Takuma Sato surpreendeu e faturou sua segunda pole position em 2019 com duas grandes voltas |
Em função do cancelamento do treino livre de ontem por causa da chuva, muita gente chegou no treino classificatório da Indy ainda sem um bom acerto e pensando muito mais na corrida do que largar em uma boa posição. As estatísticas comprovam que o pole não vence no oval texano desde 2010 e somente em 2012 o vencedor largou entre os 5 primeiros lugares.
Foi com esse pensamento que os carros não bem preparados foram pra pista. Em ovais a classificação é organizada individualmente e cada piloto tem 2 voltas lançadas onde a média de velocidade estabelecida nessas 2 voltas é que define o grid de largada.
E como sempre a Indy define a ordem em que os pilotos partem para a classificação:
Conor Daly, que está substituindo Max Chilton em ovais, foi o primeiro a entrar na pista. E Daly não conseguiu fazer nenhum milagre com o carro horrível da Carlin, obtendo uma média modesta de 216.175 mph.
O terceiro a ir pra pista foi Matheus Leist e o desempenho do carro #4 da Foyt beirou o ridículo. Com uma média de 215.093 mph, Leist tinha tudo pra ficar na última posição do grid. Mas nada tão ruim que não possa piorar. O quinto piloto a classificar foi Tony Kanaan. Durante a sua primeira volta rápida, Kanaan tocou a lateral direita no muro e imediatamente abortou a volta e não marcou tempo. O resultado disso foi que os 2 carros da Foyt estavam na última fila.
Só que na Indy tem certas coisas que nunca mudam, uma delas é que o desempenho dos carros da Foyt é pavoroso. Outra dessas certezas é de que Marco Andretti é uma piada dentro da categoria. O filho de Michael Andretti fez a melhor primeira volta do treino até então, mas na segunda volta errou feio e precisou salvar para não bater. A média de Andretti foi de miseravéis 206.901 mph e ele ficou com a penúltima posição, foi muito pior ainda que Leist que já havia sido horrível.
Mais adiante na classificação quem conseguiu um bom resultado foi Sebastien Bourdais. A primeira volta do francês foi a melhor entre todos os pilotos e a segunda volta teve uma grande queda que acabou custando caro para não alcançar a pole. Entretanto, a média de 219.746 mph ainda rendeu um bom terceiro lugar para a modesta Dale Coyne Racing.
Outro piloto que teve um bom resultado foi Ryan Hunter-Reay, ele pegou a pista logo após uma leve garoa que chegou a interromper o treino por alguns minutos, e aproveitou o asfalto mais frio. Com uma média de 219.537 mph ficou na quarta posição.
Caminhando para a parte final da classificação, o japonês Takuma Sato veio pra pista e deu duas voltas espetaculares! Sato foi o único que fez as 2 voltas em 220 mph. E com uma média de 220.250 mph o japonês voador assumiu a liderança!
Logo depois de Sato, foi a vez de Scott Dixon. O pentacampeão lutou muito e parecia que ia pegar a pole mas não foi forte o suficiente e fez apenas 220.162 mph para fechar na segunda posição. Ainda assim, um bom resultado para o neozelandês que vai largar na primeira fila.
O destaque negativo fica para Alexander Rossi e o trio da Penske. Os quatro pilotos, que geralmente são favoritos para a vitória e costumam fazer poles, hoje foram bem abaixo do que costumamos ver. Rossi ficou décimo primeiro pela Andretti. Pagenaud foi o melhor Chevrolet do grid mas apenas em quinto. Enquanto que Newgarden ficou em sétimo e Power somente em décimo quinto.
Confira como ficou o grid de largada para a prova do Texas:
A Foyt é realmente uma vergonha, mas o Andretti é uma vergonha maior |
A Indy corre amanhã os 600km do Texas a partir das 21h45. Fique ligado que o resumão da prova você vai ver aqui no Indy Center Brasil. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário