Piloto americano se beneficia da amarela
causada por Tony Kanaan e lidera a maior parte da prova, vencendo a segunda
prova pela Penske. Helinho termina em oitavo e Tony Kanaan em vigésimo.
Segunda vitória do Newgarden em Toronto. (Foto: IndyCar) |
A largada para o GP de Toronto aconteceu às
16h47 (em Brasília). E ela foi simplesmente perfeita para Hélio Castroneves. O
brasileiro saiu de terceiro para primeiro, fazendo uma grande manobra para cima
de Graham Rahal e Simon Pagenaud.
Na sequência, o cenário ficou ainda melhor para
Hélio, com o líder do campeonato Scott Dixon errando, travando roda e tocando
em Will Power, que voltou com tudo em cima do #9. O australiano se deu muito
mal, quebrando a suspensão e abandonando. O neozelandês também teve avarias no
carro e perdeu muito tempo nos boxes.
A relargada veio quase dez minutos mais tarde,
com Castroneves, Pagenaud, Rahal, Josef Newgarden e James Hinchcliffe nas
primeiras posições. Tony Kanaan já era nono. Se a coisa já não
estava boa para Dixon, ficou ainda pior um pouco mais tarde, com um drive-through recebido
por ter ido fazer um pit-stop com os boxes fechados. Na pista, a grande briga
até então era entre Kanaan e Marco Andretti, que acabou com o brasileiro
levando o oitavo lugar.
Com os ponteiros todos de pneus macios,
impressionava muito o ritmo imposto por Spencer Pigot. O jovem da Carpenter
rapidinho já era o décimo usando os pneus mais duros. Até
então em sexto, Alexander Rossi abria a primeira rodada de paradas nos boxes na
volta 22, enquanto Pigot continuava sua atuação brilhante e ia arranjando
espaços para escalar o pelotão até entrar no top-5, superando Hinchcliffe.
A segunda bandeira amarela veio na volta 22,
com Kanaan saindo dos boxes direto para a barreira de pneus. O brasileiro
travou os freios e não conseguiu parar até ficar atravessado, arrebentando o
bico do carro.
Assim, a maioria do grid ia para os boxes,
enquanto Newgarden se dava muito bem. O americano havia acabado de fazer seu
pit-stop e, por isso, ficou na liderança. Dentre os que já haviam feito suas
paradas, Rossi, Hinch, Carlos Muñoz, Andretti e Chilton vinham depois. Ou seja,
os líderes Castroneves, Pagenaud, Rahal e Pigot foram para o fundo do grid.
Os pilotos relargaram com as primeiras posições
mantidas e bastante movimentação no meio e no fim do pelotão, com carros
rápidos deixando outros mais lentos para trás. Ajudado pela parada da corrida,
Dixon já figurava em 11º. Newgarden era ajudado pela insistência de Charlie
Kimball e Ed Jones em ficar na pista. Com os dois servindo de escudeiros, o
americano foi fugindo na frente e, rapidamente, já aparecia com 4s de vantagem
para Rossi.
Jones e Kimball
finalmente paravam quando a corrida já superava as 35 voltas iniciais.
Newgarden começava a ver Rossi mais próximo, enquanto Hinchcliffe mantinha boa
distância para Andretti, Hunter-Reay, Chilton, Sebatián Saavedra, Pagenaud,
Castroneves e Rahal.
Newgarden, Rossi,
Hinch e Saavedra foram juntos para os boxes, deixando a liderança
provisoriamente para Chilton e voltando bem posicionados na pista. Ali, entre
as voltas 54 e 56, era realizada aquela que tinha tudo para ser a última rodada
de paradas nos boxes.
Naquele momento, o top-10 tinha fora da
estratégia padrão apenas Dixon, que vinha em quarto e logo pararia. Newgarden
tinha 3s1 para Rossi e 8s1 para Hinchcliffe, enquanto Andretti, Hunter-Reay,
Pagenaud, Chilton, Castroneves e Saavedra vinham próximos. Dixon
parava na volta 61 e retornava em 11º, mais perto de ser atacado por Kimball do
que atacar Rahal, mas parecia ter um ritmo interessante. Dali para frente,
tudo, em tese, seria resolvido na pista.
A briga pelo quinto
lugar começava a ficar bem interessante. Pagenaud já partia para cima de
Hunter-Reay, seguido bem de pertinho por Chilton, Castroneves, Saavedra e Rahal. Pagenaud
e Hunter-Reay, aliás, protagonizaram alguns dos raros momentos de
entretenimento da corrida canadense. Depois de um toque, o francês aproveitou
um erro do americano e mergulhou para tomar o quinto lugar do rival.
De resto, nada mais aconteceu. Newgarden seguiu
apenas concentrado no próprio ritmo e ia, com segurança, controlando a
distância para Rossi. E assim fez até o fim, cruzando na frente e vencendo pela
segunda vez no ano, embolando a luta pelo título.
A
classificação do campeonato está assim após doze etapas:
A próxima corrida acontece daqui duas semanas, em Mid-Ohio. Até
lá!!
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