O californiano domina a corrida em casa e vence de ponta a ponta a primeira prova da Lights em Laguna Seca. Entretanto, Ed Jones é o grande vencedor, retomando a liderança do campeonato e conseguindo distância para a prova final.
Nesse sábado ocorreu a primeira prova da Indy Lights, onde o campeão sairá de Laguna Seca com um milhão em patrocínio e a garantia em correr três corridas na Fórmula Indy. Kyle Kaiser (Juncos), o sexto colocado e ainda com chances de título conseguiu a pole, seguido do vice-líder do campeonato, Ed Jones (Carlin). O líder do campeonato, Santiago Urrutia (SPM) saía do terceiro posto, com outro postulante ao título, Zach Veach (Belardi), ao seu lado em quarto. André Negrão largaria da quinta fila, na nona posição.
Entretanto, a primeira largada foi abortada, pois Garett Grist queima a largada saindo da sexta posição.
Na segunda volta sim, bandeira verde! Kaiser larga bem e mantém a primeira posição, enquanto Jones e Urrutia, como aconteceu várias vezes durante o campeonato, não largam tão bem. O piloto da Carlin consegue manter seu segundo posto, mas Urrutia perde posições para Veach e Rayhall antes mesmo do Hairpin, e cai para o quinto lugar.
Garett Grist, mais atrás, consegue subir ao sexto lugar ainda na largada, deixando o ex-sexto colocado, Félix Serralles, a mercê de Dean Stoneman, que vinha no sétimo lugar. Na disputa de posição, Serralles espalha no hairpin e ambos se tocam, com os dois caindo pro fim do grid.
Na curva cinco, Haemin Choi, que estava na penúltima colocação, roda sozinho, mas consegue volta à prova pouco antes dos li´deres completarem a primeira volta e a bandeira amarela não foi acionada.
No fim da primeira volta, Kaiser passa a um segundo e meio de Jones, que era seguido de perto por Veach e Rayhall. Urrutia ficou um pouco mais atrás e teria de defender sua posição perante Grist, já que ambos abriam distância de Alberico, Negrão, Dalton Kellett e Zachary de Melo.
E esse foi o ritmo da prova. Kaiser conseguia aos poucos abrir distância de Jones e o resto do grid rumo à vitória. Jones e Veach permaneceram muito próximos, brigando pelo segundo posto, e abrindo diferença pouco a pouco de Rayhall. Urrutia não vinha em bom acerto, com alto desgaste de pneus e tendo de brigar com Garett Grist pelo quinto lugar, enquanto eles abriam de Alberico, que tinha diferença confortável para Negrão, Kellett, de Melo e o recuperado Stoneman.
De Melo e Stoneman voltando à prova. |
Mais atrás, Stoneman e de Melo brigaram para ver quem permanecia no top 10, quando ambos se tocam no Hairpin e caem para o fim do grid.
A corrida continuou no mesmo ritmo até a antepenúltima volta, quando Garett Grist começou a ter problemas de rendimento e começava a cair de posição. O canadense acabou prendendo Negrão, que perdeu posição para Kellett e para o recuperado Serralles. Com isso, Alberico termina a prova em sexto, com Kellet em sétimo, seguido por Serralles, Negrão, Blackstock e Grist.
Com os problemas de Grist, Urrutia conseguiu passar sozinho no quinto lugar, mas bastante atrás de Rayhall, o quarto colocado. Apesar de Veach estar sempre próximo nunca conseguiu fazer tentativas de ultrapassagem sobre Jones, e acabou tendo de se contentar com o terceiro lugar, com Ed Jones passando em segundo e Kaiser reinando sozinho e vencendo!!!
Resultados |
Agora o líder, faltando apenas a prova de amanhã para o fim do campeonato, é novamente Ed Jones, com 343 pontos. Jones está sete pontos a frente de Santiago Urrutia (336 pontos) e será campeão se vencer ou até mesmo com um segundo lugar, se Urrutia não vencer e fizer melhor volta da prova e não liderar o maior número de voltas; se Urrutia chegar em segundo, Jones poderá chegar no quinto lugar que é campeão do mesmo jeito.
Apenas os dois disputam o título desse ano, já que Kyle Kaiser (312 pontos), Zach Veach (300), Dean Stoneman (304) e Félix Serralles (294) já estão fora da briga pelo título. Até lá!
Apenas os dois disputam o título desse ano, já que Kyle Kaiser (312 pontos), Zach Veach (300), Dean Stoneman (304) e Félix Serralles (294) já estão fora da briga pelo título. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário