Butch Welcsh é uma figura muito conhecida no público das 500 milhas de Indianápolis. Acompanhando-as desde 1948 (e não perdendo uma 500 milhas sequer desde então), ele adora não só assistir a lendária prova da primeira fila da Paddock Penthouse, mas também dar seus pitacos sobre o que pode acontecer na próxima 500 milhas.
Como serão as 500 milhas de Indianápolis de 2019, por Butch Welcsh. O texto foi publicado no site Trackside Online presented by Honda Racing HPD e traduzido livremente por nós do Indy Center Brasil.
Parece que a cada ano torna-se mais difícil prever as coisas na Indy “500”. A razão de todo ano ser mais difícil é porque a qualidade e a proximidade do grid aumenta cada vez mais, e isso significa que há uma possibilidade de 20 ou mais pilotos diferentes receberem a bandeira quadriculada em primeiro. Compare isso com a Fórmula 1. Se eu escolher dois pilotos da F-1 e dar a você os outros 18 eu não estou me arriscando. Não na Indy. Dito isso, estou comprometido em transmitir meus pensamentos sobre o campo de 33 anos deste ano.
Primeiro alguns comentários gerais. Não temos mais um monte de corridas ovais para nos fornecer informações sobre como as equipes se desempenham em um oval. Este ano eu não estou realmente levando em conta se um piloto é movido por um Honda ou um Chevy, pois isso realmente não parece ser um problema. Ambas parecem estar muito próximos em questões de velocidade e confiabilidade.
Butch Welsch, de vermelho. |
Parece que a chave para a corrida deste ano tem a ver com a capacidade da equipe de obter o equilíbrio certo nos ajustes do carro. Nós ouvimos várias declarações em entrevistas sobre como as quatro curvass são diferentes, com a ênfase na dificuldade na curva 2. Para nós, veteranos, parecia que a curva 3 era sempre a mais complicada, mas isso parecia ter mudou para a dois. De fato, os acidentes ocorridos, exceto o de Alonzo [todo falante de língua inglesa não consegue falar "Alonso", e o nome do espanhol sempre vira "Alonzo"] que chegou no ápice da curva 3 e bateu no muro, todos os acidentes ocorreram no turno 2, e começaram aproximadamente na mesma posição na pista.
Agora vou compartilhar uma preocupação real que tenho sobre a corrida deste ano. Os carros que giraram na curva 2 fizeram aparentemente muito pouco ou nenhum aviso ao piloto. Preocupa-me que, se os carros estão a andar em packs de 10 a 15 carros que vimos nos últimos anos, se alguém perder o controle desse tipo, com muitos carros atrás dele ou dela, pode ser uma situação muito grave. Eu odeio ser alarmista, mas acho que é algo que teremos que observar. Para resumir, a equipe que tem a capacidade de fazer as mudanças e melhorias corretas no acerto do carro será aquela que pode passar por qualquer dificuldade e, portanto, tem a melhor chance de estar na frente no final.
Então, meus pensamentos sobre o grid deste ano. Eu os dividi em 3 grupos novamente. Grupo 1 estão os mais prováveis de vencer; Grupo 2 são os pilotos que, se a sorte vier, eles podem ganhar e, finalmente, o Grupo 3, o grupo que não vai beber o leite no dia da corrida.
Simon Pagenaud |
Começando com a fila da frente. Simon Pagenaud, que há um mês parecia estar em uma posição frágil em seu trabalho, agora está saindo de uma vitória no IndyCar Grand Prix e sua primeira pole no Speedway. Momento e confiança são um fator motivador importante em qualquer esporte e isso inclui corridas automobilísticas. Com a sua nova confiança, para não mencionar a sua equipa Penske, que estará lá para fazer ajustes, certamente coloca o francês perto do topo dos favoritos.
Ed Carpenter mostrou ano após ano ter velocidade no Speedway. Desde que ele cresceu no local, eu me pergunto se ele foge à noite e pratica corridas ao redor da pista - ele é tão bom no Speedway. Ele está saindo de um segundo lugar conquistado no ano passado e adoraria terminar esse ano no lugar mais alto. Não tenho certeza se a equipe dele pode ser rápida nas paradas como uma Penske, mas tenho certeza de que uma vitória de Ed Carpenter produziria uma reação de multidão rivalizando com a que ouvimos quando Tony Kanaan venceu em 2013.
Para a minha próxima escolha, eu fui para Will Power. Will obviamente tirou um grande peso de seus ombros ao vencer no ano passado. Não há razão para supor que ele diminuiu a velocidade, e ele ainda tem a equipe da Penske fazendo essas paradas importantes. O único asterisco para Will é que é muito raro haver vencedores em seguida. Helio Castro Neves foi o último em 2001 e 2002, enquanto o anterior foi Al Unser, Sr. em 1970 e 1971. As chances não estão com Will este ano.
Mantendo-me na Penske está o Campeão da categoria no ano passado, Josef Newgarden. Este jovem é rápido e mostrou obviamente a sua consistência ao vencer o Campeonato. Sua sorte não tem sido ótima no Speedway, com os resultados dos últimos três anos. Eu realmente acredito que ele acabará sendo um vencedor multi-tempo enquanto ele amadurece. Mais uma vez, ele tem a Penske.
Alexander Rossi |
O vencedor de 2016. Alexander Rossi, é o maior piloto do plantel de Michael Andretti. Depois de alguns ultrapassagens por fora que Alexander fez em 2018 para terminar em quarto, e já que ele está no mesmo carro do mesmo time, ele definitivamente tem que estar no topo da lista de favoritos. Um primeiro, sétimo e quarto em suas três largadas também é impressionante. Uma vitória não seria surpreendente.
Marco Andretti compilou um excelente recorde no Speedway, mas nunca teve um pouco de sorte para ser o vencedor. Será que vamos esquecer em 2006, quando Marco foi seguido por seu pai até cabeça da reta da bandeira quadriculada e, em seguida, ambos foram ultrapassados por Sam Hornish quando chegaram à linha. Já que ele geralmente está perto da frente, se Marco puder derrotar o azar de Andretti, uma vitória seria possível.
O piloto da Penske que está começando de volta é surpreendentemente Helio Castro Neves. Suas credenciais não precisam de explicação. Ele é um tri-vencedor que amaria mais do que nunca se juntar a esse pequeno clube de 4quatro vencedores. Sua concentração é agora em carros esportivos e me pergunto se a mesma intensidade e impulso ainda estão lá? Seria, no entanto, muito legal vê-lo escalar a cerca pela quarta vez.
Tony Kanaan e lauren Kanaan. |
Tony Kanaan carrega as cores de corrida AJ Foyt na sexta fila. Tony ainda é provavelmente o mais popular dos pilotos da Indy Car e os fãs adorariam vê-lo beber o leite novamente. A questão aqui não é habilidade ou motivação, mas se a equipe pode ou não fazer as mudanças necessárias para manter os bons ajustes com uma pista em constante mudança para manter o controle do carro à satisfação de Tony.
Por último, mas certamente não menos importante no grupo de topo não é outro senão 18º no grid, Scott Dixon. É um verdadeiro choque ter Scott começando tão longe. No entanto, Scott não se tornou um campeão de cinco temporadas sem ter a capacidade de superar adversidades. Afinal de contas, esta é uma corrida de 500 milhas, com cerca de oito paradas no box, e bastante tempo para que sua excelente equipe Chip Ganassi faça os ajustes necessários para colocar Scott na frente.
Então isso completa o meu grupo 1. Você vai notar que tem apenas nove. Foi extremamente difícil separar alguns dos pilotos do Grupo 2 do Grupo 1 e eu poderia ter acabado de adicionar dois do Grupo 2 ao Grupo 1. No entanto, eu tenho que ir com o que eu sinto que tem chances realistas, tendo em mente não apenas o piloto, mas a capacidade de cada equipe para executar na perfeição.
Ed Carpenter |
Então, para o grupo 2. Pode não parecer correto colocar os pilotos que estão começando em 3º e 4º no Grupo 2, no entanto, Spencer Pigot e Ed Jones são ambos da equipe de Ed Carpenter. Apesar de terem mostrado boa velocidade no Speedway, ainda há a questão de se a equipe pode ou não trabalhar bem nos boxes e lidar com as mudanças necessárias para enviar um deles para a pista da vitória. É verdade que Jones deveria ter sido o Rookie of the Year em 2017, quando terminou em 3º em um carro de Dale Coyne, apenas para ser politizado por Fernando Alonzo. No entanto, seu desempenho em um carro Ganassi no ano passado foi menos do que estelar. O recorde de Pigot de 18º e 19º nas últimas duas "500" não é representativo de um desafiante. Seria divertido ver um carro da equipe de Ed Carpenter pegar a bandeira quadriculada primeiro, mas o chefe tem a melhor chance.
A surpresa de 2019 foi o desempenho de Colton Herta e da equipe de Harding Steinbrenner. Eles superaram muito as expectativas. Dito isso, no entanto, Colton é um jovem novato e o time da Harding ainda está em seus estágios iniciais. Enquanto eles têm uma vitória no Circuit of the Americas, esta é uma pista oval de 500 milhas, e um dos dez primeiros seria um excelente dia para este piloto e equipe.
Sebastien Bourdais tem uma excelente posição inicial na terceira fila e os seus campeonatos na Champ Car são certamente testemunhos da sua capacidade. No entanto, não sinto que o Dale Coyne Team, mesmo com Vasser e Sullivan, tenha todos os ingredientes para evitar os erros que não podem acontecer para um piloto conquistar este campo estreitamente fechado.
Foi com uma quantidade considerável de pensamento que coloquei Takuma Sato e seu companheiro de equipe Bobby Rahal no grupo 2. Para Sato, quando tudo aconteceu sob a tutela da Andretti Autosports em 2017, havia Tako no Victory Lane. No entanto, o Rahal Team não é o mesmo time do Andretti e apesar de terem feito algum esforço para melhorar, eles não mostraram a habilidade de ser consistentemente um vencedor em uma corrida das 500. Graham tem um histórico medíocre no torneio. Speedway e o fato de que ele qualificou apenas na 17ª posição, faz pensar se a equipe tem a pista planejada este ano. Um garoto americano de um grande pedigree faria uma boa história, mas eu não sinto que eles estejam nessa posição neste momento.
Oriol Servia vem para o Speedway todo ano e normalmente mostra a velocidade. Ele é um piloto que, se tudo der certo, pode ser uma surpresa. Este ano ele está com a equipe Arrow Schmidt Peterson Motorsports e esta é uma corrida "única" para ele. Se Oriol fez uma temporada completa com uma das melhores equipes, acredito que ele pode ser um dos favoritos a conquistar o campeonato da temporada. Em seu papel atual, um top 10 seria um bom dia para ele.
Estou muito contente por ver Dreyer e Reinbold de volta ao Speedway novamente este ano. Todo ano eles sobem para o playground e trazem um ou dois carros. Como eles só correm no Speedway, a experiência mostra que as chances de um bom resultado não são muito boas. No grupo 2, temos J. R. Hildebrand. Eu sinto que o J.R. merece estar no Grupo 2 porque ele mostrou habilidade em ser competitivo no Speedway. Se alguém sentir que o Speedway lhe deve uma, especialmente a curva quarto, é J.R. Hildebrand. Embora eu não tenha certeza de que a equipe única possa levá-lo para a vitória se tudo se encaixar, ele é um piloto que pode correr para casa e você pode ter certeza que ele garantiria que ele passasse pela quarta rodada sem incidente. Chegaremos ao segundo carro da D & R no grupo 3.
Em seguida é um cara que é provavelmente um dos três caras mais populares no Speedway, com Tony Kanaan e Ed Carpenter, esse é James Hinchcliffe. Hinch teve que lutar para entrar no grid no último confronto por causa de seu acidente na manhã de sábado. Este é um cara que é do tipo que é o coração e a alma do Speedway. Se um cara pudesse ser "Querido" como vencedor, seria o prefeito de Hinchtown. Infelizmente, um 31º como ponto de partida não é propício para uma vitória, por isso espero que no próximo ano todas as peças caiam no caminho certo para ele levar para casa o grande prêmio.
Os carros da Andretti Autosport foi uma das maiores surpresas e decepções da qualificação este ano. Ryan Hunter-Reay e sua equipe nunca pareciam ter acertos bons no carro em maio deste ano. Como resultado, ele está atolado, tendo de fazer todo o caminho de volta a partir da 22ª posição inicial. Embora não seja impossível vencer de tão longe no pelotão, com a qualidade dos concorrentes à sua frente, juntamente com a sua incapacidade de compreender o comportamento do seu carro, lamento dizer que acho que este vencedor anterior terá um longo dia no domingo.
Começando na 25ª posição, Jack Harvey foi uma das surpresas agradáveis desta jovem temporada de 2019. O piloto da Meyer Shank com parceria da SPM Racing foi muito consistente e competitivo. Também não podemos esquecer que Jack estava em segundo lugar no ano passado, a poucas voltas do final, quando teve que fazer um pit stop por falta de “combustível”. Minha observação: achei que ele ou o corredor da frente, Oriol Servia, apostaria e iria até onde seu combustível os levaria. Uma bandeira amarela em torno desse tempo pode ter colocado uma delas no círculo do vencedor. Mas eu divago. O ponto é que, embora seja improvável, há sempre a possibilidade de Jack Harvey ser a surpresa do dia.
Conor Daly |
Isso nos leva ao Grupo 3. Uma das desvantagens de ter 33 carros em campo quando apenas 22 estão funcionando regularmente é que você tem vários carros e pilotos que têm pouca experiência em trabalhar juntos. Parece que hoje, mais do que nunca, é um esporte de equipe em que o piloto precisa se comunicar com a tripulação e a equipe precisa ser capaz de traduzir essas comunicações para os ajustes adequados no carro. Não é tão fácil quando você está trabalhando apenas em uma corrida.
Conor Daly alegremente conseguiu uma corrida este ano com a equipe Andretti Autosports. Ele é um ótimo garoto com talento que seu 11º lugar no grid atestaria. Infelizmente, suas experiências passadas no Speedway foram menos do que estelares e este é essencialmente seu acordo para o ano. Dado um ano inteiro com uma das três melhores equipes, seria interessante ver como Conor se sairia. No entanto, este ano, dadas as circunstâncias, ele é outro para quem um top 10 seria um dia muito bem sucedido.
Outro carro da Schmidt Peterson tem o ex-piloto da Fórmula 1, o novato Marcus Erickson ao volante. Com sorte, ele terá algumas voltas e teremos a chance de ver o que este piloto de misto pode fazer em um oval. Charlie Kimball é outro corredor que está em um único carro com Carlin Racing. Charlie fez campanha com Carlin anteriormente e também teve um período com Chip Ganassi Racing. Ele tem sido um piloto de meio de grid competente, mas raramente mostrou a capacidade de correr na frente.
Por mais um ano, James Davison conseguiu largar com a Dale Coyne. Este ano, há suporte adicional da Byrd Racing e da Belardi. Byrd é uma continuação de Jonathan Byrd Racing cuja participação no Speedway remonta há muitos anos. Seu contato inicial com as corridas foi através das corridas de terra e eles devem ser elogiados por trazer vários desses jovens de rodas abertas para o Speedway. Enquanto isso, Belardi tem sido um forte apoiador do programa Road to Indy. É bom vê-los se molharem participando do "grande show" também. Eles têm pouca experiência em pista juntos, mas seria bom ver Davison completar as 500 milhas em algum lugar entre os quinze primeiros.
O novato Santino Ferrucci é aqui elogiado pela Dale Coyne Racing e está correndo a temporada completa com o DCR. Ele é outro piloto com experiência muito limitada em um oval e esperamos que fique na corrida o suficiente para ter algumas voltas e experiência.
O segundo carro no A.J. O segundo carro da equipe do Foyt é controlado por Marcus Leist. Este é o segundo ano de Matheus na série com a equipe do Foyt. No ano passado, ele registrou um 13º lugar no Brickyard. A.J. está trabalhando para ajudar este jovem a ganhar experiência para se sentir confortável em ovais.
Jordan King está no terceiro carro da Rahal, Letterman Lanigan. Jordan é outro piloto com experiência muito limitada em Speedway. Ele gosta que vários desses jovens pilotos precisem correr um monte de voltas no Speedway para ter uma idéia completa do oval de 2 ½ milhas.
Ben Hanley é um novo piloto com uma equipe completamente nova para a Indycar chamada DragonSpeed. Hanley fez um excelente trabalho trabalhando na velocidade do oval.
Nos primeiros dois dias de treinamentos ele foi o mais lento nos gráficos de velocidade. Na primeira semana de treinos, ele ficou um pouco mais rápido a cada dia, a ponto de no sábado poder se classificar entre os 30 primeiros. Essa foi uma das maiores e desconhecidas conquistas da classificação. Infelizmente, um piloto novato com uma equipe novinha em folha não deve desafiar o líder, mas é outro que, com alguma experiência em seu currículo, pode ser um deles para ficar de olho.
O Zach Veach está em um dos outros carros inscritos da Andretti Autosport. Zach trabalhou muito duro para chegar a esta posição nas corridas e merece algum sucesso. Até agora, no entanto, apesar de estar com a forte equipe Andretti, ele não produziu os altos resultados que se esperaria. Talvez esta seja a corrida que ele irá se destacar e sua estrela brilhe. Acredito que o top 10 seja exatamente o que o médico receitou.
Outra das grandes decepções da primeira parte de maio foi a situação de Felix Rosenquist. Felix mostrou boa velocidade nas pistas anteriores e, às vezes, foi mais rápido que seu companheiro de equipe Ganassi, Scott Dixon. Infelizmente, ele passou um pouco baixo demais na curva dois durante a prática, resultando em uma batida de levantar o cabelo e um contato significativo com os muros externos e internos. Enquanto sua equipe conseguiu montar um carro de volta para ele, na quantidade limitada de treino restante antes da qualificação, ele não mostrou a centelha de velocidade que havia mostrado anteriormente. Isso resultou em um 29º lugar após a qualificação. Com sorte, com o treino de segunda-feira e o Carb day, ele recuperará sua confiança e será capaz de se posicionar mais perto de onde deveria correr.
Uma das boas histórias deste e de qualquer ano no Speedway é o fato de que Pippa Mann se classificou com sucesso no top 30 e assim evitou o tiroteio no domingo com seis carros. A emoção e as lágrimas que ela mostrou na conclusão da qualificação de sábado é um belo testemunho de quanto apenas estar nas 500 significa para esta jovem. Ninguém ajuda a promover o esporte mais do que Pippa. Ela está continuamente na mídia social fazendo ou dizendo algo que é positivo sobre o esporte do automobilismo e da Indy 500 em particular. A outra coisa que torna essa conquista especial é que a equipe para quem Pippa está dirigindo pertence às corridas de Clauson Marshall. Para aqueles que não sabem, Tim Clauson é o pai do campeão de midgets e ex-corredor independente da Indy 500, Brian Clauson, que infelizmente foi morto em uma corrida de midgets em Belleville, Kansas. Desde então, Tim Clauson e o amigo mais próximo de Clauson, Richard Marshall, fizeram campanhas na National USAC Midget, proporcionando excelentes carross e equipamentos para os futuros pilotos. Eles queriam dar um passo adiante e seguir para o Indianapolis Speedway e escolheram Pippa, acredito por sua dedicação ao esporte que coincide com o deles. É de notar que Clauson e Marshall também fizeram parte da muito bem-sucedida corrida BC39 midget realizada dentro da curva três no IMS em setembro passado. O BC39 é para Brian Clauson e seu número favorito 39. Enquanto meu coração adoraria ver Pippa indo bem, minha cabeça diz que espero que ela tenha uma boa corrida segura e complete as 500 milhas. A propósito, o número do carro dela é 39.
Começando do lado de dentro da última fila e um dos pilotos bem sucedidos no bump day está o piloto da Dryer and Reinbold Sage Karem. Sage está dirigindo como colega de equipe do J.R. Hildebrand. Sage é da cidade de Nazareth PA, a casa do Andrettis, e é outro piloto que pagou suas dívidas por entrar no 500. Infelizmente, este também é um acordo de corrida única, mas esperançosamente Sage poderá mostrar seu talento suficientemente o suficiente para levar a outras oportunidades.
O 33º piloto da lista é mais uma das excepcionais histórias da Indy 500 deste ano. O piloto é Kyle Kaiser e sua equipe é a Juncos Racing. Juncos tem sido um defensor do "Road to Indy", que também está trabalhando para entrar no grande show. Eles não são uma equipe bem financiada e, na verdade, estavam dirigindo no Speedway com uma pintura branca em branco - e não um nome de patrocinador à vista - durante todos os treinos. Infelizmente, Kyle foi uma vítima dos problemas da curva dois e praticamente destruiu seu carro branco em branco. Felizmente, Kyle não se feriu no acidente, mas houve preocupação após o acidente sobre se Juncos tinha ou não os recursos para colocar um carro de substituição de volta para Kyle.
Ricardo Juncos não titubeou. Sob sua direção, a equipe trabalhou 48 horas seguidas montando peças de carros de reposição para fazer uma máquina competitiva. Eles até mesmo evitaram a breve sessão de treinos na manhã de domingo, a fim de garantir que tudo fosse tão seguro e adequadamente montado no carro quanto possível. Quando a pista estava seca e preparada para o bump day com seis carros nas últimas três posições, havia o número do carro 32 em seu devido lugar na fila. Um pouco de editorialização aqui. Eu vi o carro e tirei algumas fotos do carro passando pela inspeção técnica, pouco antes de empurrá-lo para a linha de qualificação. Eu vou ser educado e dizer que não parece uma obra-prima da Penske. Ficou claro que as peças haviam sido coletadas de carros diferentes e a mistura de vários esquemas de pintura era óbvia. Parece que eles foram muito cuidadosos nas áreas de segurança e aerodinâmica. Agora é a hora. Os outros cinco carros fizeram suas tentativas de qualificação e postaram suas velocidades. Quem está na bolha, mas ninguém menos que o bicampeão mundial Fernando Alonzo. Kaiser levou para a pista e quatro minutos depois retornou com uma velocidade de qualificação que era, de fato, mais rápida que a de Alonzo. Os aplausos da multidão e as lágrimas da equipe foram esmagadores. Se houve um caso de uma pequena equipe provando que poderia ter sucesso no Speedway, era isso. Eu não tenho certeza de onde Kyle vai acabar depois de 500 milhas, mas aos meus olhos, ele já é um campeão. Eu só espero que ele tenha uma corrida segura.
Lá você tem isso. Os pensamentos de uma pessoa em relação ao que acredito serão uma empolgante corrida de 500 milhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário