Economizando
combustível no fim e segurando os ataques de Graham Rahal, francês da Penske
vence a quinta na temporada e conquista seu primeiro título na categoria. Power
tem problemas eletrônicos na metade da prova, perde voltas e termina apenas em
vigésimo. Helinho termina em sétimo e Tony Kanaan em décimo-terceiro.
A quinta vitória na temporada deu ao francês da Penske o seu primeiro título da Indy na carreira. (Foto: IndyCar) |
A
corrida começou por volta das 19h50 no horário de Brasília. Pagenaud largou da
pole, e por lá permaneceu nas primeiras voltas. Na verdade, o francês liderou
até parar pela primeira vez nos pits, perto da volta 18. No mais, a maioria das
posições de largada foram mantidas na primeira volta. Exceto por Power, que
largou em quarto e buscava chegar em Pagenaud para ter chances de título,
passando Montoya logo na largada.
No
harpin dos desesperados em Sonoma, vulgo curva 7, Aleshin rodou sozinho e Tony
Kanaan freou tudo para não bater no russo. Aleshin ajeitou seu carro e voltou
para o fundo grid, enquanto que Kanaan deixou seu carro morrer, mas não chegou
a tomar voltas e a bandeira amarela nem chegou a ser acionada. O time de
segurança da Indy foi rápido e religou o carro do brasileiro ligeiramente.
Enquanto
isso, a corrida transformava-se na SONOma costumeiramente vista na Indy entre
os anos de 2005 e 2011. Hélio Castroneves, então em segundo e tentando uma
estratégia diferente de Pagenaud, resolveu parar antes da hora. Entretanto, a
primeira bandeira amarela veio na volta 38, poucas voltas depois de Helinho
parar e isso acabou beneficiando todos os outros pilotos do grid, já que
puderam assim economizar combustível, menos o coitado do Hélio.
.@12WillPower is slow on track. #INDYCAR #INDYRIVALS #GoProGP https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/68Olytippv— IndyCar Series (@IndyCar) September 18, 2016
A
partir de então, Simon Pagenaud lutava para economizar o máximo de combustível
possível, enquanto Hélio voava no meio grid afim de chegar o mais próximo
possível das chances de vitória, e torcendo por uma bandeira amarela pra
embolar tudo na corrida. Mas ela não veio, e Pagenaud acabou precisando parar
apenas mais uma vez, na volta 61, após ficar 24 voltas na pista.
Graham
Rahal, de Honda, e que economiza mais combustível, e que tinha uma volta a mais
de tanque, tentou pressionar o francês, mas não adiantou de nada. Pagenaud liderou
de ponta a ponta e venceu a quinta corrida na temporada, a nona carreira da
Indy e conquistou enfim o seu primeiro título na categoria. Enquanto isso,
Helinho tentava escalar o grid, mas acabou atrás de Josef Newgarden, sexto
lugar, que fez jogo duro com o brasileiro (e cavando assim a sua vaguinha no
time do capitão Roger Penske no que vem, provavelmente no lugar do Montoya).
Parabéns Pagenaud! (Foto: Twitter/NBCSN) |
Will
Power, mesmo terminando em vigésimo, conseguiu terminar em segundo campeonato.
Hélio terminou em terceiro e Graham Rahal em quarto, sendo assim o melhor carro
da Honda. Dixon teve problemas de comunicação durante a corrida e teve que
trocar até o capacete durante os pits. Terminou em 18º na prova e em 5ºno
campeonato. Tony Kanaan fez corrida de recuperação e terminou em décimo-terceiro
em Sonoma, e em sexto lugar na temporada.
Confira
abaixo o resultado final da prova:
A
IndyCar agora goza de seus longos e intermináveis seis meses de férias e volta
em 2017, no dia 12 de março, em St. Petersburg. Enquanto isso, confira as
principais notícias e rumores, além de especiais sobre a categoria e tudo o que
acontece também no Road To Indy, aqui no Indy Center Brasil. Até lá e fiquem
ligados!
Pra próxima temporada parece que teremos muitas mudanças de pilotos nas principais equipes. Ansioso pra ver essas alterações.
ResponderExcluirCom a padronização dos kits aerodinâmicos para 2018 os amigos acham que virão novas fornecedoras de motores?Adoraria ver, quem sabe, a volta da Ford/Cosworth ou a Toyota...ver novas pistas tbm seria uma boa..na transmissão domingo disseram que a Austrália já está certa para 2018, e poderia ter uma prova em Dubai....
ExcluirSim, só que eu acho que entrarão aos poucos e, de acordo com a notícia publicada aqui no site, a intenção da padronização é atrair mais fabricantes de motores! Só espero que esses carros sejam mais bonitos, hehe.
ExcluirTambém ouvi falar a respeito da Austrália, mas isso ainda não foi confirmado (eu acho). Torço para que Surfers retorne; por outro lado esse retorno poderia trazer algo que eu sou contra: a internacionalização de pistas da categoria. Na Europa já existe uma categoria de monopostos internacionalizada e a Indy não precisa ser igual a ela, pois o que nos atraiu sempre foi o formato mais americanizado. De qualquer forma, acho que ainda é cedo pra falar sobre isso.
Link da matéria: http://www.indycenterbrasil.com.br/2016/09/indy-confirma-kits-congelados-em-2017-e.html
Um abraço!
Karl