Aaron Telitz vence sua segunda prova no ano, mas o título já tinha se decidido na largada, a favor de Kyle Kaiser e da Juncos Racing.
Juncos campeã da porra toda.
A última etapa do campeonato, realizada em Watkins Glen, os catorze pilotos da corrida anterior deram as caras em Nova Iorque para dois treinos livres na sexta, um treino classificatório no sábado e a corrida no domingo, pouco antes da corrida da Indy.

Nos treinos livres houveram muitos incidentes, pois a pista, quase sempre, esteve fria e algumas vezes úmida durantes as sessões de treinos. No mais forte deles, no fim do primeiro treino livre, Garth Rickards rodou na última curva dos esses, bateu no muro e teve seu chassi danificado, terminando seu fim de semana ali. Santiago Urrutia, Nicolas Dapero, Juan Piedrahita e Zachary Claman de Melo também rodaram nas sessões de treinos livres.

Neses fim de semana a Belardi veio forte e fez os melhores tempos nos dois treinos livres de sexta-feira, com Shelby Blackstock pela manhã e Aaron Telitz pela tarde. A Andretti também veio forte, principalmente com Colton Herta e Nico Jamin, que apareceram entre os três primeiros nas sessões. Matheus Leist começou bem o fim de semana, fazendo o terceiro tempo pela manhã, mas, à tarde, os outros pilotos conseguiram superar seu desempenho, e o brasileiro caiu para o sexto lugar.

O treino classificatório apenas conslidou esse desempenho, mas o ponteiro mudou. Colton Herta conseguiu superar todos os três pilotos da Belardi e também seus três companheiros de equipe para conseguir sua sétima pole position. Santiago Urrutia deu sua cartada e conseguiu a primeira fila, a frente de seu companheiro de equie, Aaron Telitz, e do comapnheiro de equipe de Colton Herta, Nico Jamin. Matheus Leist não conseguiu progredir mais em seu desempenho e conseguiu apenas o nono lugar no grid de largada, a frente apenas dos dois pilotos da Juncos, do piloto da Pelfrey e de seu companheiro de equipe, Neil Alberico.

Soul Red Finale Mazda Indy Lights Watkins Glen Grand Prix Presented by Cooper Tires


Antes mesmo da largada, apenas alinhar e fazer a volta de apresentação habilitou Kyle Kaiser a fazer oito pontos e se sagrar campeão da Indy Lights 2017. No horário da largada, domingo próximo ao horário do almoço, caiu uma grande chuva em Watkins Glen, e a pista estava bem molhada, o que tornou a largada (e as 25 voltas da corrida) mais divertida.

Herta, na largada, permaneceu no meio da pista, habilitando Urrutia a colocar por dentro e Telitz colocar por fora, formando um 3-wide. Herta deu uma pequena espalhada para cima de Urrutia e, mantendo a preferência da curva, conseguiu manter a liderança, com Telitz em segundo e Urrutia em terceiro. Zachary Claman de Melo subiu para o quarto lugar ao passar Nico Jamin na curva um, e Ryan Norman assumiu o sexto lugar ao passar Shelby Blasckstock na bus stop.

Telitz e Urrutia perseguiram Herta de perto durante as duas primeiras voltas, até que Telitz conseguiu colocar por fora na curva um e ultrapassá-lo, levou o xis na bus stop e conseguiu reocupar a liderança na freada da curva nove. Telitz logo abriu distância de Herta e Urrutia, que abria distância de de Melo, Jamin, Norman e Leist, que formavam o pelotão do meio do grid. Nessa mesma volta, Norman perde o ponto de freada e passa da área de escape da curva nove, tocando na barreira de pneus e caindo para o fim do grid.

Na quinta volta, Herta erra na entrada do hairpin (curva oito) e Urrutia consegue colocar por dentro do filho de Bryan Herta e, espalhando na saída do hairpin, conseguiu o segundo lugar. O uruguaio vinha tirando diferença para o líder Telitz mas, na volta sete, errou na freada da bus stop e passou direto pela curva, perdendo o terceiro  lugar novamente, que voi retomado na volta seguinte, na mesma bus stop. Mais atrás, Leist ultrapassava Jamin e de Melo, alcançando o quarto lugar após largar no nono posto, mas já estava mais de vinte segundos atrás do líder.
Telitz liderando o pelotão.
A corrida amornou um pouco depois da volta nove. Telitz conseguia manter uma diferença de quatro segundos para Urrutia que, com a queda de rendimento de Herta, já tinha uma distãncia confortável de vinte segundos para o piloto da Andretti. Herta, no entano, não tinha vida fácil, tentando segurar Leist, que estava quase três segundo mais rápido. No quinto lugar vinha Zachary Claman de Melo, que tinha uma distância segura para Shelby Blackstock e Dalton Kellett, que tinha grande distância para Neil Alberico e para a dupla da Juncos (primeiro Kaiser e depois Dapero). Juan Piedrahita e Ryan Norman já estavam quase levando uma volta do líder.

Na volta 14, Dalton Kellett vinha correndo mais rápido para tentar se aproximar de Blackstock na luta pelo sexto lugar, mas acabou mergulhando muito na zebra da segunda perna do bus stop e foi parar no guard rail. O canadense abandonou ali, e acionou a bandeira amarela. durante ela, a transmissão de Shelby Blackstock desiste de funcionar, e o americano fica parado na pista.

Após quatro voltas de bandeira amarela, as condições meteorológicas pioram ainda mais, e a direção de prova decide dar bandeira vermelha.
Estava, realmente, chovendo muito.
A relargada foi dada faltando sete voltas para o fim da prova, quando a chuva havia diminuído. Telitz e Urrutia logo dispararam na ponta, enquanto Herta segurava Leist e Jamin, Zachary Claman de Melo vinha no mesmo ritmo da briga pelo pódio, mas rodou duas voltas após a relargada e ficou isolado no sexto lugar, muito a frente da briga entre os pilotos da Juncos, Kyle Kaiser e Nicolas Dapero.

E, bem, nada mais aconteceu na prova. Telitz segura Urrutia e vence!!
Resultados e pódio.
Mas nada adiantou, pois Kyle Kaiser precisava marcar, no mínimo, dois pontos para ser campeão, e como largou e terminou no sétimo lugar, marcando 13 pontos e se sagrando campeão, dez pontos a frente de Santiago Urrutia e trinta pontos a frente de Colton Herta. Matheus Leist terminou o campeonat no quarto lugar, com 279 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário