Renovações, novas caras e até novas equipes, essa é a nova fase da USF2000 saindo da escassez de pilotos de 2015 para, ao que parece, um grid mais cheio esse ano.
Pabst já se montou para 2016 com Yufeng e Richards
Na equipe, permanece Luo Yufeng. O chinês de apenas 17 anos permanece na equipe em que estreou, no ano passado, e não fez feio conseguindo três top 5 em corridas que eram dominadas pelos três pilotos mais experientes do grid. Além disso, ganhou o SCCA Runoffs, prestigiado torneio da Sports Car and Club America. As poucas palavras que o piloto disse no pres release foram: "Em minha segunda temporada na Pabst Racing, pretendo ganhar o campeonato." Tá bom então.
E o novo contratado da Pabst é Garth Rickards. O americano de 23 anos foi um dos três pilotos que correram na F-1600 em 2014 e subiram junto com o novo time da Team Pelfrey na USF2000 em 2015 e terminou o ano naquele bolo de pilotos entre o quinto e o décimo primeiro lugar, que estavam separados por menos de 20 pontos.
É uma dupla bastante promissora para a Pabst esse ano, pois são dois pilotos jovens mas com experiência e muito a provas na categoria, já que no ano passado não passaram do meio do grid.
A única pena que tenho na Pabst é Jake Eidson ter ficado de fora. Ele é um piloto MUITO, MUITO BOM mas tá ficando fora por patrocínio, que nem o Victor Franzoni. Abaixo tem um vídeo que ele fez da temporada passada na Pabst, incluindo a chegada de suas três vitórias e uma sequências de fotos no fim, que faz pensar até que Jake Eidson morreu:
RJB Motorsports estreia e mostra sua dupla de pilotos.
Ao contrário da Pabst que apostou em pilotos com alguma experiência, a equipe com a imagem de um porco em seu carro aposta em pilotos que estrearam a pouquíssimo tempo nos monopostos.
O primeiro a ser confirmado foi o menos badalado Clint McMahan. Ele disputou a SCCA F-600 pela própria RJB no ano passado e, ao ganhar o F-600 Challenge, conseguiu um chassi Van Diemen apto para disputar a USF2000. Ele utilizou esse chassi correndo a etapa final do campeonato, em Laguna Seca, e tanto ele como o dono de sua equipe se animaram, compraram chasis da antiga equipe Belardi e se transferiram para a categoria.
Para disputar de forma mais sólida o campeonato, nada melhor do que alinhar uma dupla de pilotos e, para ficar junto do desconhecido McMahan, vem o badalado Michai Stephens. O sósia do Tony Kanaan correu a Skip Barber Summer series por dois anos seguidos, os únicos de sua carreira, e o desempenho do piloto de 23 anos chamou tanta atenção que ele foi um dos dois representantes americanos no F-Ford Festival do ano passado, ao lado de Aaron Telitz.
Equipe novata com pilotos novatos, ela não é a única esse ano.
Eric Filgueiras estreia pela Spencer Racing.
Não é o filho da Lotus. |
Acho que o prêmio de equipe prematura vai para a Spencer Racing. A equipe de dourado e preto surgiu em março do ano passado, quando disputou a F2000 Pacífico com o próprio Eric Filgueiras, que debutava no automobilismo de monopostos.
Nesse campeonato eles não conquistaram uma vitória sequer, mas conseguiram três pódios e estar sempre entre os dez primeiros, o que rendeu a Filgueiras o vice-campeonato (tá certo que apenas sete pilotos fizeram a temporada completa da F2000 Pacífico, mas é algo interessante um vice-campeonato).
Para o próximo passo, a equipe decide usar seus chassis Van Diemen na USF2000 e no Road to Indy,na esperança de Figueiras subir ainda mais. Jim Spencer, o dono da Spencer Racing (aliás, tive que ir no site oficial da equipe que, pelo jeito, foi feito nos anos 90, para achar o dono da equipe) vai ter o apoio tecnológico da KV Racing.
Bem, Filgueiras mostra-se ser um piloto bom e regular, bem parecido com o campeão do ano passado, Nico Jamin. Já a Spencer Racing parece existir por função de Filgueiras, já que até no press release apenas Filgueiras se pronuncia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário