Dudu Barrichello venceu duas das três corridas desse fim de semana na USF2000 e o brasileiro Kiko Porto conseguiu duas poles nesse mesmo fim de semana, fazendo com que o campeonato da categoria de base da Fórmula Indy ressuscitasse.
Parece meio aleatório, mas as duas categorias de acesso à fórmula Indy esse ano, a Indy Pro 2000 e a USF2000, correram na quinta e sexta-feira (3 e 4 de setembro) no circuito misto de Indianápolis. As duas categorias fizeram uma rodada tripla, com uma corrida na quinta e duas na sexta.
Essa rodada tripla foi importantíssima para o campeonato pois, pela primeira vez esse ano, Christian Rasmussen (Jay Howard Driver Development) não venceu. O Dinamarquês que ficou em terceiro colocado na USF2000 no ano passado vinha imbatível durante toda a temporada, onde conseguiu seus vitórias em seis corridas e acumulava uma vantagem esmagadora contra seus adversários: 85 pontos para Michael d'Oralndo, 87 para Reece Gold (ambos da Cape Motorsports) e 104 pontos para Dudu Barrichello (Pabst Racing).
O brasileiro filho de Rubens Barrichello é um dos favoritos na briga pelo título pois, junto com Rasmussen, é um dos poucos no grid com alguma experiência na categoria, e está numa das melhores equipes da USF2000, a Pabst Racing. No entanto, o brasileiro vinha com um bocado de problemas na pista, onde ele não conseguia converter bons desempenhos em bons resultados e tinha apenas dois pódios na temporada.
A coisa mudou da água pro vinho em Indianápolis. Dudu conseguiu largar de terceiro na primeira prova e estava em terceiro a maior parte do tempo, partindo à caça de Reece Gold e Kiko Porto. Faltando três provas, Gold tentou passar Porto pela liderança da prova na curva um, mas espalhou e virou presa fácil para Dudu que, batalhando forte, conseguiu passar seu compatriota e vencer sua primeira prova no ano.
Foi uma vitória bastante emocionante para o jovem brasileiro de 18 anos. Ele não via o pai a um tempo pois, devido as grandes dificuldades de viagem em tempos de pandemia, Rubens estava no Brasil, mas conseguiu ir aos EUA nessa semana e era o spotter do filho durante as provas. Dudu dedicou sua vitória à sua mãe, que também não vê a algum tempo. E foi a primeira vitória dele na categoria, para desencantar na sua carreira no automobilismo americano.
E parece que o desencanto caiu mesmo. Dudu largou em segundo mas conseguiu passar Kiko Porto logo na largada e, imprimindo bom ritmo, dominou de ponta a ponta e conseguiu sua segunda vitória na categoria em menos de 24 horas.
Essas duas vitórias foram importantíssimas para o campeonato porque, com elas, ele conseguiu passar d'Orlando no campeonato quando o americano teve um "fim de semana" não tão bom assim, se aproximou bastante de Reece Gold, que é bastante constante nos resultados e conseguiu seis pódios nas últimas sete provas da temporada, e tirou quase cinquenta pontos de desvantagem para Rasmussen, que teve um fim de semana bem ruim.
Estava muito estranho ver Christian Rasmussen no meio do pelotão; |
Rasmussen teve um de seus piores fins de semana em muito tempo na categoria. Na primeira prova ele largou do quinto lugar (sendo a primeira vez que ele não largava da primeira fila esse ano) teve muitas dificuldades para fazer ultrapassagens e, nessas batalhas, acabou sendo ultrapassado por pilotos já mais distantes no campeonato, como Josh Green (Cape) e Nolan Siegel (Jay Howard). A segunda prova foi bem parecida, onde Rasmussen largou de quarto, teve dificuldades no meio do pelotão e acabou sendo ultrapassado por Christian Brroks (Exclusive Autosport) e terminando em quinto (seu único Top 5 no fim de semana).
Mas nada se comparou a terceira corrida, onde ele foi tocado por Jack Willian Miller na volta de apresentação e acabou perdendo três voltas trocando a suspensão, terminando em penúltimo. Nessa prova, Reece Gold (o segundo colocado no campeonato) venceu e Dudu terminou em quinto, com ambos tirando grande diferença no campeonato.
Rasmussen e seus 244 pontos ainda tem uma grande vantagem no campeonato. O dinamarquês tem 50 pontos de vantagem para Gold e 57 pontos para Dudu, segundo e terceiros colocados no campeonato. Parece muito, mas lembrando que uma vitória no Road to Indy vale 30 pontos (33 contando os pontos bônus) e um dia de azar pode mudar tudo. Mais atrás vem uma briga de foice entre Christian Brooks (150) e os outros pilotos da Cape: Josh Green (145), Michael d'Orlando (144) e Matt Round-Garrido (130).
Kiko Porto ficando rico com a pole. |
Em Indianápolis finalmente conseguimos ver o que Kiko Porto pode fazer. Ele surpreendeu a todos conseguindo a pole da primeira prova, e o fez novamente na segunda prova, conseguindo inclusive o recorde da pista na categoria USF2000 (o que é importantíssimo, pois o circuito misto de Indianápolis é um dos circuitos onde a categoria mais corre, incluindo treinos de pré-temporada). Nas corridas era muito difícil manter o desempenho perante as grandes Cape, Pabst e Jay Howard, mas Kiko Porto conseguiu terminar entre os cinco primeiros em todas as três ocasiões (foi o único do fim de semana a fazê-lo) com um terceiro lugar na corrida 1, um quinto lugar na corrida 2 e um quarto lugar na corrida 3.
Com os ótimos resultados, Kiko Porto deu um salto na classificação, saindo do 16º lugar para o oitavo posto. Essa é uma colocação muito boa, principalmente pelo fato de que cinco dos sete pilotos que estão a frente dele são das três grandes; Cape, Pabst e Jay Howard.
E.. bem, é isso por esse fim de semana na USF2000! O próximo evento confirmado é mais uma rodada tripla nos dia 10 e 11 de outubro em New Jersey Motorsports Park. No entanto, houve o cancelamento da rodada tripla em Mid-Ohio em Julho e, no caso dela voltar, pode ser antes dessa rodada em New Jersey! Até lá!!
E, por fim, um pedido de desculpas. A gente costumava fazer uma cobertura típica das categorias de acesso à Fórmula Indy, com descrição das provas e uma cobertura mais ampliada do campeonato. No entanto, a dificuldade de acesso aos replays das provas e atividades (são três dias inteiros de atividades o dia todo), a falta de tempo deste que vos escreve e o baixo retorno que esses textos davam (pois, além de não darem muito retorno, ficavam no meio das várias postagens do fim de semana e atrapalhava o desempenho dos outros textos). Era bem frustrante aquele formato, onde passava três dias inteiros acompanhando textos e live timing onde, caso quisesse rever alguma atividade não podia por não ter replays, daí produzia textos gigantes que consumiam muito tempo para quase ninguém.
Agora tenho um novo formato, onde o problema do tempo é resolvido e o problema dos replays é parcialmente resolvido, já que não tenho que cobrir lances de corrida mais obscuros. Espero realmente que apreciem, ficar sem cobrir o Road to Indy é muito frustrante pra mim, fico realmente feliz em fazer esses textos e fico ainda mais feliz que alguns outros veículos de mídia vem mostrando cada vez mais as categorias de acesso à fórmula Indy em seus conteúdos, fazendo com que meu texto fique menos importante por não ter a obrigação de reportar as coisas.
Eu como leitor prefiro um formato mais compacto sobre o Road Indy.
ResponderExcluirÓtimo texto, espero vê esses brasileiros em breve nas categorias principais!
ResponderExcluirÓtimo trabalho, continue assim! E conte comigo para a divulgação. Abraços
ResponderExcluirAndré Duek