Quando Takuma Sato recebeu a bandeira quadriculada das 500 Milhas de Indianapolis no domingo, o piloto japonês não foi o único grande vencedor. Uma das principais patrocinadoras de seu carro, a Ruoff Home Mortgage, decidiu colocar o apoio financeiro no carro #26 apenas seis dias antes da corrida.

Nas primeiras corridas do ano apenas a Panasonic patrocinava diretamente o carro #26. (Foto: AP)

Então, quando Sato ganhou, tornando-se  primeiro piloto de um país asiático a ganhar a Indianapolis 500, a empresa corretora de hipotecas obteve um incrível retorno inesperado para o seu dinheiro, especialmente porque eles supostamente pagaram bem menos do que outros patrocinadores fizeram por muito menos exposição.

"Supondo que foi uma coisa de última hora, o dono da equipe, Michael Andretti, provavelmente aceitou um orçamento entre US$ 750.000 a US$ 1 milhão para a Ruoff Home ser a principal patrocinadora do carro de Sato", disse o jornalista automotivo Mark Smyth à CBC News.

Os patrocinadores de outros principais pilotos provavelmente pagaram US$ 2 milhões.

"Quando você ganha uma Indy 500, sempre um ótimo negócio para sua empresa, então o que eles pagaram é uma pechincha", disse Smyth.


Richard Powers, professor associado da Rotman School of Business em Toronto, diz que o investimento de vários milhões de dólares não são fora do comum no esporte, principalmete devido à audiência da TV.

"A Indy 500 é o Super Bowl de automobilismo", disse ele à CBC News. "Ganhe em Indianapolis e você ficará famoso para sempre", finalizou.

Fonte: CBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário