Mais três pilotos asseguram suas vagas para o campeonato da USF2000 desse ano. Ayla Ågren muda para a John Cummiskey Racing, Sam Chastain funda uma equipe e James Munro entra na Team Pelfrey.
Como são três notícias, dividimos elas em três:
Ayla Ågren entra para a John Cummiskey Racing
Anunciado anteontem (3 de fevereiro), a equipe de John Cummiskey contratou a norueguesa para o carro #33 da equipe nesse ano. A norueguesa seguirá para sua segunda temporada na categoria, e a JC Racing também. Mas as coincidências meio que param por aí.
A estreia de Ayla na USF2000 era um bocado aguardada. A moça foi campeã da F-1600 em 2014 pela Team Pelfrey e, estreou na categoria junto com a Team Pelfrey, que trazia outros três pilotos que disputaram junto com ela a F-1600. Em 2015, entretanto, a moça não mostrava tanto ritmo de corrida quanto seus companheiros e a moça não conseguiu nenhum top 5 em um grid com 13 caros, apesar de se mostrar habilidosa em voltas rápidas e em ultrapassagens. Isso queimou um pouco o filme dela, mas como mulheres quase sempre tem uma ou mais segundas chances, a moça tem nova chance de mostrar serviço... ou não.
Ela será companheira do brasileiro Lucas Kohl no ano que vem, na equipe que que terminou o ano passado em terceiro lugar geral e cinco pódios sim, é bastante, tendo em vista que apenas quatro equipes colocaram pilotos entre os três primeiros colocados).
Sam Chastain corre em equipe "própria" em 2016
Chastain na F-1600, em 2014. |
Teremos uma segunda equipe familiar na USF2000. A Chastain Motorsports é a mesma equipe que apareceu na IRL com o carro azul-calcinha de 96 a 98 e se classificou para a Indy 500 de 2007 depois de quase dez anos sem correr. Em 2008, Tom Chastain migrou para os karts para apoiar o filho, Sam Chastain decidiu entrar para o mundo das corridas.
Cinco anos depois, em 2013, ele migra para os monopostos correndo na F-1600 e, em 2015, comprou um lote de chassis da JDC Motorsports para correr na F-2000 Pacífico.
Nesse ano, Sam pretendia correr na USF2000, então seu pai, Tom Chastain, migrou junto e fundou uma equipe na categoria para o filho. O anúncio foi feito dia 30 de janeiro.
Parece uma história de filho mimado e pai babão, e talvez seja, mas existem dois poréns. O primeiro é que o pai, Tom, tomou gosto novamente em ser chefe de equipe, e pretende alinhar pelo menos mais um carro na USF2000, como fez na F-1600 no ano passado. O outro porém é que o filho, Sam, não é mau piloto, conseguiu alguns resultados expressivos, principalmente na F-2000.
Quem sabe, no fim das contas, saia algo de bom nessa equipe?
James Munro acerta sua estreia nos EUA pela Team Pelfrey
Essa é a notícia que mais me preocupa. A equipe preta e amarela anunciou nessa quinta-feira seu quarto piloto para pilotar na USF2000 esse ano, e ele é neo-zelandês.
James tem 19 anos e já estava naquela fase da carreira onde já não se acha apoio para prosseguir e vai fazendo o que pode para continuar correndo. Começou promissor como campeão da F-Ford Nova Zelândia e da Formula Masters China (dois campeonatos que eu não sabia da existência) em 2013 e 2014, respectivamente.
Mas em 2015, sua carreira não andou. correu de monopostos e Endurance, não terminando nenhum dos campeonatos que iniciou (com exceção do Toyota Racing Series, que tem um mês só). 2016 caminhava para o mesmo caminho, mas então veio o acordo com Nigel Tuckey e o acerto para compor a quarta (e, ao que tudo indica, última) vaga da equipe na USF2000.
Isso é ruim porque havia um brasileiro correndo atrás dessa vaga. Felipe Ortiz chegou a testar e conhecer a equipe, foi algumas vezes para os EUA, mas agora é só esperar por novidades.
Hahaha, "azul-calcinha", gostei dessa!
ResponderExcluirUm abraço!
Karl