O americano vence de ponta a ponta a primeira prova em Mid-Ohio e aumenta ainda mais sua distância no campeonato. Lucas Kohl chega em sexto e consegue seu melhor resultado no ano.
Iniciamos a segunda metade da temporada 2019 da Indy Lights com uma rodada dupla em Mid-Ohio. Para esse fim de semana, os mesmos nove carros e pilotos que vem largando desde Road America se fizeram presente.
Em Mid-Ohio, por ser um circuito bastante travado e não haver grandes variáveis em estratégia, os treinos se tornam mais importantes do que nas outras etapas. Sendo assim, a Juncos Racing começou muito bem no treino livre de meia hora a Juncos Racing começou muito bem, colocando VeeKay como piloto mais rápido da sessão e Dalton kellett com a terceira melhor marca. entre eles, apenas o líder do campeonato, Oliver Askew (Andretti) que foi o único de sua equipe na metade de cima da tabela, que foi completada com David Malukas (BN Racing).
Já no treino classificatório, realizada na sexta à tarde, a Andretti se recuperoue dominou a sessão. Askew foi sempre o piloto mais rápido da sessão e fez a melhor e a segunda melhor volta da sessão conseguindo a pole. Seu companheiro de equipe, Robert Megennis, sempre esteve entre os ponteiros e conseguiu a primeira fila. Atrás deles, Toby Sowery (BN/Team Pelfrey) surpreendeu e conseguiu o terceiro melhor tempo, quebrando a trinca da Andretti com Ryan Norman em quarto.
Rinus VeeKay, o vice-líder do campeonato e o mais rápido no treino livre, ficou preso no tráfego de David Malukas durante a melhor fase do pneu novo, e acabou ficando apenas no sexto lugar. Ele ficou a frente apenas de Aaron Telitz, que rodou na curva dois no começo do treino e acabou perdendo a sua melhor volta como punição por provocar a bandeira vermelha; de David Malukas que mudou seu acerto e se deu mal, e a trás de Lucas Kohl, que segue em sua temporada de adaptação a categoria e acabou no último lugar.
Na corrida, realizada no sábado a tarde, a largada foi bem tranquila e, estranhamente feita na reta principal (normalmente eles usam a reta oposta para esse fim). Talvez por isso não vimos grandes mudanças na largada, onde Askew largou bem e permaneceu em primeiro, com Megennis em segundo e Sowery em terceiro, sendo o único piloto entre o trio da Andretti, já que Norman permaneceu em quarto. A única ultrapassagem na primeira volta foi feita por VeeKay, que passou kellett na largada e subiu para o quinto posto.
No entanto, com a pista bastante escorregadia por causa do óleo que os carros da Stadium Super Trucks costumama soltar na pista, e os pilotos estavam sentindo bastante. Ainda na primeira volta, Telitz rodou na curva cinco e caiu para o fim do grid. Na volta seguinte, Toby Sowery rodou sozinho na curva oito, caindo para o oitavo lugar e Dalton Kellet passa direto na última curva, se livrando por pouco do muro e caindo para o fim do grid também.
No fim da segunda volta, Askew era líder e abria ainda mais distância de Megennis, na segunda posição. Mais atrás, Sowery vinha em terceiro, sendo perseguido por Norman, e os dois abriam distância para Malukas e Kohl, na quinta e sexta posição. Kohl vinha pressionado por Sowery, enquanto Kellet e Telitz brigavam pelo oitavo lugar.
A partir daí, Sowery se tornou destaque da prova. Sempre por fora na curva quatro, Kohl foi ultrapassado na quinta volta e, duas voltas depois, a vítima foi David Malukas. O piloto da BN Racing tinha um carro rápido e vinha em busca de recuperar o terceiro lugar, chegando cada vez mais perto de VeeKay e Norman, que brigavam pelo terceiro posto. Mas, na nona volta, Sowery exagerou na entrada do carrossel, rodou e parou no muro, abandonando a prova. Bandeira amarela.
Em paralelo, Telitz ia para os boxes com problemas na suspensão. Ele voltou para a prova cerca de sete voltas depois, mas terminou a prova em oitavo e último lugar.
A relargad foi dada na volta doze (de trinta totais). Askew continuava na ponta e largou muito bem, enquanto Megennis tinha de segurar Norman e VeeKay para se manter no segundo lugar. Malukas vinha em quinto, um bocado a frente de Kohl, que tinha de se defender de Dalton Kellet para se manter no sexto posto. Quando os dois vinham brigando, aconteceu algo inusitado: uma das fivelas do cinto de Kellett saiu, e o canadense foi obrigado a ir para os pits para reafixá-la, perdendo cerca de quarenta segundos no processo e ficando permanentemente no sétimo lugar.
Lá na frente, Megennis tentava se defender de seu companheiro de equipe, Ryan Norman. Norman colocou por fora na curva quatro da volta quinze, mas Megennis espalhou pra cima dele e Norman não conseguiu completar a ultrapassagem. Ele tentou novamente o movimento na volta seguinte, conseguiu se manter lado a lado de Megennis na saída da curva e, com a preferência, conseguiu a ultrapassagem.
O próximo era VeeKay, e essa ultrapassagem foi mais demorada. Como a Andretti tinha desempenho melhor que a Juncos, o holandês demorou a conseguir chegar bem próximo de Megennis, conseugindo emparelhar com o americano apenas na volta 23. Na volta seguinte, Megennis foi para a linha de dentro, obrignado VeeKay a ficar por fora e, espalhando para cima do vice-líder do campeonato, Megennis conseguiu manter a posição por mais uma volta. Mas apenas por mais uma volta, pois, quando a situação se repetiu com Megennis por dentro e VeeKay por fora, o piloto da Juncos freou mais tarde e conseguiu se manter na pista a frente de Megennis, subindo para o terceiro lugar na prova.
E essa era a última briga da corrida. Askew lá na frente vence a prova! Seguido por Ryan Norman e por Rinus VeeKay. Lucas Kohl conseguiu se manter no ritmo de pista e consegui o sexto lugar, sua melhor posição no ano!
Resultados e pódio |
Coma vitória, Askew constinua na liderança e aumenta sua distância para VeeKay em mais dez pontos. Askew agora tem 318 pontos, enquanto VeeKay tem agora 282 pontos, uma diferença de 35 pontos. Kohl permanece no oitavo lugar do campeonato, diminuindo sua diferença para Kellett no campeonato de treze para doze pontos.
A próxima corrida acontece amanhã de manhã. Até lá!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário