Na última sexta-feira e sábado
(10 e 11 de fevereiro) a IndyCar se reuniu com seus 21 pilotos para o maior
teste coletivo da pré-temporada, no oval de Phoenix, em Avondale, no Arizona.
Simon Pagenaud ostentando agora o #1. Foto: IndyCar |
Foram ao todo 5.127 voltas dadas
em quatro sessões, sendo duas à tarde e duas à noite, sendo as noturnas já com
as configurações de corrida sendo utilizadas.
Este teste serviu também para os pilotos e equipes apresentarem as pinturas de seus carros para a temporada de 2017 e tirarem muitas fotos. Com exceção de Dixon, que apresentou um carro e um macacão com o patrocínio do leite de Indianapolis (imagem), e Aleshin, que se apresentou com um carro totalmente preto a lá Darth Vader, com alguns detalhes em vermelho. No geral, o que se viu foi um equilíbrio bem grande em todas as sessões, com a Chevrolet se sobressaindo nos testes diurnos e a Honda nos noturnos. Lembrando que a corrida será disputada no horário noturno, no final do mês de abril no oval localizado no deserto do Arizona. Josef Newgarden, agora na Penske, chegou chegando e foi o mais rápido na primeira sessão, quando a maioria dos mecânicos e pilotos ainda estavam se aquecendo e buscando o melhor acerto.
Este teste serviu também para os pilotos e equipes apresentarem as pinturas de seus carros para a temporada de 2017 e tirarem muitas fotos. Com exceção de Dixon, que apresentou um carro e um macacão com o patrocínio do leite de Indianapolis (imagem), e Aleshin, que se apresentou com um carro totalmente preto a lá Darth Vader, com alguns detalhes em vermelho. No geral, o que se viu foi um equilíbrio bem grande em todas as sessões, com a Chevrolet se sobressaindo nos testes diurnos e a Honda nos noturnos. Lembrando que a corrida será disputada no horário noturno, no final do mês de abril no oval localizado no deserto do Arizona. Josef Newgarden, agora na Penske, chegou chegando e foi o mais rápido na primeira sessão, quando a maioria dos mecânicos e pilotos ainda estavam se aquecendo e buscando o melhor acerto.
Ao todo, 14 pilotos terminaram a primeira
sessão separados por aproximadamente meio segundo de diferença. Will Power e
Carlos Munõz, agora dirigindo o lendário #14 da Foyt, foram os que mais deram
voltas na pista: 61 e 64 voltas no total, respectivamente. Alexander Rossi, da
Andretti, foi o melhor Honda qualificado, na quinta posição. Agora, para essa
primeira sessão não terminar tão sem graça, mostraremos um vídeo engraçadinho
do Hinchcliffe e do Rossi desperdiçando litros e litros de leite:
Breakfast is the most important meal of the day. It’s also the most difficult with an #Indy500 winner around. @Hinchtown @AlexanderRossi pic.twitter.com/zOGOjDj80w— IndyCar Series (@IndyCar) February 6, 2017
O resultado da primeira sessão foi este:
Na segunda sessão, disputada
entre às 22h e 1h no horário infernal de verão do Brasil, como dito
anteriormente, os carros equipados com motor e aerokit Honda se sobressaíram
aos Chevrolet, talvez devido à queda na temperatura e alguns acertos
diferentes, já visando a corrida mesmo. MARCO ANDRETTI E GRAHAM RAHAL (!!!), foram
os mais rápidos na segunda sessão, Takuma Sato, agora na Andretti, foi o
terceiro, Dixon em quarto, Bourdais em quinto e Kimball em sexto. O melhor
Chevy foi o #21 de JR Hildebrand, em sétimo. Por algum motivo não relatado,
Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay trocaram de carros e treinaram um no carro
do outro, além de seus próprios carros. Ao todo, das 23 posições registradas,
20 andaram dentro do mesmo segundo, separados novamente por apenas meio
segundo, aproximadamente. Apenas Conor Daly, Ed Jones e Mikhail Aleshin não
chegaram na marca dos 19 segundos.
Nem o próprio Marco entendeu como ele foi parar em primeiro. Foto: IndyCar. |
"É sempre encorajador ver o seu nome no topo. Ainda é cedo, mas foi um bom começo", disse Andretti. "O que gostei foi que, você sempre fica feliz com o resultado, mas alcançamos isso pensando apenas no carro, e não prioritariamente em chegar lá. Nós apenas nos concentramos em fazer o nosso trabalho e maximizar tudo o que pudermos, e acabamos tudo bem". Complementou o americano da Andretti Autosport.
Durante a segunda sessão, foi
anunciado que a USAC Silver Crown Series fará um evento de seu calendário como preliminar
da corrida da Indy em Phoenix, no final de abril. É a primeira vez em anos que
há uma reaproximação entre a USAC e a IndyCar. Espero que isso ocorra mais
vezes, inclusive com jovens pilotos fazendo a tradicional ponte entre as duas
categorias.
Os resultados deste segundo teste
estão no print abaixo:
No sábado, na terceira sessão, os portões do Phoenix International Raceway foam abertos ao público e tivemos finalmente o batismo de Alexander Rossi nos muros de um oval. Demorou,
mas finalmente aconteceu:
— Matt Archuleta (@indy44) February 11, 2017
“Eu não sei exatamente o que
aconteceu, o carro de repente ficou solto e quebrou”, disse o piloto da
Andretti Autosport. "O carro estava muito bom quando entrou na curva 1, e então
eu desci para a linha de baixo e perdi o controle da traseira do carro”.
Relatou Rossi.
“O carro foi ótimo nesse fim de
semana até o momento da batida e estou muito feliz com o progresso que tivemos
até o incidente. Sobre ele, foi melhor tê-lo feito agora do que em uma
qualificação ou na corrida”, completou o americano vencedor das 500 milhas de
Indianapolis do ano passado.
Os tempos você confere na imagem
logo abaixo:
A última sessão, a segunda
noturna, veio e novamente tivemos um Honda no topo. Desta vez, Ryan Hunter-Reay
foi o piloto mais rápido, com Sébastien Bourdais, Marco Andretti, Max Chilton e Takuma
Sato no top 5 da Honda. Carlos Muñoz foi o mais rápido da Chevrolet nesta
última sessão, que também contou com outros incidentes na pista, com Newgarden
e Bourdais chegando a se tocar, mas sem maiores problemas. JR Hildebrand batendo
na curva 4 (kkkkkkkkkk), faltando cerca de 30 minutos pro fim da prática, e Takuma
Sato também batendo na curva 2 (imagem). Graham Rahal também chegou a perder o controle de seu
carro, mas sem maiores problemas.
No Gif abaixo você confere a batida de Hildebrand, que com certeza deve ter se lembrado de uma certa corrida que esteve pra ganhar em 2011, mesmo que apenas por uma fração de segundo:
No Gif abaixo você confere a batida de Hildebrand, que com certeza deve ter se lembrado de uma certa corrida que esteve pra ganhar em 2011, mesmo que apenas por uma fração de segundo:
— Matt Archuleta (@indy44) February 12, 2017
Dessa fez, 17 dos 21 carros que
treinaram, andaram no mesmo segundo. A primeira conclusão é de que, aos menos nos
ovais, o equilíbrio será a marca da temporada de 2017, que conta com os aerokits
de Honda e Chevrolet congelados.
Os tempos da quarta sessão você confere
na imagem que se encontra logo abaixo:
E os tempos combinados das quatro sessões você confere aqui:
Os pilotos agora se reunirão apenas
em 10-12 de março, para o Firestone Grand Prix os St. Petersburg, primeira
etapa da temporada 2017 da IndyCar. O Grand Prix of Phoenix será a quarta etapa
do campeonato e ocorrerá num sábado à noite, em 29 de abril.
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