O portorriquenho contou com a sorte de um pneu furado de seu adversário para avançar rumo à vitória. O sueco já teve uma vida mais calma rumo à primeira vitória no ano. Negrão fez um fim de semana calmo e consciente com dois top 10.
Indy Lights Grand Prix of St. Petersburg presented by Lucas School of Racing 1
Primeira largada do ano bem comportada. |
Mas a primeira volta mudou praticamente tudo. A começar pela largada, onde Veach assumiu a ponta ainda na saída da curva um; Kaiser cairia mais duas posições quando foi tocado de leve por Felix Serralles na curva cinco, com este e Scott Hargrove ultrapassando Kaiser. Mais atrás, Rosenqvist, ainda não acostumado com largadas lançadas, se posiciona mal e cai de segundo para quinto ainda na primeira curva, pendendo ainda posições para Santiago Urrutia, RC Enerson e André Negrão durante a primeira volta. Nessa primeira volta, na curva 4, Juan Piedrahita (Pelfrey) e Zachary Claman de Melo (Juncos) se tocam, com o piloto da Juncos tendo sua asa dianteira danificada.
Após essa primeira volta movimentada e sem bandeira amarela, a corrida amornou um bocado. Veach conseguia de um a dois décimos por volta de Serralles, que segurava Hargrove e Blackstock atrás de si. Mais atrás, os carros da SPM vinham separados por um segundo entre si, com Negrão, o último da fila dos SPM, segurando Rosenqvist e Dean Stoneman atrás de si.
Blackstock na "grama". |
Ação maior se via no último pelotão. De Melo, com sua asa quebrada, vinha virando cerca de um segundo mais lento que os pilotos que estavam a sua frente, e num circuito de difícil utrapassagem de Melo segurava uma penca de pilotos atrás de si: Juan Piedrahita, Ed Jones, Scott Anderson, Neil Alberico e Dalton Kellett. Ainda na volta quatro, Piedrahita consegue passar de Melo e na volta onde foi a vez de Jones passar o canadense. Na volta seguinte, Scott Anderson também ultrapassou de Melo, mas errou na curva um e caiu para o penúltimo lugar, a frente apenas de Kellet.
A corrida se seguiu nesse ritmo até a volta 14 de 30 totais, quando Shelby Blackstock passeou por um bom tempo pela grama e caiu para o último lugar. Entretanto, esse último lugar durou apenas algum tempo, pois aconteceu a melhor cena de todos os tempos.
Kellett perdidasso. |
Na volta 22, tudo seguia como de costume, com Kelett em último lugar. Até que o piloto, ao invés de virar para a direita novamente na curva sete, ele vira para esquerda PORQUE ESQUECEU QUE ALQUEA ERA A CURVA SETE. ELE PENSOU QUE ERA A CURVA CINCO. O canadense passa os próximos dois minutos tentando rearrumar o seu carro na área de escape, perdendo uma volta e o resto de sua dignidade.
Quase não citei os carros lá da frente porque não aconteceu muita coisa entre os ponteiros. Se estava difícil ultrapassar o carro com meio bico de de Melo, imagine ultrapassar um carro inteiro e funcionando perfeitamente bem. Quando parecia que a corrida ia terminar com uma vitória e a volta por cima de Zach Veach, após ficar sem correr em 2015, o azar do pequeno hobbit voltou a aparecer.
Veach quase parando na pista. |
Na volta 25, Veach tinha quase dois segundos e meio de vantagem para Serralles e Hargrove, quando seu carro começa a ficar lento por um problema elétrico, que impedia que o americano usasse a quinta e sexta marcha de seu carro. Com isso, Veach passou a se arrastar pela pista, e via sua vitória ir para o ralo, como em Milwaukee 2013.
Felix Serralles assumia a ponta e como Hargrove demorou um bocado de tempo para ultrapassar o carro avariado de Veach, abriu distância segura para vencer a prova! Hargrove passa em segundo, com Kaiser em terceiro, Urrutia em quarto, Enerson em quinto e André Negrão estreando em sexto.
Pódio e resultados da corrida 1. |
Indy Lights Grand Prix of St. Petersburg presented by Lucas School of Racing 2
Nunca realizei o tanto de guindastes que tinha em St. Petersburg. |
Largada ok, curva um ok, curva dois também, curva três tranquila, na curva quatro que aconteceu o acidente. Rosenqvist pulou bem na largada, puxou também Kaiser que passou Veach e assumiu o segundo posto; pelo quarto lugar, Negrão conseguiu passar Serralles na curva um, mas foi re-ultrapassado na curva quatro; na briga pela sexta posição, Scott Hargrove tinha passado Shelby Blackstock na curva dois, e quando o piloto da Andretti tentou retomar na curva seguinte, foi muito otimista e bateu no carro amarelo de Hargrove. RC Enerson, que estava pouco atrás, não conseguiu desviar do carro de Hargrove e bateu em "T". Os três envolvidos conseguem arrumar seus carros, mas todos voltam uma volta atrás do pelotão principal.
Lights com inveja da Indycar. |
Com um bom trecho em bandeira verde, logo os carros começaram a se separar um do outro. Rosenqvist conseguia abrir cerca de quatro décimos de Kaiser, que se mantinha de um a dos segundos a frente de Veach, que se mantinha de dois a três segundos de Serralles e "Negráu". E não houve mais ação nesse pelotão até a bandeira quadriculada.
De Melo tão lento que estavam mostrando a bandeira azul pra ele. |
Na volta nove, Jones finalmente consegue passar de Melo. Na volta seguinte, o piloto da SPM para seu carro na área de escape da curva oito porque ele DESLIGOU ACIDENTALMENTE SEU CARRO. Ele abandona a corrida alí, vergonhosamente. Na volta quinze, o dano no carro de Urrutia aumenta e o uruguaio leva bandeira preta, tendo de arrumar seu carro nos boxes e perdendo uma volta também.
Kellett rodando sozinho. |
Jones até conseguiu se aproximar de Negrão e brigar por um lugar no top 5, principalmente por causa da dificuldade do brasileiro passar os retardatários a sua frente, mas Jones roda sozinho na volta 31 e voltou na sétima posição.
Na penúltima volta, a única briga por posições que se manteve até o fim também acabou. Anderson, Enerson e Alberico brigavam pela nona posição, até que Anderson fecha a porta de Enerson na curva quatro e Alberico atropela o gordinho americano, acabando com sua corrida.
Sim, não houve bandeira amarela pra esse lance tranquilo. |
Pódio e resultados da corrida 2. |
Com esses resultados, Serralles começou o campeonato como líder, um ponto a frente de Kaiser e dois pontos a frente de Rosenqvist. Negrão vem empatado em pontos com Hargrove, mas como o canadense teve uma posição melhor que o brasileiro, ele está em quarto e Negrão em quinto.
A próxima prova acontece no dia 2 de abril, no oval de Phoenix.
A próxima prova acontece no dia 2 de abril, no oval de Phoenix.
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