro 2000 na equipe de seu pai, a Abel Motorsports. Apesar de ter feito apenas três etapas no ano passado, conseguiu seu melhor resultado da carreira na segunda prova de Mid-Ohio, chegando ao terceiro lugar na prova. 


Além desse resultado, foram mais de vinte provas de Jacob Abel na Abel Motorsports sem resultados expressivos. E não é muito diferente do que se esperar para esse ano para Abel. Ainda há a possibilidade da Abel Motorsports alinhar um segundo carro de última hora, assim como fez para Parker Thompson em 2019, mas é um bocado improvável, pois agora existem bem mais equipes que oferecem vagas do que a dois anos atrás.


Miller Vinatieri Motorsports: Jack William Miller

E Jack William Miller subirá da USF2000 para a Indy Pro 2000, e pela equipe onde um dos sócios é seu pai, o Dr. Jack Miller e o jogador da NFL Adam Vinatieri.


Jack Miller correu dois anos na USF2000 pela mesma MVM, onde teve como melhor resultado dois pódios de Lucas Oil e em Indianápolis Misto 2 do ano passado, terminando o campeonato na oitava posição.


Assim como a Abel Motorsports, não há muitas pretensões para MVM e Jack William Miller além de participar do pelotão intermediário, ainda mais que a MVM estreará esse ano na categoria.



E esses são os pilotos já confirmados na categoria. Por enquanto os principais favoritos são o Enzo Fittipaldi na Andretti/RP com os pilotos da Juncos brigando mais forte e, correndo por fora, temos  Hunter Yeany e os dois pilotos da Exclusive Autosport.


A temporada começará nos dias 15 a 18 de Abril, com a primeira rodada dupla de 2021 da Indy Pro 2000 acontecendo em Barber. Até lá!

2 comentários:

  1. Só corrigindo, Adam Vinatieri foi jogador de futebol americano da NFL (provavelmente o melhor em sua posição), não de basebol como escrito.

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