Francês
da Penske supera Castroneves nos pits e vence pela segunda vez o Grande Prêmio
de Indianapolis. Hélio termina em segundo e Tony Kanaan se envolve em acidente
com Bourdais no começo e termina em último.
Pagenaud vence pela segunda vez o GP de Indianapolis. (Foto: IndyCar) |
A corrida começou e, logo na primeira curva do traçado misto de Indianapolis, ocorreu a primeira amarela da tarde: Kanaan desviou de Dixon e acabou acertando Sebastien Bourdais, que tentava ultrapassar por fora. Ambos se chocaram e acertaram o muro.
Kanaan abandonou a prova e Bourdais ficou boa parte da corrida
tentando arrumar a roda que se chocou com o muro. Ainda vamos falar o nome dele
neste resumo.
A barbeiragem do Brasileiro e do Francês no início da prova. (Foto: Reprodução/Twitter) |
A
relargada veio na volta cinco. Na volta seguinte, Power era pressionado por
Alexander Rossi e, na curva após a reta oposta, o australiano da Penske rodou e
patinou na grama, num erro de freada bastante infantil que volta e meia
acontece com o Poderoso Will. Melhor para Rossi que ganhou a posição.
A
corrida permanecia morna até a primeira janela de pits, que começou na volta
21. Antes disso, alguns pilotos que largaram la de trás, como Castroneves,
Rahal, Daly e Newgarden, fizeram paradas antecipadas na tentativa de uma futura
bandeira amarela acontecer e embaralhar a prova.
Pagenaud
parou na volta 22, sendo que Kimball, então segundo colocado, parou na volta
seguinte. O Insulina Boy da Ganassi voltou a frente de Pagenaud, mas o francês
da Penske, mostrando que tinha o melhor carro do fim de semana, ultrapassou de
volta na reta oposta do circuito, para assumir novamente a liderança da
corrida.
E
então veio a segunda amarela da prova: Sebastien Bourdais, após 38 voltas nos
pits tentando arrumar a roda, volta para a pista e, logo na saída dos pits,
para o seu carro. Com isso, Hélio, Rahal e Daly, que haviam acabado de parar,
se beneficiaram bastante. Mas precisariam economizar bastante combustível para
entrar na mesma janela de pits dos líderes.
Na
volta 40 os pits se abriram e os líderes aproveitam para fazer as suas
segundas paradas. Hinchcliffe foi bem e ultrapassou Kimball e Pagenaud nos boxes,
voltando atrás apenas de Hélio e Daly.
A
bandeira amarela durou cerca de oitos voltas, porque os fiscais de pista
resolveram limpa-la dos zilhões de pedacinhos de borracha que vão se soltando
dos pneus ao longo da corrida. E também porque JR Hildebrand, que icou sem
combustível e precisou ser rebocado para os pits na volta 42. Bom para Hélio e Daly,
que conseguiram economizar o combustível necessário.
Na
relargada, na volta 46, Hélio foi muito mal e foi ultrapassado por Daly, que
assumia assim a liderança da prova. Pagenaud e Kimball ultrapassavam
Hinchcliffe de volta. Daly
desgarrava de Hélio na frente, imprimindo um ritmo bastante forte e gerando
dúvidas se o seu rendimento não o comprometeria no final da prova.
Enquanto
isso, Hinchcliffe subia de rendimento e ultrapassaria novamente Kimball. O americano
do carro #83 tentou devolver a ultrapassagem mas acabou acertando de leve a asa
traseira de Hinchcliffe, escapando um pouco da pista e perdendo assim
rendimento, e posições, para Dixon e Rahal.
A
última janela de paradas veio na volta 60 com Scott Dixon, e em seguida com
Daly e Hinchcliffe. Hélio, então líder, parou na volta 62 e Pagenaud parou uma
volta depois, voltando na liderança após boa volta antes de entrar nos pits.
A
partir de então, tivemos algumas trocas nas primeiras posições, principalmente
pela queda de rendimento de Conor Daly, que perdeu posições para Hinchcliffe e
Rahal nas voltas 70 e 76, respectivamente.
Na
volta 77, Carlos Muñoz, então décimo colocado, rodou na curva onze do circuito
e perdeu posições para Alexander Rossi e Spencer Pigot, ao menos conseguiu
voltar e não causou bandeira amarela.
As
últimas voltas foram tranquilas para Pagenaud, que seguiu firma rumo à sua
terceira vitória seguida na temporada, para isolar-se de uma vez por todas na
liderança do campeonato, com 242 pontos, contra 166 de Scott Dixon e 160 de Montoya. Uma sólida distância de 76 pontos.
Hélio
fez boa prova e, mesmo pressionado por Hinchcliffe no final, conseguiu
manter-se em segundo. Já Tony Kanaan se envolveu em acidente com Bourdais logo
na curva 1 da primeira volta e abandonou a prova, terminando assim em último
lugar.
Confira
abaixo o resultado final da prova:
A
IndyCar tira o domingo de folga e, já nesta segunda-feira (16), começam as
atividades livres para a 100ª edição das 500 milhas de Indianapolis, que
ocorrerá no dia 29 de maio. Até lá!
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