Foi o 50° triunfo de Dixon na Indy e faltam apenas mais duas vitórias para ele se igualar a Mario Andretti na vice liderança dos maiores vencedores da história Foto: James Black/INDYCAR |
A corrida de hoje deixou muito a desejar em termos de disputa e teve apenas 65 ultrapassagens em 200 voltas. A Penske mais uma vez também não teve um dia muito feliz. Simon Pagenaud teve muitos problemas ao longo da corrida e a equipe se atrapalhou mais uma vez sozinha na estratégia de Will Power e Josef Newgarden.
A Andretti perdeu 3 carros com um big one logo na largada mas conseguiu fazer um trabalho muito com Colton Herta e colocou o carro #88 entre os 5 primeiros. Enquanto que Ryan Hunter-Reay foi o sétimo colocado.
Em temporada de despedida, Tony Kanaan chegou na nona posição e fez uma corrida bastante eficiente com o equipamento limitado da AJ Foyt Racing. Um belo resultado para o veterano brasileiro! Acompanhe abaixo o resumão da corrida.
Big One na largada
Logo após a bandeira verde, a largada contou com um big one de 6 carros patrocinado por Oliver Askew e Alex Palou. A amarela foi longa e o pit abriu na oitava volta com vários carros do fundo do grid e alguns envolvidos no acidente fazendo as primeiras paradas da corrida.
Entres os envolvidos no big one, Alexander Rossi, Marco Andretti e Zach Veach, curiosamente três carros da Andretti, foram obrigados a abandonar a corrida. Por outro lado, Ed Carpenter, Simon Pagenaud e Oliver Askew tentaram continuar apesar dos danos. Enquanto isso, a direção de prova analisou o acidente e considerou que Palou e Askew foram culpados pelo big one e obrigou os dois carros a relargarem no final do grid.
A relargada veio na volta 14. Marcus Ericsson tentou ultrapassar Scott Dixon mas não conseguiu. Mais atrás algumas disputas aconteceram por algumas voltas. Santino Ferrucci movimentou o fundo do grid tentando ganhar posições. Tony Kanaan, que largou em 21°, subiu para 13° após o big one e as primeiras voltas depois da relargada.
Pagenaud e Rahal com problemas
Lá na frente, Will Power liderava a prova com tranquilidade e já tentava abrir um segundo de vantagem para Pato O'Ward que vinha em segundo. No entanto, quem estava mal era Pagenaud. O carro #22 sobreviveu ao big one mas estava se arrastando na pista com muitos danos e andando cerca de 10 mph mais lento que os outros carros.
Depois de tomar uma volta de Power no 33° giro, Pagenaud foi para os pits na volta 36. Rinus VeeKay parou na volta 48 e mudou sua estratégia. E depois na volta 49, foi Graham Rahal quem parou com problemas no câmbio do carro.
Algumas voltas depois, Pagenaud seguia atrapalhando os outros carro com sua lentidão na pista. Enquanto isso, Palou, VeeKay e Askew brigavam no fundo do grid. Na volta 58, VeeKay conseguiu ultrapassar Palou e na volta 59 conseguiu superar Palou com uma ajudinha de Pagenaud que atrapalhou muito o carro #18.
Garoa na pista
A janela principal de pits começou na volta 61 com a parada de Newgarden. Alguns carros pararam na volta 62. O líder da prova, Will Power, fez sua parada na volta 63. Dixon ficou na pista tentando esticar o stint. Quem havia parado no começo da corrida entrou nos pits junto com o neozelandês na volta 66.
Depois das paradas, Power se deu muito mal e perdeu a liderança para Pato O'Ward e o segundo lugar para Dixon. Mas as coisas não estavam tranquilas para o novo líder também. O'Ward se atrapalhou com retardatários e quase rodou na curva 1. Na volta 72, Pagenaud finalmente se deu por vencido e abandonou a corrida.
Rahal continuou com problemas e também foi para os pits mais uma vez tentando resolver os problemas no câmbio. VeeKay, que estava em estratégia diferente, foi para os pits na volta 97. A Penske percebeu que não conseguiria reverter o prejuízo de Power na pista e resolveu antecipar a parada do carro #12 e também do carro #1.
Muitos carros seguiram a mudança de estratégia e pararam também, porém, os líderes continuaram na pista. Todo mundo se deu muito mal porque a direção de prova acionou a bandeira amarela na volta 109 após uma garoa começar sobre o circuito. Na volta 115, ainda sob bandeira amarela, os líderes que não haviam parado fizeram seus pits e a McLaren de Pato O'Ward voltou na frente de Dixon por uma diferença minúscula na saída dos pits.
Dixon vs Sato - Parte II
A Penske percebeu o erro de estratégia e tentou parar novamente para colocar mais combustível no carro de Newgarden e Power. Novamente deu tudo errado porque a amarela saiu e a relargada aconteceu na volta 121.
Ferrucci continuou tentando escalar o pelotão e conseguiu subir para a quinta posição. Will Power parou mais uma vez na volta 135 sem nenhuma explicação plausível. Na briga pela vitória, Dixon tentou chegar em O'Ward e os dois pareciam se encaminhar como os postulantes a vitória.
VeeKay fez sua parada na volta 149 e mais um grande grupo de carros parou entre as voltas 152 e 156. Os líderes fizeram a parada na volta 162 e dessa vez foi Dixon que voltou na frente. Mas alguns carros permaneceram na pista esticando o stint. Os carros que ficaram na pista eram de Takuma Sato, Charlie Kimball, Alex Palou e a Penske de Newgarden, que estava desesperada para progredir na classificação da corrida.
Palou e Kimball pararam na volta 172 e Sato e Newgarden pararam na volta 175. Na troca de Sato, a equipe do carro #30 perdeu muito tempo na troca da roda traseira direita enquanto Newgarden teve dificuldades para reabastecer rápido. Dixon e O'Ward reassumiram a lideranla da corrida. Sato voltou dos pits com um foguete nas mãos e escalou o grid muito rápido.
Sato realizou uma manobra muito ousada e ultrapassou Pato O'Ward. Os dois quase bateram na curva 1. Repetindo ao inverso o duelo da Indy 500, nas voltas finais, Sato partiu ao ataque contra Dixon por ter vantagem nos pneus e no combustível. O duelo dos dois foi intenso mas dessa vez o pentacampeão levou a melhor e venceu a corrida!
Classificação da corrida
Classificação do campeonato
Classificação de motores
A continuação da rodada dupla acontece amanhã às 16h30. Até a próxima!
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