Will Power liderou de ponta a ponta a corrida 2 do Harvest GP no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway, enquanto seu companheiro de equipe Josef Newgarden conseguiu adiar a decisão do campeonato para St. Pete após cruzar a linha de chegada na 4º colocação.


Will Power vibra com sua 39ª vitória na categoria.
Foto: Mike Dinovo/USA Today Sports


Power conquistou sua segunda vitória neste ano e a 39ª de sua carreira (empatando com Al Unser na lista dos maiores vencedores de todos os tempos da categoria). O piloto australiano teve que se defender das investidas furiosas de Colton Herta no fim da prova para vencer por 0,8932 segundos.


Alexander Rossi terminou em terceiro (e no pódio pela quarta corrida consecutiva) e foi seguido por Newgarden, que reduziu a liderança de Scott Dixon no campeonato para 32 pontos. Pato O’Ward ficou em quinto lugar, seguido por Jack Harvey, Graham Rahal, Dixon, Alex Palou e Simon Pagenaud completando o top 10.


A largada



O início da prova viu Power fazer uma boa largada na frente de Colton Herta, que chegou a dar uma fritada nos pneus, mas ainda manteve a segunda posição à frente do companheiro de equipe Alexander Rossi. Enquanto isso, Pato O'Ward, Alex Palou e Santino Ferrucci vinham logo atrás.


Por ironia do destino, os dois pilotos que brigam pelo título, Josef Newgarden e Scott Dixon, praticamente se encontraram na primeira curva. Na ocasião, o americano da Penske acabou caindo de 9º para 11º, enquanto que o neozelandês da Ganassi foi de 15º para 12º.


A partir daí, iniciou-se uma boa sequência de disputas na pista. Newgarden deixava para trás pilotos como Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti, enquanto Dixon, por ser um dos poucos pilotos que largaram com pneus duros, encontrava mais dificuldades para escalar o pelotão.


Estratégias diferentes



Com a segunda corrida do fim de semana fixada em 75 voltas (ao contrário das 85 voltas da corrida de ontem), parecia que a maioria dos pilotos estava planejando apenas duas paradas e, portanto, estava tendo que economizar combustível desde o início. Ainda assim, nem todos os pilotos seguiram essa estratégia, especialmente aqueles que figuravam no pelotão de trás.


A primeira janela de paradas foi aberta ainda na volta 8, com Dalton Kellett, Helio Castroneves e Hunter-Reay indo para os pits. Enquanto isso, Newgarden mostrava ser o mais prolífico na pista, deixando para trás pilotos como Harvey e Palou.


Os líderes só vieram a fazer a primeira parada nas voltas 25 e 26, movimentando o pit lane. A essa altura, Power liderava com tranquilidade, enquanto Rossi e Herta brigavam logo atrás. Dixon, agora om pneus macios, figurava na 12ª posição.


Power resiste à aproximação de Herta



No último stint da prova, Rossi teve que usar os pneus duros, enquanto Power optou pelos macios como a maioria do grid. O destaque a essa altura ficou por conta de Marco Andretti, que embora retardatário, não deixou Power ultrapassá-lo facilmente. Isso permitiu que Rossi se aproximasse a 1,6 segundos do piloto da Penske.


Embora Rossi estivesse se aproximando de Power, Herta acabou tomando o seu 2º lugar, pois estava com pneus melhores. Na volta 70, Herta conseguiu reduzir a vantagem de Power para meio segundo, quando Castroneves deixou que os dois o passassem.


Veja também: Newgarden vence corrida 1 do Harvest GP

Veja também: Indy confirma calendário com 17 corridas para 2021


Apesar dos melhores esforços de Herta, o piloto americano não conseguiu alcançar Power, que usou seu tempo restante de push-to-pass com muita astúcia para vencer por 0,9 segundos de vantagem. Rossi, Newgarden, e O’Ward fecharam o top-5.


Classificação final da corrida



Com esses resultados, a vantagem de Dixon sobre Newgarden foi reduzida para 32 pontos (veja a classificação completa clicando aqui), levando a disputa do título para a última corrida do ano, marcada para o dia 25 de outubro. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário