O filho de Michael Andretti decidiu, após quinze anos de temporadas completas, não disputar todas as corridas da temporada 2021 da Fórmula Indy.


Foi anunciado hoje (15 de janeiro) primeiro por meio das redes sociais do piloto e, logo após, em nota oficial da Andretti Autosport, que Marco Andretti continuará pilotando o #98 da equipe do pai, mas apenas de forma parcial. Também foi anunciado que ele deseja fazer corridas no IMSA em conjunto com seu primo Jarett Andretti.

 

A priori, Marco confirmou presença apenas nas 500 milhas de Indianápolis, sendo seu novo foco vencer as 500 milhas mais famosas do mundo. Para isso, pretende também fazer algumas provas em ovais e mistos a fim de se preparar para a prova. 


Marco Andretti entrou na categoria em 2006 com ares de potencial favorito a vitórias e títulos mesmo estreando na categoria aos 19 anos e depois de apenas cinco corridas na Indy Lights. Passou todas as quinze temporadas em que disputou a Indy correndo pela Andretti Autosport, que sempre disputou vitórias todos esses anos. 

 

Mas, durante todo esse tempo apresentou desempenho apenas mediano, conseguindo ao total duas vitórias (Sonoma 2006 e Iowa 2011) e dezesseis pódios em mais de 240 corridas. Ele é o piloto em atividade com o maior jejum de vitórias, completando dez anos em julho de 2021; e também o maior jejum de pódios entre aqueles que fazem a temporada completa, completando seis anos em 2021.


A decisão de não fazer é o final de um processo que vem durando vários anos. Em 2018, Marco passou a não estar num carro 100% da família, sendo demontado para a Andretti Herta Autosport e, desde 2019, ele se tornou um dos sócios da própria equipe a fim de segurar a vaga do #98 para si próprio e formando a Andretti Herta Autosport with Marco Andretti & Curb Agajanian.


Ao que tudo indica, as parcerias com Herta e a Curb Agajanian, além do apoio próprio ao #98 devem permanecer e, assim, a Andretti Autosport tem três carros e meio confirmados para 2021, tendo em vista que Ryan Hunter-Reay, Colton Herta e Alexander Rossi renovaram com a equipe da família Andretti. 

 

Ainda existe a possibilidade da equipe alinhar o #88 para mais uma temporada completa mas, sem o apoio financeiro da Harding e dos Steinbrenner, conseguir um piloto que banque o carro completo fica mais difícil. Além disso, existe a possibilidade de se correr no #98, nas corridas em que Marco Andretti não correr, sendo que o canadense James Hinchcliffe é o piloto mais cotado para ocupar essa lacuna.


Acompanhe aqui os pilotos que já estão acertados para 2021:


AJ Foyt Racing: Sebastien Bourdais e Dalton Kellet

Andretti Autosport: Alexander Rossi, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti (Indy 500 e possíveis provas esporádicas)

Arrow McLaren SP: Félix Rosenqvist e Pato O'Ward

Chip Ganassi Racing: Álex PalouMarcus Ericsson, Scott Dixon, Jimmie Johnson (circuitos mistos e de rua) e Tony Kanaan (apenas ovais)

Ed Carpenter Racing: Ed Carpenter (apenas ovais) e Rinus VeeKay

Meyer Shank Racing: Jack Harvey e Hélio Castroneves (seis provas)

Rahal Letterman Lanigan Racing: Graham Rahal e Takuma Sato

Team Penske: Josef Newgarden, Scott McLaughlin Simon Pagenaud e Will Power

Nenhum comentário:

Postar um comentário