Canadense
da SPM volta à pista onde sofreu acidente fortíssimo no ano passado e que o fez
perder toda a temporada para conquistar a primeira pole position da carreira.
Castroneves é nono e Tony Kanaan larga em 18º.
(Foto: Marshall Pruett) |
O
treino classificatório começou com os pilotos que terminaram entre 10º e 33º no
treino de sábado, para definir quem largaria oficialmente entre essas posições.
Logo
de cara, Pippa Mann, a primeira a entrar na pista e a única mulher a disputar
essa edição, deu duas voltas na casa dos 226 mph e na terceira bateu, dando uma
boa ‘lambida’ no muro. Mas todo mundo já esperava que ela largaria das últimas
posições do grid com batida ou sem. Para a sorte dela, outros pilotos
conseguiram ir pior.
Depois
entraram Gabby Chaves e Max Chilton, não foram muito melhores também. E em
seguida veio o campeão de 1996, Buddy Lazier, que deu voltas tão baixar que se
houvesse um 34º carro inscrito com certeza seria mais rápido e eliminaria o
veterano campeão.
E
então entrou Alex Tagliani, também veterano, o pole position da edição de 2011
entrou forte demais na curva 4, errou e tentou frear tudo o que podia, mas acabou
batendo no muro de dentro da reta de chegada. Com isso, o canadense comprometeu
totalmente sua classificação e seu carro, chegando a não marcar tempos. Largará
do último lugar. Veja o acidente no vídeo abaixo:
Após
a amarela para a limpeza da pista, os pilotos foram entrando e marcando seus
tempos combinados das quatro voltas a que tinham direito. Hawksworth, Wilson, Brabham
e Kimball. Oriol Servià foi quem acabou fazendo uma média de voltas bastante
rápida e acabou classificando-se em décimo lugar (!!!), com a média ficando em
229.060 mph. Tempo excelente para o veteraníssimo piloto catalão, que nesta
edição correrá pela SPM.
Logo
após entraram Pigot e Clauson, marcando voltas com velocidades nada animadoras.
E então veio Graham Rahal, um dos favoritos da Honda para a ganhar a prova. E o
favoritismo diminuiu bastante após as voltas medonhas que deu, marcando 225.847
mph, num tempo pior que o da Pippa Mann, que bateu!!! Esse é o Rahalzinho que
nós conhecemos!
Tony
Kanaan entrou na sequência após os risos de todos para Rahal. E o brasileiro da
Ganassi confirmou o péssimo ritmo que andou durante a semana inteira e
conseguiu apenas o 12º melhor tempo até o momento, 227.430 mph. Caindo para o
18º mais tarde.
Após
Karam e Daly marcarem voltas piores que as de Kanaan e Kimball, veio para a
pista o ‘samurai voador’, Takuma Sato. E o japonês da equipe de AJ Foyt andou
em ritmo bem forte e acabou superando todo o grid, menos Servià, conquistando
com os seus 228.029 mph o décimo-primeiro lugar.
JR
Hildebrand entrou na sequência e também andou bastante forte, mais forte do que
quando bateu na curva 4 da última volta em 2011, quando estava em primeiro.
Desculpem, mas não dá lembrar do ‘Walldebrand’ e deixar passar batido (rs) esse
fato épico. Com 227.976, o americano da equipe do Ed Carpenter conquistou
provisoriamente o décimo-segundo lugar.
E
então veio o dono da equipe, Ed Carpenter. O pole das edições de 2013 e 2014
não conseguiu manter o ritmo dos anos anteriores e acabou andando no ritmo de
pilotos como Chilton e Bourdais, apenas, e largará em vigésimo.
Logo
em seguida veio o atual campeão da IndyCar, Scott Dixon. Após a Chip Ganassi
resolver trocar o motor do carro #9, reunindo o pessoal dos outros três carros para
fazer isso da forma mais rápida e sem erros possível, Dixon foi para a pista e
terminou atrás apenas de Servià e Sato, conquistando o décimo-segundo lugar de
Hildebrand e empurrando Kanaan, seu companheiro de equipe, para décimo-quinto.
O
piloto que entrou na sequência era o atual vencedor das 500 milhas, Juan Pablo
Montoya. O colombiano era o natural candidato a largar em décimo e e confirmava
isso até um SACO DE LIXO aparecer em sua frente. E então Montoya desacelerou e
comprometeu totalmente sua tentativa.
O saco de lixo saindo do carro de Montoya (Foto: Reprodução/Twitter) |
Mas
a IndyCar foi boazinha e, após bandeira amarela para retirar os pedaços desse
SACO DE LIXO que ficaram na pista, o colombiano da Penske teve nova tentativa.
Mas o desempenho já não foi o mesmo da primeira, terminando no fim das contas em
16º.
E
por último entraram Marco Andretti e depois Alexander Rossi. O neto de Mario e
filho de Michael acabou ficando com o 14º lugar, enquanto que o americano que
tinha nojinho de ovais até o ano passado, Rossi, foi muito bem em sua tentativa
e superou Sato, largando assim em 11º.
Fast Nine
A
disputa pela pole começo com Simon Pagenaud, líder do campeonato, que não foi
lá muito bem e terminou apenas um pouco melhor que Servià, largando assim
apenas do oitavo lugar.
Carlos
Muñoz entrou na sequência e, após pegar boas informações de Andretti e Rossi,
companheiros de equipes que haviam acabado de entrar na pista, deu boas voltas,
todas na casa dos 230 mph e terminou com o tempo de 230.287, conquistando assim
a quinta posição.
Logo
após entrou o russo da SPM, Mikhail Aleshin e confirmou a boa fase e o bom setup
que os carros da equipe do ex-piloto da IRL Sam Schmidt tinham, conquistando
assim o sétimo lugar.
E
então Josef Newgarden. Logo na primeira volta, o americano parceiro de
Carpenter e Hildebrand virou na casa dos 231 mph e provou que brigaria pela
pole, cravando no fim 230.700 mph e conquistando a pole provisória.
Depois
entraram Townsend Bell, Will Power e Hélio Castroneves. Nenhum deles foi capaz
de bater o tempo de Newgarden. E o brasileiro da Penske fez pior: após bom
treino no sábado, Helinho decepcionou e fez a pior média do Fast Nine, largando
apenas do nono lugar. Mais sorte para ele na corrida, se Deus quiser, pois
apostei nele no bolão. yn’
O
penúltimo a entrar na pista foi Ryan Hunter-Reay, que também assustou
Newgarden, mas não conseguiu bate-lo. O americano campeão das 500 milhas em
2014 largará em terceiro, com o tempo de 230.648 mph.
E
então veio Hinchcliffe, o último a entrar na pista. E o prefeito de Hinchtown
voou, marcando tempos abaixo apenas de Newgarden e, na última volta, bateu o
tempo do americano, cravando assim 230.760 mph de média e conquistando assim a
segunda pole de um canadense na história da Indy 500.
Primeira pole position do prefeito de Hinchtown! (Foto: IndyCar) |
Um
pouco mais de um ano após sofrer um acidente duríssimo nos treinos da 99ª Indy
500, onde um braço da suspensão atravessou o cockpit, perfurando sua perna e
chegando até a região pubiana – fazendo-o perder a tradicional corrida e o
resto da temporada -, James Hinchcliffe confirma de forma significativa a sua
recuperação na volta a lendária pista da Indianapolis, conquistando sua
primeira pole da carreira.
Confira
abaixo o grid largada oficial para a 100ª Indy 500:
A
corrida ocorre no próximo domingo (29), às 13h, com transmissão ao vivo da Band e do
Bandsports.
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