Newgarden descontou muitos pontos, venceu a última prova, mas não impediu o hexacampeonato de Dixon Foto: Divulgação/INDYCAR |
Olá fãs Indyanistas! Neste domingo terminou a temporada 2020 da Fórmula Indy. A corrida decisiva foi um grande espetáculo a altura das tradições da Indy. Com bandeiras amarelas, reviravoltas e estratégia, todos os ingredientes para uma grande final de temporada. O título ficou nas mãos de Scott Dixon pela sexta vez na história! Na disputa de motores quem levou a melhor foi a Honda! E na corrida a vitória foi de Josef Newgarden!
Outros destaques foram a bela performance de Sebastien Bourdais, que conduziu o carro #14 da AJ Foyt Racing até a quarta posição e cria esperanças de que as coisas podem melhorar em 2021. E também a grande luta para terminar o campeonato dentro do Leader's Circle.
Largada limpa
THIS IS IT!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
The @IndyCar championship finale at the @GPStPete is underway on @NBC!
STREAM: https://t.co/THKlb49aWT pic.twitter.com/NpfU6VgeLY
Na largada todos passaram limpos pela curva 1. Newgarden atacou Bourdais mas não conseguiu fazer a ultrapassagem. McLaughlin não começou bem a prova e despencou para a última posição. Algumas voltas depois da largada, Power ficou lento após errar uma freada. O australiano sujou os pneus e caiu para quarta colocação. Com o declínio de Power, Rossi assumiu a liderança da corrida.
New leader: @AlexanderRossi.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
He hasn't won this season. Is the 2020 finale his day? #INDYCAR #GPSTPete pic.twitter.com/mqukorD9uh
Na volta 7, Newgarden finalmente conseguiu ultrapassar Bourdais porém tomou um X e passou a receber pressão de VeeKay. As coisas só facilitaram para Newgarden quando Bourdais fez sua primeira parada na volta 15. Enquanto isso, Power seguia com muitas dificuldades na pista e segurando muitos carros. No pelotão da frente, que já havia se distanciado de Power, Herta tentou ameaçar a liderança de Rossi, no entanto, o carro #27 conseguiu responder a altura e recuperou uma vantagem segura de mais de 1s.
Na luta do título, Newgarden fez um pit stop na volta 29 enquando Dixon fez sua parada na volta 30. O problemático Power parou na volta 32 e reclamou no rádio que estava com problemas na troca de marchas e no balanço de freio. Ferrucci e Rosenqvist se tocaram e o sueco levou a pior. Imediatamente a Ganassi trouxe o carro #10 para os pits para trocar um pneu furado. Mais alguns pilotos fizeram paradas na volta 33.
That was dicey!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
Santino Ferrucci and Felix Rosenqvist battling for position in the #GPSTPete. Last race of the year, can't hold anything back. #INDYCAR pic.twitter.com/0d8wDyHuU6
Power voltou a frente de Newgarden e tentou abrir passagem. Porém, Newgarden precisou de uma ação muito agressiva para ultrapassar Power e fazer com que o australiano permancesse trancando o caminho dos adversários. Hinchcliffe fazia boa prova e aproveitou para fazer sua parada na volta 34. Sato disputou curva com Ericsson e fez uma bela ultrapassagem. Rossi parou na volta 35.
Sobrou para o HANS
Will Power is FURIOUS.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
His 2020 @IndyCar Series season is over. The @GPSTPete polesitter is out of it less than 40 laps in. pic.twitter.com/r69FIcwUWA
Na volta 37, Power perdeu a traseira do carro e bateu próximo da curva 4. Bandeira amarela! Power não teve pena de violentar seu HANS durante a saída do carro. Os pilotos que estavam no final do grid pararam mais uma vez apostando em estratégias alternativas. A relargada aconteceu na volta 41. Newgarden conseguiu subir para quarto lugar e novamente a amarela foi acionada após Ferrucci bater na curva 2. VeeKay resolveu parar também e entrou no grupo de pilotos com estratégia diferente. Dentro do período de bandeira amarela, Conor Daly aparentemente bateu ou sofreu um furo no pneu traseiro esquerdo e precisou ir para os pits para fazer reparos.
Scott McLaughlin and Rinus Veekay in trouble!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
McLaughlin, making his @IndyCar debut, gets into the 2020 Rookie of the Year on the restart. #GPSTPete // #IndyCar on @NBC pic.twitter.com/9NR6aZFlqy
A nova relargada ocorreu na volta 47. McLaughlin rodou e depois foi atingido por VeeKay. Mais uma bandeira amarela na corrida e a situação de vitória começou a surgir para Newgarden. Por outro lado, Dixon ainda permanecia em boa situação na liderança do campeonato. Mais uma relargada, dessa vez na volta 53. Rosenqvist como retardatário estava atrapalhando o líder da prova, Alexander Rossi. Os dois carros se tocaram.
Mais atrás, a luta para garantir 1 milhão de dólares do Leader's Circle (bônus dado aos 22 melhores carros do campeonato) era acirrada. Jack Harvey se envolveu em uma disputa com Pato O'Ward e tirou o pé para não bater. Na sequência, foi atacado por Dixon e perdeu mais uma posição. Logo atrás desse bolo, Askew se estranhou Hunter-Reay e também quase bateu com Harvey. Marco Andretti, desesperado para garantir o milhão para o seu pai, foi ousado pela primeira vez na vida e conseguiu boas ultrapassagens para subir até a sétima colocação.
Também desesperado na luta do campeonato, Newgarden forçou seu ritmo para se aproximar de Hinchcliffe. Para sorte de Newgarden, Colton Herta, que vinha em segundo, errou e foi até a área de escape. Hinchcliffe subiu para segundo e Newgarden para terceiro enquanto Herta mostrou habilidade para voltar rapidamente e sair do episódio com "apenas" duas posições perdidas.
*Alexander Rossi and Josef Newgarden liked that*
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
Colton Herta locks it up, giving Rossi an even bigger lead, and Newgarden one spot closer to the win he'll likely need to have any shot at the @IndyCar championship. pic.twitter.com/jnMV9ZlE2F
Batalha pelo título
Newgarden parou na volta 66 e garantiu sua estratégia para ir até o final da prova. Rossi e Dixon pararam na volta 67. Depois de voltar com pneus frios, Rossi perdeu o controle do carro na sujeira da pista e bateu no muro. Durante mais uma bandeira amarela, mais pilotos do fundo do grid fizeram paradas.
My goodness.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
Alexander Rossi's season will end winless after this crash in the #GPSTPete on @NBC. #INDYCAR pic.twitter.com/BaXj1L657y
Colton Herta se aproveitou do caos e assumiu a liderança da corrida. Álex Palou não parou e se posicionou na frente de Newgarden. Outra relargada aconteceu na volta 75. Hinchcliffe atacou Herta e os dois aparentemente se tocaram. Hinchcliffe levou a pior. Mais atrás, Andretti foi tocado por Sato e bateu no muro. Hinchcliffe com avarias no bico acabou rodando e colidiu com Jack Harvey. Mais uma amarela!!!
"This is more bizarre than the Tiger King."
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
Only in 2020. pic.twitter.com/mcQGE3DgSk
Durante a bandeira amarela, uma grande nuvem de chuva se aproximou do circuito e começou a cair uma chuva leve na pista. A relargada aconteceu na volta 78. Palou e Newgarden partem com tudo pra cima de Herta e conseguem a ultrapassagem. Newgarden foi mais esperto na manobra e conquistou a liderança da prova. Dixon percebeu que a ultrapassagem de Newgarden poderia ser impactante para o campeonato e passou a atacar no meio de um bolo de carros.
.@JosefNewgarden to the LEAD at @GPSTPete!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
WHAT A MOVE. He still needs Scott Dixon to have an issue for Josef to win the IndyCar title but the pressure is on -- on @NBC. pic.twitter.com/SKOEYGykp3
No fim da disputa Dixon ganhou a terceira posição e praticamente sacramentou o título. Oliver Askew bateu na curva e causou mais uma bandeira amarela. Durante a amarela o Pace Car abandonou a corrida duas voltas antes da bandeira verde pois ficou sem combustível!!!
There have been so many cautions in this @IndyCar race, that apparently the pace car has run out of fuel?
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
WHAT EVEN IS THIS RACE! #INDYCAR #GPSTPete pic.twitter.com/08gBUGRHWv
A última relargada da corrida aconteceu na volta 85. O'Ward ultrapassou Dixon e conquistou a terceira posição. Faltando 11 voltas para o final, Palou precisou parar para não ter pane seca e perdeu várias posições. O'Ward herdou a vice liderança e Dixon voltou para o terceiro lugar.
Nas últimas voltas, Herta errou mais uma vez e despencou na classificação. Newgarden conseguiu uma vitória brilhante e que parecia improvável. Entretanto, o triunfo de Newgarden não foi nem de longe o resultado suficiente para tirar o título de Dixon. O neozelandês conquistou seu hexacampeonato na Fórmula Indy.
"I never doubted it. Not with you guys. What a team."
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 25, 2020
Gracious @ScottDixon9 has won a sixth @IndyCar championship. pic.twitter.com/OPanOIaQ1l
Classificação da Corrida
Classificação do Campeonato
Classificação de Motores
A Fórmula Indy agora sai de férias e volta somente em março de 2021 e novamente nas ruas de St. Petersburg. Acompanhe todas as notícias da Silly Season aqui no Indy Center Brasil.
Saiba mais!
Cronometragem com defeito, punições e atrasos marcam mais uma pole de Will Power
Nenhum comentário:
Postar um comentário