Desde sexta, os fãs da Indy estavam em polvorosa, depois de um tweet da nova gerenciadora da Indy no circuito de Monterey. O tweet diz que na terça-feira dia 17, vulgo hoje, uma novidade envolvendo o circuito e a Indy sairia na mídia.
Um tweet, que praticamente é um spoiler, de que a Indy voltaria ao circuito do saca-rolha, depois de 12 anos fora. Imagine só o que os fãs não discutiram durante todo o fim de semana, certo?
A confirmação aconteceu agora há pouco, confirmando também que será a última etapa do campeonato. Três anos.
Miles respondeu sobre a escolha, dizendo que não imagina um lugar melhor para ter a final do campeonato, e que Monterey é um lugar onde as pessoas querem estar.
“I can’t imagine a more attractive destination location for INDYCAR’s season finale. Monterey is a place people want to be, and we will bring all of our guests. I think it’s a great choice for us.”
Na guerra dos dois mundos utópicos do passado, a Indy resolveu que voltar para Laguna, com a WeatherTech comandando por lá, seria algo interessante para a categoria. Porém, a nota que saiu na sexta foi totalmente inesperada. A Indy tinha acabado de tirar Phoenix do calendário, e Miles dizia estar a procura de um outro oval para substituir, mas de repente, o que ele quis dizer com oval poderia talvez ser Laguna?
Em nota, Miles ainda continua procurando outro oval, possivelmente Richmond, segundo a Autoweek, mas o timing da entrada de Laguna justamente quando a categoria precisa de novos ovais foi, no mínimo, a cereja do bolo para os haters dele.
PRÓS
Talvez, foi um acerto ter trazido de volta a Indy para o circuito. Existe uma tremenda história da categoria americana de monopostos que corre em ovais, com o até então saudoso Laguna Seca. Foram 21 provas, de 1983 até 2004, das quais tivemos momentos inesquecíveis, como a ultrapassagem diabólica (outra) de Zanardi pra cima do Herta em 1996, das quatro vitórias consecutivas do Bobby Rahal nos anos 80, e das conquistas de título que outrora aconteciam, pois quase sempre era a última prova da categoria.
Mesmo após a saída do circuito com a falência da CART, em 2004, a Indy esteve muito próxima até hoje. Suas categorias de base nos últimos anos tiveram seu desfecho por lá. Até mesmo aquele polêmico final de 2016, com Ed Jones e Santiago Urrutia disputando o título.
Outra vantagem é que a WeatherTech parece estar muito disposta a voltar a ter a Indy no plantel de eventos do circuito. O que pode ser muito bom para possíveis flexibilidades futuras nos acordos. Como será a final, pode ser que a promoção para a corrida seja de um trabalho bem feito, com arquibancadas lotadas, relembrando os 'bons e velhos' tempos.
POLEMICAS
Do lado polêmico da moeda, cerca de frações de segundo após os rumores começarem a aparecer, Steve Page, presidente do circuito de Sonoma, soltou uma nota que investiu uma grana alta para receber a Indy desde o primeiro ano dela lá, em 2005, e que estariam felizes em continuar com a parceria, mas com um modelo de negócios sustentável.
“Sonoma Raceway has invested heavily to build IndyCar’s brand and following in Northern California over the last 14 years, and we would be happy to continue that effort, but only under a sustainable business model. If the series determines their long-term interests are better served by moving the Sonoma race to another venue, that is a business decision they are obviously entitled to make, and we will turn our attention to other opportunities.”
Essa nota expõe um problema grave que pode ocorrer após a entrada de Laguna Seca no calendário. É como se fosse dizer que a Indy é pequena demais para nós dois. Parafrasear um cliche hollywoodiano não é exagero, se virmos que Laguna e Sonoma tem uma diferença geográfica de apenas 150 milhas entre os dois circuitos. No cenário da Indy atual, não haveria como as duas provas acontecerem no mesmo ano, pois hão há interesse do mercado em consumir duas provas da Indy tão próximas uma da outra. No momento da nota, não havia ainda uma certeza se a Indy iria deixar de correr em uma pra correr na outra, mas infelizmente, não tem como fugir disso.
A confirmação de Laguna como última prova do campeonato aumentou ainda mais essa hipotese. Claramente parece estar substituindo Sonoma, e isso pode ser ruim.
CONTRAS
O circuito esteve, digamos, no limbo durante muito tempo sem a Indy. Nos últimos anos com a Mazda, apenas a IMSA e a World Superbike ainda corriam por lá. O que indica uma certa falta de estrutura para receber mais categorias. Para voltar com a Indy, a WeatherTech precisa fazer muita coisa para melhorar a estrutura do circuito, tanto para fãs, quanto para as facilidades em pista, como áreas de escape e barreiras de proteção. Isso demanda uma certa grana.
A Indy também comprou briga com os promotores do circuito de Sonoma, que estiveram no calendário desde o primeiro momento em que os carros da IRL anunciaram correr nos mistos. Sonoma é um circuito técnico, com mais subidas, descidas, curvas de alta e pontos cegos, que proporcionam um show de imagens e técnica para os pilotos e fãs. Além das pequenas reformas que fizeram para melhorar a qualidade das corridas em pista.
FUTURO
Na humilde opinião deste que vos fala, é de certo modo um erro trocar o certo, que era Sonoma, pelo duvidoso, de Laguna. Laguna pode até ter mais a oferecer, pela história que tem com a categoria, mas não se sabe se a mudança vai trazer os fãs de volta. Sonoma parece sair como a correta com a história, pois ao longo dos treze anos que recebeu a Indy, sempre pareceu se importar com a categoria.
No fim, não podemos dizer nada agora. Apenas esperar por um bom espetáculo.
Na boa, é só entrar nos sites americanos e ver nos fóruns que Laguna Seca é muito mais querida pelos fãs locais. Agora, quanto a presença de público, em Sonoma nunca vimos as arquibancadas lotadas, no máximo razoavelmente cheias, e tirando a beleza da pista e o desafio da pista, nunca tivemos corridas emocionantes lá. Sem contar que ela fechar o campeonato é de doer. Enfim, prefiro Laguna Seca e espero que a Indy foque em colocar outro oval no lugar de Phoenix.
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