O americano termina seu terceiro ano de contrato com a Andretti Autosport, onde ele já não pilotará o carro #26 a partir da próxima corrida em Indianápolis misto.
Foi anunciado hoje (23 de setembro) que Zach Veach encerrará seu contrato com a Andretti Autosport, deixando o #26 temporariament vago.
Veach tem um longo vínculo com a Andretti Autosport, onde ele estreou na USF2000, a categoria inicial do Road to Indy, em 2010 pela equipe de Michael Andretti. Somando-se USF2000, Indy Pro 2000 (que era Star Mazda na época) e Indy Lights, foram cinco temporadas. O maior destaque veio no último ano, em 2014, quando ele, Jack Harvey e Gabby Chaves disputaram quase sozinhos o título da Indy Lights da quele ano. Veach acabou o campeonato na terceira colocação com três vitórias no ano.
Três anos depois, Veach estreava pela Ed Carpenter Racing em Barber 2017, substituindo JR Hildebrand que havia quebrado um osso da mão na etapa anterior, ele ainda viria a correr nesse mesmo ano pela AJ Foyt nas 500 milhas de Indianápolis e, no fim desse mesmo ano, seria anunciado que ele correria por três temporadas completas na Andretti, substituindo o então ganhador das 500 milhas de Indianápolis Takuma Sato.
Zach Veach pronto para estrear pela Andretti na USF2000, em 2010. |
Veach, apesar de sempre mostrar sua grande regularidade, onde ele abandonou apenas cinco das suas 45 corridas na Indy pela Andretti. No entanto, os resultados raramente vieram. O americano não conseguiu uma vitória ou pódio sequer, tendo como melhor resultado na carreira dois quartos lugares em Long Beach (2018) e no Texas (2020). No ano passado, Veach terminou o campeonato no 18º lugar, a frente apenas de Matheus Leist entre os pilotos que fizeram todas as provas do ano; e nesse ano o piloto está no 20º posto, a frente a penas de Marco Andretti entre os pilotos que fizeram todas as provas.
Os resultados não satisfatórios, em conjunto com um contrato quase terminando e um campeonato tardio por causa da pandemia mundial, forçaram a saída antecipada de Veach do #26.
“Foi decidido que não estarei em 2021 com Andretti Autosport no carro #26. Isso, junto com o fato dos testes serem limitados para equipes devido ao COVID, me levou à decisão de sair do carro para o restante da temporada da Indy de 2020. Estou fazendo isso para permitir que a equipe tenha tempo para preparar outros pilotos para 2021, e para que eu também possa explorar minhas próprias opções para o ano que vem.
“Esta é a decisão mais difícil que já tomei, mas para mim, correr é uma questão de família, e eu acredito que você cuida da sua família. Andretti Autosport é minha família e eu sinto que isso é o que é melhor para ajudar a todos nós alcance a próxima etapa.
"Serei eternamente grato a Michael e à equipe por todo o apoio ao longo dos anos. Eu não estaria onde estou hoje se não fosse por um relacionamento que começou há muitos anos com a Road to Indy. Eu também estarei Sou eternamente grato a Dan Towriss por sua amizade e pela oportunidade que ele e Gainbridge me deram.
"Meu amor por este esporte e pelas pessoas envolvidas é incomensurável e estou ansioso para continuar entre o mundo das corridas e os fãs em 2021."
A Andretti Autosport ainda não anunciou substituto no #26 tanto para as próximas etapas em Indianápolis Misto e St. Petersburg, quanto para a temporada do ano que vem. Veach também não anunciou novo lugar para a temporada da Indy de 2021.
Acompanhe aqui os pilotos que já estão acertados para 2021:
AJ Foyt Racing: Sebastien Bourdais
Andretti Autosport: Alexander Rossi
Andretti Harding Steinbrenner Autosport: Colton Herta
Chip Ganassi Racing: Scott Dixon
Ed Carpenter Racing: Ed Carpenter (apenas ovais)
Rahal Letterman Lanigan Racing: Graham Rahal
Team Penske: Josef Newgarden, Simon Pagenaud e Will Power
Nenhum comentário:
Postar um comentário