O americano de 25 anos se sagrou campeão numa virada no último fim de semana em Laguna Seca, e a última prova só fez consolidar o título sobre Pato O'Ward.
Telitz conseguia a última pole position de 2016, a frente de seu rival e companheiro de equipe, Pato O'Ward. A segunda fila era formada por Nicolas Dapero e Nico Jamin, a terceira fila era formada por Will Owen e TJ Fisher e a última fila dos pilotos que concorriam ao campeonato era formada por Jake Parsons e Joseph Burton-Harris. No campeonato, Telitz tinha oito pontos de vantagem sobre O'Ward que, para ser campeão, precisava vencer e Telitz terminar abaixo do segundo lugar.
É isso mesmo, de verdadinha no grid só haviam oito carros.
Pois bem, antes mesmo da bandeira verde, um dos pilotos da classe nacional (que compete com carros ligeiramente mais fracos e pilotos semi-profissionais) Moises de la Vara, roda sozinho na hora de alinhar e a largada é postergada para o recolhimento do Vara.
Largada da depressão |
Na terceira volta, largada de verdade!
Mas sem emoção, pois todos mantém as mesmas posições que largaram, com exceção de Jamin, que sempre larga mal. Nessa ele perdeu posição para Owen e caiu para o quarto lugar.
Como tempo e a falta de ação, os carros vão se separando na pista. Mais a frente fica a briga pela vitória e pelo título, onde Telitz tem menos de um segundo de diferença para O'Ward. Mais atrás, Dapero fica a cerca de três segundos da batalha pela liderança, segurando Owen e Jamin.
Mais atrás ainda, TJ Fisher segurava Jake Parsons, enquanto Burton-Harris se engalfinhava com os pilotos da classe nacional. entretanto, na volta 12 (de 30 totais), Parsons consegue colocar por dentro de Fisher na reta-curva principal e completa a ultrapassagem na freada do hairpin, subindo ao sexto posto.
Oito voltas depois e o pelotão permanecia o mesmo, mas algo estava diferente.
O'Ward (amarelo) perdendo posições. |
O carro de O'Ward começa a perder muito rendimento. O mexicano, para perseguir Telitz e ainda sonhar com o título, acaba desgastando demais seus pneus, e tem de se segurar muito no fim da prova para completá-la sem ter que parar nos boxes ou acontecer outros tipos de catástrofes.
Com isso ele faz voltas cerca de três segundos mais lento que o líder e segura Dapero, que mostra toda sua inabilidade de fazer ultrapassagens e acaba ficando uma volta inteira atrás de O'Ward. Owen se aproveita disso e não só chega na briga, como ultrapassa ambos por fora na reta-curva e assume a vice-liderança, enquanto Dapero consegue passar O'Ward na freada do hairpin e assume o terceiro posto.
Quatros voltas depois (volta 26), Jamin e Parsons passam facilmente O'Ward, que termina em sexto lugar, a frente apenas de TJ Fisher e e de Burton-Harris. Já Nico Jamin segura Parsons e termina na quarta posição, enquanto Parsons completa em quinto, menos de meio segundo atrás do francês.
Dapero fica sozinho no terceiro posto, sozinho, pois Owen começa a fazer voltas muito rápidas e se aproxima de Telitz para brigar pela vitória da prova, pena que Owen encostou realmente em Telitz faltando apenas três curvas para o fim da prova. Owen passa em segundo com Telitz vencendo!!!
Pódio final e resultados. |
Telitz com a vitória e O'Ward caído no sexto lugar, o americano terminou com 421 pontos, vinte e oito a frente de O'Ward e NOVENTA pontos a frente de Nico Jamin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário