O filho de Bryan Herta vence a 400ª corrida da história da Indy Lights e segue na liderança do campeonato. Matheus Leist consegue o sétimo lugar na segunda prova em Barber.
A 400ª largada da Indy Lights. |
A segunda parte do fim de semana da Indy Lights começou no domingo as oito da manhã locais, bem, na verdade,não começou as oito hoas da manhã locais. Devido a uma forte chuva que caiu sobre o Barber Motosport Park, o treino classificatório da segunda corrida foi cancelado.
Com isso, o grid foi decidido pela tabela de pontos do campeonato de construtores, que coloca Colton Herta na pole, seguido por Kyle Kaiser, Aaron Telitz, Nico Jamin e Pato O'Ward. Matheus Leist largaria da sexta fila na 11ª posição.
Cinco horas depois veio a corrida e, como não chovia desde o treino classificatório, todos os pilotos largaram com pneus para pista seca, menos Zachary Claman de Melo, que quis largar com pneus de chuva da oitava posição.
A 400ª largada da Indy Lights parecia tranquila, mas não foi. Colton Herta largou bem e se desvencilhou de Kaiser antes da primeira curva. Jamin tomou a dianteira de Telitz e assumiu o terceiro posto. Mais atrás no grid, Matheus Leist seguiu Nicolas Dapero e Dalton Kellett, que passavam Santiago Urrutia na curva dois e Shelby Blackstock, que caiu um bocado de posições devido ao incidente que aconteceu na sua frente.
Na mesma curva dois de Melo e O'Ward seguiam lado a lado na lutapelo sétimo lugar quando de Melo escorrega e acaba tocando no mexicano, que acaba ficando preso na caixa de brita. Claman de Melo consegue sair da brita e leva seu carro para os pits para não sair mais. Bandeira amarela.
O'Ward (amarelo) e de Melo (azul) fora da pista. |
A relargada aconteceu na volta quatro. Herta continuava na frente, seguido por Kaiser, Jamin, Telitz, Alberico, Kellett, Dapero, Leist, Blackstock e Urrutia. Na frente, Colton Herta imprimiu um forte ritmo e começou a abrir distância de Kaiser, que se distanciava de Jamin, Telitz e Alberico. Kellett seguia em sexto, segurando Dapero, Leist, Blackstock, Urrutia e Norman.
Nesse grupo intermediário ocorreu a maior parte da ação da prova. Na volta seguinte, Blackstock e Urrutia disputavam a nona posição na freada da curva cinco, quando Blackstock fechou a porta e ambos acabam se tocando, com Urrutia rodando, danificando seu bico e tendo de fazer uma parada no pits, enquanto Blackstock saiu ileso.
Mais a frente, Kellett era muito pressionado por Dapero e Leist, mas, num circuito onde a ultrapassagem é complicada, o canadense da Andretti conseguiu se mante a frente dos dois sul-americanos. Isso até a volta 17, quando Dapero conseguiu colocar por dentro de Kellett e eexecutar a ultrapassagem. Matheus Leist conseguiu emular o mesmo movimento na volta seguinte, e assumir o sétimo posto. Os dois conseguiram se distanciar de Kellett e Blackstock, que sofriam com o desgaste de pneus, e, na briga particular dos dois, Dapero se deu melhor e chegou no sexto lugar, um segundo a frente de Leist.
No pelotão da briga pelo pódio, Telitz pressionou Jamin até a volta doze, sempre trazendo Alberico junto; entretanto, Telitz começou a sofrer com o desgaste de pneus que sempre atinge em cheio os pilotos da Belardi e começou a perder desempenho e logo foi ultrapassado por Alberico na volta 13, relegando Telitz ao quinto posto. Alberico aproveitou o bom momento e pressionou Jamin durante toda a prova, mas não conseguiu fazer o movimento de ultrapassagem em momento algum, sendo relegado ao quarto lugar enquanto Jamina ssumia o terceiro lugar.
Lá na frente, Herta imprimiu bom ritmo desde a relargada e logo Kyle Kaiser foi ficando para trás, com o filho de Bryan Herta mantendo voltas sempre três ou quatro décimos mais rápido que o californiano da Juncos e, ao fim de 35 voltas, vencendo a prova!!
Pódio e resultados. |
A próxima etapa acontece nos dias 12 e 13 de maio, no circuito misto de Indianápolis. Até lá!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário