Após
final eletrizante, Rahal supera Hinchcliffe por oito milésimos de segundo e
conquista a primeira vitória na temporada, em corrida no Texas retomada após
mais de dois meses. Tony Kanaan termina terceiro e Hélio Castroneves em quinto.
Primeira vitória do Rahalzinho no oval Texano. (Foto: IndyCar) |
Que
final de corrida eletrizante, meus amigos! Foi de tirar o fôlego. Várias vezes
vimos Rahal, Kanaan e Hinchcliffe emparelhados nas estreitas e temidas curvas inclinadas
do Texas Motor Speedway, num final de prova decidida no ‘photo finish’ que há
tempos não víamos na IndyCar. Mas antes, vamos começar do começo.
A
corrida ficou paralisada por mais de dois meses na volta 71 devido à chuva que
persistia em cair naquele final de semana de 11/12 de junho. A IndyCar então
decidiu adiar a prova para 27 de agosto. Newgarden e Daly, que se envolveram em
grave acidente poucas voltas antes da corrida ser paralisada, não puderam
participar do complemento desta prova.
A
corrida recomeçou na ordem em que estava a prova no momento em que foi
paralisada, com Hinchcliffe em primeiro, Hunter-Reay logo atrás e aí por
diante. E assim permaneceu por boa parte da corrida. Logo de cara vimos um pack
racing que há tempos não víamos na pista do Texas, com os oito primeiros
colocados dividindo a pista, mas com o passar das voltas e o desgaste dos pneus
(êêê Firestone...), o pack foi se dissipando, infelizmente.
Hélio
Castroneves relargou em sétimo e logo passou para terceiro. Tony Kanaan
relargou em décimo-sexto, e logo também ganhou muitas posições, aparecendo em
sétimo logo nas primeiras voltas. Perto da centésima volta (a corrida recomeçou
da volta 71, não se esqueçam), Hélio e Hinchcliffe disputavam a liderança.
Ambos chegaram a abrir sete segundos de vantagem para Power, Rahal, Carpenter,
Kanaan e Dixon. Pagenaud, líder do campeonato, brigava pela décima-quinta
posição naquele momento.
A
partir daí a corrida entrou num marasmo corriqueiro das provas Texanas das
últimas temporadas. Hinchcliffe chegou a colocar volta em Montoya, então décimo
colocado, na volta 199.
E
então começaram a aparecer as bandeiras amarelas. Primeiro com Carpenter e
Dixon. O americano dono de equipe tocou no carro #9, que perdeu controle e bateu
na curva um da pista. Dixon deu uma de Will Power e tivemos Cenas Lamentáveis por
parte do piloto neozelandês, vejam na imagem abaixo:
Tirem as crianças da sala! (Foto: Twitter) |
O
incidente seguinte aconteceu com... Ed Carpenter novamente. O veterano piloto
que só não anda em ovais perdeu o controle do carro e bateu no muro da
curva 4, e nisso acabou quase que acertando em cheio Hélio Castroneves, que
vinha logo atrás. Por sorte, Hélio teve apenas a asa da frente danificada. Max
Chilton se assustou com o incidente, perdeu o controle do carro e também rodou
na grama da pista. Com a sequência de amarelas, a Penske conseguiu fazer um
trabalho bem rápido e devolveu Helinho na disputa pela vitória novamente.
A
relargada veio apenas na volta 230, Hinchcliffe permanecia na ponta, desta vez
com Kanaan logo atrás e Rahal em terceiro. Até que a terceira bandeira amarelo
veio. Hawksworth e Aleshin se enroscaram e bateram na volta 236. Hawksworth
saiu mancando do carro e precisou de ajuda para caminhar até a ambulância.
Quatro carros lado a lado no Texas. Vivi pra ver isso. (Foto: Reprodução/Twitter) |
Com
oito voltas para o fim, a bandeira verde foi acionada, e o que vimos foi um
final de corrida extremamente insano dos pilotos da frente, principalmente de
Rahal (pra variar) Kanaan e Pagenaud, que apareceu DO NADA na disputada pela
vitória. Perto do fim, Hélio acabou se enroscando com Rahal e Kanaan num dos
vários 3-wide e até 4-wide (Wooow) que tivemos na estreita pista do Texas, e
acabou ficando para trás.
Enquanto
isso, mais na frente, Kanaan brigava ferozmente com Hinchcliffe e Rahal pela
vitória. E então, na última volta da prova, Rahal superou Kanaan e ficou lado a
lado com o canadense, e conseguiu colocar o bico de seu carro à frente do de
Hinchcliffe, o que assegurou a sua vitória por 0.008 segundos, num dos finais mais
apertados da história da IndyCar e para as viúvas da IRL e do Pack Racing irem
à loucura! Tony Kanaan terminou em terceiro e Hélio Castroneves em quinto.
Faltou pouco para um dos brasileiros ganhar.
Volta de vez pack racing e seus finais fodas! (Foto: Reprodução/Twitter) |
Confira
abaixo o resultado final da prova:
A
classificação do campeonato está desse jeito, faltando duas provas para o fim
da temporada:
A
IndyCar volta no próximo domingo (4 de setembro) em Boston Watkins Glen.
Até lá!
Isso que vai fazer a Indy voltar a ter público nos ovais. Esse ano as corridas nos mistos estão sendo ótimas e nos ovais também. Pocono e Texas se fizerem corridas como desse ano merecem arquibancadas mais cheias. E não precisa voltar o pack racing, tendo disputas como essa já faz as corridas em ovais valerem a pena.
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