Mais um treino classificatório emocionante e cheio de reviravoltas na Indy! E dessa vez a própria definição da pole foi decidida em cima do laço e ficou no colo de Will Power. Mas não foi só isso, o treino classificatório também contou com zebras e surpresas que prometem bagunçar a corrida de amanhã.
A Indy dividiu os pilotos em 2 grupos para o Round 1 do treino classificatório com base nos tempos do treino livre da manhã.
Newgarden classifica no limite
O grupo 1 começou com Pato O'Ward na frente e com Felix Rosenqvist na sua cola. Os pneus duros não estavam com bom desempenho e a primeira parte da sessão não saiu de 1m11s. Porém com pneus macios os tempos baixaram para 1m10 e a disputa esquentou na pista. Pato O'Ward que havia começado bem caiu para fora do top 6 enquanto que Max Chilton apareceu em segundo.
Ryan Hunter-Reay, que não vinha bem, acertou uma boa volta e subiu para quinto. No finalzinho, Josef Newgarden foi para a bolha e na última volta não melhorou seu tempo, no entanto, a pista parece ter perdido seu melhor momento, e ninguém superou o campeão.
Rossi e Rahal classificam no apagar das luzes
O grupo 2 reservou um drama de novela mexicana para Alexander Rossi e Graham Rahal. Jack Harvey e Colton Herta começaram na frente e fizeram um bom trabalho durante boa parte do treino. Spencer Pigot também chegou a figurar no top 6 em determinado momento. Por outro lado, Rahal e Rossi não pareciam progredir na classificação, e Rossi chegou a estar atrás da Foyt de Dalton Kellett.
Mas nem tudo é o que parece, os 2 pilotos de motor Honda sofreram bastante para conseguir o acesso ao Round 2 só que ele veio no finalzinho. E para surpresa geral, Simon Pagenaud, que parecia garantido até os últimos minutos, despencou para décimo e foi eliminado. Pigot e Ericsson que durante boa parte do tempo estavam entre os classificados também perderam a vaga. Will Power dominou a sessão e Scott Dixon também se classificou.
Askew faz a melhor volta do dia
No Round 2, Hunter-Reay errou totalmente uma entrada de curva, passeou na grama e no retorno para a pista ainda estragou a volta de Oliver Askew. A direção de prova analisou o incidente mas optou por não punir ninguém. Will Power fez a melhor volta dos pneus duros mas nada parecia importar muito.
Com pneus vermelhos, começou o festival das zebras. Oliver Askew fez a melhor volta do dia com 1m09.8780s e se garantiu em primeiro. Jack Harvey surpreendeu em segundo. Rahal, que quase não classificou antes, dessa vez estabeleceu um terceiro lugar bem sólido e Herta manteve o bom trabalho fechando em quarto.
Will Power classificou em quinto e Newgarden milagrosamente ficou em sexto outra vez. Então alguns figurões do grid ficaram pelo caminho, por exemplo Scott Dixon, que ficou em sétimo. Rosenqvist, que fez a pole de 2019, ficou em oitavo e nem chegou no Fast 6 em 2020. E a dupla da Andretti foi muito mal por toda a sessão e ficou em décimo primeiro e décimo segundo consecutivamente.
Power arranca pole de Harvey
No Fast 6 todo mundo usou pneus macios e a maioria foi pra pista logo que a bandeira verde abriu os trabalhos. Askew e Newgarden optaram por esperar estrategicamente. Harvey virou um grande tempo com 1m10.3653s e foi para primeiro. Enquanto isso, Askew foi pra pista e os demais não conseguiram voltas muito fortes. Newgarden esperou até o último momento possível e arriscou somente uma volta rápida.
Askew desistiu de melhorar seu tempo e ficou em quinto. Newgarden fritou os pneus na única volta que tentou e nem sequer marcou tempo. Will Power, que passou despercebido quase o tempo todo, mostrou sua carta na manga e tirou a pole de Jack Harvey no estouro do cronômetro com 1m10.1779s. Agora o australiano conta com 58 poles na carreira e está apenas 9 poles atrás do recorde de Mario Andretti que é de 67.
A previsão do tempo aponta céu mais nublado e uma leve chance de chuva, mas provavelmente não deve chover, apenas vai amenizar o calor forte da sexta-feira. O que deve esquentar bastante é a disputa no fim do grid com muitos pilotos de equipes grandes largando de trás do pelotão. Confira como ficou o grid de largada.
Amanhã ainda acontecerá um Warmup às 10h e a corrida está programada para ter suas voltas 80 voltas começando às 13h. A cobertura completa você pode conferir no nosso blog. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário