Com Felix Rosenqvist no lugar de Oliver Askew, a equipe preta e laranja entrará com dois carros na temporada completa da fórmula Indy do ano que vem.
O início de um sonho... |
Essa semana houve uma série de anúncios relacionados a Arrow McLaren SP, equipe Sam Schmidt e Ric Peterson em parceria com a McLaren e Zak Brown, além da Arrow bancando quase tudo.
O primeiro dos anúncios foi feito na segunda-feira (12 de outubro) onde era anunciado que a AMSP não renovaria com Askew para o ano que vem. O americano campeão da Indy Lights do ano passado poderá correr pela equipe na etapa final em St. Pete, caso se recupere de uma concussão devido a um acidente ainda nas 500 milhas de Indianápolis, em agosto.
Apesar de não haver citação dos motivos, a revista RACER apurou que a confusão e a falta de comunicação no caso da concussão de Indianápolis tenham influenciado bastante a decisão. Após o acidente de Indianápolis, Askew teve sintomas de concussão depois de ser liberado pelo centro médico de Indianápolis, fazendo com que ele corresse tanto a rodada dupla de Gateway quanto a rodada dupla de Mid-Ohio com tonturas e labirintite. Com medo de possível demissão, o piloto não comunicou os sintomas tanto para a equipe quanto para a direção da INDYCAR, o fazendo apenas poucos dias antes da rodada dupla de Indianápolis Misto.
... deu tudo errado. |
Para substituí-lo, foi anunciado ontem (13 de outubro) o acerto da AMSP com Félix Rosenqvist. O sueco vinha correndo no #10 da Chip Ganassi nas duas últimas temporadas, conseguindo grandes resultados. No ano passado conseguiu dois pódios e vários Top 10 e, nesse ano, chegou a sua primeira vitória na categoria em Road America 2. Mas, competir com Dixon e com a Chip Ganassi dando constante preferência a ele, o sueco acabou saindo e optou por assinar com a AMSP.
Félix Rosenqvist saindo da Ganassi no mesmo em que conseguiu sua primeira vitória na Indy. |
No mesmo dia (13 de outubro) foi anunciado que Pato O'Ward continua em seu contrato pela AMSP, correndo no #5 da equipe, lembrando que tanto ele quanto Askew assinaram no ano passado um contrato válido por dois anos, com o contrato de Askew sendo quebrado esse ano. A Arrow confirmou que correrá com apenas dois carros na temporada completa, mas não descarta alinhar um terceiro carro para eventos esporádicos, onde os principais candidatos a ocupar essa vaga temporária seriam Hélio Castroneves e Fernando Alonso para as 500 milhas.
A dupla de pilotos para o ano que vem se parece um bocado com a anunciada para a temporada desse ano. Apesar de Rosenqvist ser um piloto mais consolidado no grid e ter muito mais experiência automobilística que Askew, o sueco não provou tanta coisa assim no segundo carro da Ganassi e ainda permanece uma grande incógnita sobre seu desempenho na Indy ser impulsionado pela Ganassi ou segurado por ser o segundo carro da equipe. Isso em conjunto com O'Ward que teve um bom ano e beirou a vitória em algumas oportunidades, fazem com que a equipe tenha virtualmente um plantel melhor que o desse ano, mas não tanto assim.
Mas o que marca bastante a equipe é que, num intervalo menor que um ano, a equipe quebra o segundo contrato com um piloto assinado para correr pela equipe. Lembrando que no final de outubro do ano passado, a equipe dispensou James Hinchcliffe para contratar Oliver Askew, mesmo com o canadense tendo contrato válido com a Schmidt-Peterson e a Arrow McLaren tendo reafirmado o compromisso com Hinchcliffe. Resta saber até quando a equipe continuará tendo boa fama dentro das pistas mas má fama fora delas.
Acompanhe aqui os pilotos que já estão acertados para 2021:
AJ Foyt Racing: Sebastien Bourdais
Andretti Autosport: Alexander Rossi
Andretti Harding Steinbrenner Autosport: Colton Herta
Arrow McLaren SP: Félix Rosenqvist e Pato O'Ward
Chip Ganassi Racing: Álex Palou, Marcus Ericsson, Scott Dixon
Ed Carpenter Racing: Ed Carpenter (apenas ovais), Rinus VeeKay
Rahal Letterman Lanigan Racing: Graham Rahal e Takuma Sato
Team Penske: Josef Newgarden, Scott McLaughlin Simon Pagenaud e Will Power
Nenhum comentário:
Postar um comentário