Mais um piloto erradicado do automobilismo europeu chega à Indy Lights. O britânico assina na surdina com a Andretti para um surpreendente terceiro carro da equipe nesse ano.
Foi anunciado anteontem (24 de fevereiro) o acordo entre Dean Stoneman e Michael Andretti para que o britânico de 25 anos pilote o terceiro carro da equipe na principal categoria de acesso à Indy.
Stoneman pautou toda sua carreira em categorias europeias para entrar na Fórmula 1 e, em 2010, cegou a correr em um carro da Williams como prêmio por ser campeão da Fórmula 2 daquele ano.
Mas os tigres vem à noite. No fim daquele ano, Stoneman recebia o diagnóstico de câncer, e ainda no testículo! O piloto consegue se recuperar do câncer, o piloto volta às pistas e retoma sua carreira com um vice-campeonato da GP3 no ano retrasado.
Em 2015, Stoneman correu o ano todo da World Series by Renault e algumas provas na GP2, mas sem grande brilho, mesmo correndo pela DAMS e pela Carlin, respectivamente. Ficando sem vagas para correr na World Series ou avançar rumo à GP2 ou F-1, optou por atravessar o Atlântico e ir rumo à Indy Lights.
Foi tão repentino que o piloto ainda nem está no site da Andretti. |
O acordo entre Andretti e Stoneman pegou o mundo da Indy de surpresa por dois motivos:
Stoneman e Indy Lights não combinavam muito. Ele estava razoavelmente bem cotado para subir a principal categoria de monopostos da Europa em um futuro não muito longe e não demonstrava grande interesse de mudar de rumos.
Segundo que a Andretti parecia ter tudo definido para essa ano, sem Stoneman nos planos. A equipe que foi um dos símbolos de muitos carros na Indy tinha a estranha tradição de colocar sempre dois carros em qualquer uma das categorias de base que participava. Quando ela anunciou a renovação de Shelby Blackstock para seu terceiro ano na categoria e a subida de Dalton Kellett (argh...) da Pro Mazda, todos imaginaram que a Andretti já estava definida, mas três semanas antes de começar a temporada surge do nada Dean Stoneman.
Lembrando que hoje está rolando os testes em Phoenix, o último em oval antes do início da temporada com rodada dupla em St. Petersburg, nos dias 12 e 13 de março.
Esse carro da lights é um dos mais bonitos !
ResponderExcluirAss:Eric
Bem, é um sinal de que a indy e suas categorias de acesso são ainda atrativas. Que surjam mais novidades inesperadas como essa.
ResponderExcluirBem, é um sinal de que a indy e suas categorias de acesso são ainda atrativas. Que surjam mais novidades inesperadas como essa.
ResponderExcluir