O americano de 25 anos se sagrou campeão numa virada no último fim de semana em Laguna Seca, e a última prova só fez consolidar o título sobre Pato O'Ward.


Telitz conseguia a última pole position de 2016, a frente de seu rival e companheiro de equipe, Pato O'Ward. A segunda fila era formada por Nicolas Dapero e Nico Jamin, a terceira fila era formada por Will Owen e TJ Fisher e a última fila dos pilotos que concorriam ao campeonato era formada por Jake Parsons e Joseph Burton-Harris. No campeonato, Telitz tinha oito pontos de vantagem sobre O'Ward que, para ser campeão, precisava vencer e Telitz terminar abaixo do segundo lugar.

É isso mesmo, de verdadinha no grid só haviam oito carros.

Pois bem, antes mesmo da bandeira verde, um dos pilotos da classe nacional (que compete com carros ligeiramente mais fracos e pilotos semi-profissionais) Moises de la Vara, roda sozinho na hora de alinhar e a largada é postergada para o recolhimento do Vara.
Largada da depressão
Na terceira volta, largada de verdade!

Mas sem emoção, pois todos mantém as mesmas posições que largaram, com exceção de Jamin, que sempre larga mal. Nessa ele perdeu posição para Owen e caiu para o quarto lugar.

Como tempo e a falta de ação, os carros vão se separando na pista. Mais a frente fica a briga pela vitória e pelo título, onde Telitz tem menos de um segundo de diferença para O'Ward. Mais atrás, Dapero fica a cerca de três segundos da batalha pela liderança, segurando Owen e Jamin. 

Mais atrás ainda, TJ Fisher segurava Jake Parsons, enquanto Burton-Harris se engalfinhava com os pilotos da classe nacional. entretanto, na volta 12 (de 30 totais), Parsons consegue colocar por dentro de Fisher na reta-curva principal e completa a ultrapassagem na freada do hairpin, subindo ao sexto posto.

Oito voltas depois e o pelotão permanecia o mesmo, mas algo estava diferente.

O'Ward (amarelo) perdendo posições.
O carro de O'Ward começa a perder muito rendimento. O mexicano, para perseguir Telitz e ainda sonhar com o título, acaba desgastando demais seus pneus, e tem de se segurar muito no fim da prova para completá-la sem ter que parar nos boxes ou acontecer outros tipos de catástrofes. 

Com isso ele faz voltas cerca de três segundos mais lento que o líder e segura Dapero, que mostra toda sua inabilidade de fazer ultrapassagens e acaba ficando uma volta inteira atrás de O'Ward. Owen se aproveita disso e não só chega na briga, como ultrapassa ambos por fora na reta-curva e assume a vice-liderança, enquanto Dapero consegue passar O'Ward na freada do hairpin e assume o terceiro posto.

Quatros voltas depois (volta 26), Jamin e Parsons passam facilmente O'Ward, que termina em sexto lugar, a frente apenas de TJ Fisher e e de Burton-Harris. Já Nico Jamin segura Parsons  e termina na quarta posição, enquanto Parsons completa em quinto, menos de meio segundo atrás do francês.

Dapero fica sozinho no terceiro posto, sozinho, pois Owen começa a fazer voltas muito rápidas e se aproxima de Telitz para brigar pela vitória da prova, pena que Owen encostou realmente em Telitz faltando apenas três curvas para o fim da prova. Owen passa em segundo com Telitz vencendo!!!

Pódio final e resultados.
Telitz com a vitória e O'Ward caído no sexto lugar, o americano terminou com 421 pontos, vinte e oito a frente de O'Ward e NOVENTA pontos a frente de Nico Jamin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário