Após ver Will Power ter problemas
com os pneus e herdando a liderança da prova, Newgarden vence pela segunda vez
na pista do Alabama. Hélio Castroneves terminou em quarto e Tony Kanaan em
sétimo.
Quarta vitória de Newgarden em sua carreira na Indy. (Foto: IndyCar) |
A corrida nem havia começado e
Marco Andretti teve que parar nos pits, por conta de algum problema misterioso em
seu carro. Com isso, o azarado filho de Michael Andretti perdeu pelo menos três
voltas e não conseguiu recupera-las na corrida inteira, terminando em último
lugar. E é apenas isso que tenho para falar da cota de incompetência do grid.
Vamos à prova:
A largada foi autorizada e as
primeiras posições foram praticamente todas mantidas. A primeira boa disputa
veio com Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe, que chegaram a se tocar mais de
uma vez até a curva 5, principal ponto de ultrapassagem do circuito de Barber.
Hunter-Reay teve um pedaço de sua asa dianteira arrancada com os toques com o canadense,
deixando assim sujeira na pista e, com isso Josef Newgarden ganhou a posição de
ambos. A primeira amarela da prova só veio, entretanto, na terceira volta.
A relargada veio duas voltas mais
tarde, e novamente não houveram mudanças nas primeiras colocações. Power se
mantinha em primeiro, com Castroneves seguindo o australiano de perto, mas após
um tempo, o brasileiro começou a perder um bocado de rendimento em seu carro,
fazendo com que Power abrisse na liderança da prova e Dixon, Pagenaud, Newgarden
e Hinchcliffe se aproximassem.
A primeira janela de paradas nos
boxes aconteceu na volta 15, com Muñoz e Rossi. O último a parar foi o estreante
Zach Veach, na volta 26, correndo no lugar de JR Hildebrand, lesionado na mão e
ausente dessa etapa em Barber. Tirando por algumas voltas onde fez a sua parada,
Power continuava como líder da prova.
As disputas pelos primeiros
lugares eram bastante acirradas, com Pagenaud e Newgarden, principalmente. O
novato na Penske passou o atual campeão no harpin da curva 5 e ainda o deixou
comendo grama, Pagenaud acabou perdendo a posição também para Hinchcliffe. Mais
atrás, Tony Kanaan e Aleshin, além de Bourdais com Hunter-Reay.
A partir da segunda janela de
paradas, na volta 40, a corrida ficou morna. Dixon tentava pressionar
Newgarden, mas o jovem americano da Penske conseguiu manter-se à frente do
neozelandês mesmo após a segunda parada nos pits. Power seguia liderando a prova
com certa folga, após Helinho voltar mal dos pits, atrás de Pagenaud. Entretanto,
Power começou a perder um pouco de rendimento e via Newgarden, Dixon e Pagenaud
se aproximarem em seu retrovisor. Enquanto isso, Tony Kanaan brigava com
Bourdais para tentar se aproximar de Hinchcliffe, então sétimo colocado.
A segunda bandeira amarela da
prova veio na volta 63, com Spencer Pigot, que vinha fazendo boa corrida, em
nono. O jovem americano do carro #20 de Ed Carpenter acabou parando sozinho,
por algum problema elétrico, no gramado da curva 6. Com isso, praticamente todos os pilotos se
preparavam para fazer a terceira e última parada da corrida, que provavelmente
decidiria o vencedor. Enquanto isso, alguns pingos de chuva assombravam a
cabeça dos pilotos.
Com todos parando, apenas Charlie
Kimball ficou na pista na mesma volta e liderou algumas voltas, após a
relargada na volta 69. Quando Kimball parou, na volta 75, Power reassumiu a
liderança, com Dixon, Newgarden e Pagenaud babando atrás dele, em ótimas
disputas pelas primeiras colocações. O apogeu da prova veio quando Newgarden
passou Dixon na marra na curva 2 e reassumiu o segundo lugar.
E então veio o inferno astral de
Will Power. O australiano foi informado que seu pneu traseiro esquerdo estava
perdendo pressão, enquanto que Newgarden e Dixon vinham logo atrás para
ultrapassa-lo. O piloto teve que fazer uma última parada para trocar os pneus
e, assim, caindo muitas posições.
E então a liderança da prova caiu
no colo de Newgarden, que viu Dixon fazer pressão nas voltas finais, mas o
piloto do carro #2 conseguiu manter-se à frente para conquistar a sua primeira
vitória pela Penske, a segunda em Barber e a quarta da carreira na Indy. Dixon
terminou em segundo, Pagenaud, economizando combustível, em terceiro. Helinho
fez prova bastante consistente e terminou em quarto e Alexander Rossi foi o quinto.
Tony Kanaan foi o sétimo e o azarado Power, acabou ganhando algumas posições
nas voltas finais e terminou em décimo-quarto.
O resultado final da prova você
confere na imagem abaixo:
A classificação do campeonato após
três etapas está assim:
No próximo final de semana já tem
prova novamente, com a quarta etapa do campeonato em Phoenix, no Arizona, no
sábado à noite. Até lá!!
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