A montadora nipônica deixará de dar apoio financeiro à Indy Lights, Pro Mazda e USF2000 a partir da temporada que vem.
Foi anunciado nessa terça feira (31 de julho) o fim da parceria entre a Mazda Motorsports e a Andersen Promotions, no que tange a patrocínio. A montadora nipônica era patrocinadora principal das categorias de base da Fórmula Indy a nove anos.
Segundo a Mazda Motorsports, o principal motivo para a decisão foi remanejamento de recursos para suas divisões de turismo e endurance relacionados com sua marca:
"A nossa empresa continuará comprometida com uma variedade de programas de automobilismo nos próximos anos, incluindo nossas iniciativas de corridas de clubes, Global MX-5 Cup, a Mazda Road mais de dois milhões de dólares fornecidos como premiação aos campeões das três categorias do Road to Indy e para o campeão do Road to Indy Shootout 24 e a Mazda Team Joest." diz John Doonan, diretor da Mazda Motorsports.
"A nossa empresa continuará comprometida com uma variedade de programas de automobilismo nos próximos anos, incluindo nossas iniciativas de corridas de clubes, Global MX-5 Cup, a Mazda Road mais de dois milhões de dólares fornecidos como premiação aos campeões das três categorias do Road to Indy e para o campeão do Road to Indy Shootout 24 e a Mazda Team Joest." diz John Doonan, diretor da Mazda Motorsports.
Os mais de dois milhões de dólares fornecidos como premiação aos campeões das três categorias do Road to Indy e para o campeão do Road to Indy Shootout, bem como o fornecimento de motores para a Pro Mazda, USF2000 e Indy Lights também não deve ser afetado.
No entanto, os apoios dados aos pilotos campeões estão em risco, o que acaba se tornando um problema para as categorias. Muitas delas, principalmente a USF2000, usam o programa de recompensa para o campeão como propaganda do Road to Indy, e muitos pilotos estão nas categorias de base da Fórmula Indy buscando essa premiação.
No demais, a Andersen Promotions, empresa que administra o Road to Indy, busca um novo patrocinador principal. A Cooper Tires foi cogitada, mas ela já declarou que, pelo menos nesse primeiro momento, não deseja investir mais na categoria para deixar seu posto de patrocinadora associada.
Alguns também cogitam a entrada da Honda, mas essa entrada exigiria uma reformulação de todo o Road to Indy, pois uma montadora nipônica patrocinar um campeonato que tem outra montadora nipônica fornecendo motores, onde uma das categorias tem o nome e o mote de outra montadora, como é o caso da Pro Mazda e seus motores de cilindro único rotativo, são coisas que afastam a Honda (e muitas montadoras) do patrocínio principal. Além disso, a Honda já fornece motores para a F4 USA e para a nova F3 Americas, rival quase direta do Road to Indy.
O que resta agora é aguardar novidades. É quase certo que a premiação para campeões continue, mesmo que bancado pela Andersen Promotions ou pela Hulman & Co., que é dona da Fórmula Indy; mas encontrar um novo patrocinador para substituir a Mazda, que estava tão associada e arraigada no Road to Indy, não será uma tarefa fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário